Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sábado, 27 de dezembro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 195 – 25 a 31 de dezembro de 2008

Cultos – Primeiro Domingo Após Natal
Tema: Salvação e condenação – Natal tem dois caminhos opostos!
Textos Bíblicos: Sl 111; Is 45.22-25; Cl 3.12-17; Lc 2.25-40.
Mensagem: Natal e Fim de Ano têm tragédias: nas estradas, nos excessos das festas, nas brigas familiares. Nos EUA um homem vestido de papai-noel matou a família e uma dezena de pessoas. Mas os jornais esquecem de falar da maior de todas as tragédias do Natal, anunciada por Simeão: “Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel” (Lucas 2.34). Natal é esta contrariedade, do Deus santo que vem em meio ao pecado. Salvação e condenação, fé e descrença, justiça e injustiça, vida e morte... Mas, se não houvesse esta contradição, não haveria necessidade do Salvador – também para mim! (pastor Marcos)
Aniversariantes – 25 a 31 de Dezembro de 2008:
25-Carin Ritter; Catia Ritter; Wilibaldo Figur; 26-Thais Bruno; Angela Muller; Anderson Soares; Jonatas Vorpagel; 27-Roseli Roos; Deviane Gomes; Roberta Santos; 28-Moises Rieth; Rogério Dreyer; 29-Rosa Roese; Eliane Zitzke; Ricardo Feltes; Elaene Hoppen; Fabio Hartmann; 30-Nelsi Blauth; Lorena Dieter; Flavio Menuzzi; Daniela Weber; Gustavo Dreyer; 31-Isabel Blauth; Elisabete Silva; Delmar Dietrich; Osaira Pospichil.
Lembretes
PROFISSÃO DE FÉ – São recebidos por Profissão de Fé no culto deste 27 de dezembro: (1) Maurício Dias dos Santos, (2) Daniel Henrique Klein, (3) Carolina Lopes, (4) Miriam Regina Juchem, (5) Paulo César Andrade da Silva, (6) João Vladimir Silva de Sá, (7) Dênis José Dapper Cunha e (8) Selis Franke. A partir de março começa a instrução de novas turmas, com duas opções de horário: terças, 20h ou sábados, 20h.
DIACONIA – Intensivo da Diaconia em Educação Cristã no Seminário Concórdia Matrícula: 05/11 das 9 às 11 horas. Início das aulas: 05 de janeiro, 13h30. Término das aulas: 14 de janeiro, 11h30. Mais detalhes com pastor Ezequiel.
SEMINÁRIO CONCÓRDIA – As congregações da IELB são convidadas para uma oferta especial com o objetivo de custear a reforma da rede elétrica do campus em torno de R$ 200 mil. Cada família pode pegar um envelope e fazer a sua oferta de acordo com suas possibilidades.
DIRETORIA – Diante da indefinição de candidatos para a eleição de presidente, tesoureiro e vice-secretário da congregação São Paulo, ficou decidido na última Assembléia a permanência da atual diretoria até a próxima Assembléia para o mês de março de 2009.
JESUS REDENTOR – Na Assembléia da “Jesus Redentor”, 06/12/08, foi eleita a seguinte diretoria: presidente Valdir Buss, vice Nestor Bunkoswki, secretária Norma Kauffmann, vice Neli Barbosa, tesoureira Ivone Saraiva, vice Paulo Zitzke.
CULTOS – Nos meses de janeiro e fevereiro, os cultos na “São Paulo” são realizados às quintas, 20h, e domingos, 9h. Na “Jesus Redentor” aos sábados, 19h, e no Mundo Novo, domingo, 10h30.
ENVELOPES – Os envelopes de Oferta/2009 serão entregues a partir da 2ª quinzena de janeiro.
CULTOS NO LITORAL: Capão da Canoa - Rua Nova Bassano, 890, (51) 3625-3153, Sábados, 20h e Domingos, 9h. Quintão - (51) 3684-4655, Quintas, 18h. Tramandaí - R. Hidelbrando Pinheiro Veloso, 244 (51) 3684-4655, Domingos, 9h e Terças, 20h30. Xangri-lá - Xangri-lá Praia Clube (XPC) (51) 3625-3153 1º e 3º Domingos, 20h30. Outras praias no site da IELB: www.ielb.org.br.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 194 – 18 a 24 de dezembro de 2008

Cultos – Quarto Domingo no Advento
Tema: “Jesus – o melhor presente”.
Mensagem: O que você gostaria de receber neste Natal? Sim, o que traria felicidade a você e sua família? No ano de 2008, a nossa igreja teve como tema: Cristo Para Todos. O destaque foi: Abençoados com a presença de Deus. A ênfase da temática foi: A FAMÍILIA. O que deixaria a sua família feliz? Com certeza Jesus, o melhor presente. As pessoas que o receberam tiveram suas vidas transformadas. "Foram feitas filhos de Deus" João 1.12. As famílias que o acolheram foram muito felizes, pois receberam perdão, a certeza da salvação e da vida eterna. Vamos nós também acolher o melhor presente, JESUS. (pastor Figur)
Aniversariantes – 18 a 24 de Dezembro de 2008
18-Éricson Silva; Igor Cervelin; Daniel Roese; Maira Santos; Vitória Seibert; Paulo Sulzbach; Leandro Cervelin; Ângelo Hoffmeister; 19-Dirceu Kohn; Roseli Trasel; Elsa Mosmann; Martin Tessmer; 20-Paulo Dieter; Ada Ambulie; Maciel Monaco; Luciane Soares; Emilia Glasenapp; 21-Elfrida Costa; Ivone Eisinger; Claudete Compagnoni; 22-Maira Mauhs; Harrieth Blauth; 23-Nelsi Bauer; Monica Haag; Marciele Esspich; Wanderson Schwantes; 24-Schaiane Zitzke; Marcelo Furtado.
Lembretes
BATISMO – Foi batizada no último dia 14 de dezembro, Manuela Louize Hoppen, filha de Enio e Elaene Ines. Nasceu em 27/02/2008. Padrinhos: Elio e Elci Hoppen, Guilherme Niderlei e Roseli Lenz.
ASSEMBLÉIA – Neste 21 de dezembro, junto com o culto, acontece a Assembléia da Comunidade São Paulo com a seguinte ordem do dia: eleições para presidente, tesoureiro e vice-secretário da congregação, relatórios e aprovação do calendário 2009.
DIACONIA – Intensivo da Diaconia em Educação Cristã no Seminário Concórdia Matrícula: 05/11 das 9 às 11 horas. Início das aulas: 05 de janeiro, 13h30. Término das aulas: 14 de janeiro, 11h30. Mais detalhes com pastor Ezequiel.
LUZ para o Seminário Concórdia – As congregações da IELB são convidadas para uma oferta especial com o objetivo de custear a reforma da rede elétrica do campus em torno de R$ 200 mil. Cada família pode pegar um envelope e fazer a sua oferta de acordo com suas possibilidades.
EDUCAÇÃO INFANTIL - O SESC abre inscrições para sorteio de vagas gratuitas na Educação Infantil, turno integral, para crianças entre 2 a 3 anos, que os pais tenham renda familiar de até três salários mínimos. A inscrição deve ser efetuada junto ao SESC NH até 18 de Dezembro. Informações pelo telefone 3593-6700.
COROA DE ADVENTO – Na Coroa de Advento acende-se neste culto a 4ª Vela: a Vela dos Anjos. Os anjos de Deus desempenharam papel importante no Advento de Jesus, ao proclamarem as boas novas da salvação. No dia derradeiro quando vier o Senhor Jesus na sua majestade, todos os anjos virão com ele (Mateus 25.31). Este é o Advento final, que aguardamos com todos aqueles que se alegraram no primeiro Advento do Salvador.

Artigo - Mensagem dos sapatos

O mundo assistiu Bush entrando “de sola” no Iraque e agora o vê saindo às “sapatadas”. Para nós, ocidentais, que entramos e saímos sem tirar os calçados, uma “sapatada” não diz grande coisa. Mas para aquela gente das terras bíblicas, a sola do sapato representa o lugar da imundícia. Não foi por nada que Jesus recomendou seus discípulos sacudirem o pó das sandálias quando saíssem de um lugar que tivesse rejeitado a boa notícia dos céus (Mateus 10.14). Bush rejeitou o bom senso e deixa para trás as truculentas pisadas dos seus soldados. Mas ele insiste em dizer: "É necessário para a segurança dos EUA, para a esperança iraquiana e para a paz mundial".
“Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado” (Êxodo 3.5), precisou ouvir um Moisés que deixou marcas de sangue no Egito e fugiu. Fazia 40 anos que tinha matado um egípcio para dar segurança aos seus patrícios. Seguiu o caminho da guerra em busca da paz, e deu no que deu. Agora precisava “tirar as sandálias” para atravessar o deserto e subir o monte. Pois a história antiga e a recente confirma isto, que é melhor tirar os sapatos antes que os atirem em nós. E o único jeito é agachando-se. Coisa complicada quando existe um rei na barriga. Por isto, se não conseguimos mais inclinar-nos, outros precisam fazer isto em nosso lugar. Para o Simão Pedro, que corta orelhas de soldados para proteger o Príncipe da paz, é ele mesmo, o Mestre que desamarra as sandálias do aluno e diz: “Se eu não lavar os teus pés você não será mais meu discípulo” (João 13.8).
Este é um princípio amplamente defendido nestes tempos com sofisticados sapatos anatômicos, de justificar as conquistas pisando nos outros. Com palmilhas confortáveis, estamos insensíveis à dura realidade dos que vivem no chão da miséria. É a antiga filosofia hedonista com sola recauchutada – do culto ao prazer egoísta – que enche o armário de calçados que nunca vai usar enquanto o próximo anda descalço. Por isto o alerta já naquela época: Não se conformem com este mundo secular (Romanos 12.2). Mais adiante o apóstolo aponta para um caminho sem tapetes vermelhos: Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio! Não paguem a ninguém o mal com o mal... (Romanos 12.16,17).
Pois nesta época do ano quando gastamos a sola dos sapatos adoidadamente atrás das compras, seria bom relaxar por alguns instantes, tirar o calçado e colocar os pés no chão. E assim, quem sabe, descobrir que se há tantos pés que se apressam para fazer o mal (Provérbios 6.18), ainda existem pés formosos, pés que anunciam coisas boas (Romanos 10.15), que calçam a prontidão para anunciar e viver o Evangelho (Efésios 6.15). O que não deixa de ser uma santa terapia, porque se Natal é aquele que disse “eu sou o Caminho”, só mesmo tirando os sapatos, ter os pés no chão, e assim descarregar o estresse da fútil correria.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 18 de dezembro de 2008

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 193 – 11 a 17 de dezembro de 2008

Cultos – Terceiro Domingo no Advento
Tema: Natal nos deixa sem saber o que pensar...
Textos Bíblicos: Lc 1.46b-55; Is 61.1-3, 10-11; 1Ts 5.16-24; Lc 1.26-38.
Mensagem: Quando Maria recebeu a promessa do anjo Gabriel, de que seria a mãe do Salvador, ela “ficou sem saber o que pensar”, conforme relata o Evangelho. Tal reação diante da mensagem do Natal é natural na vida de todos nós, quando ouvimos as promessas de Deus. Ao Deus nos falar que temos um Salvador, isto é, “de que Jesus será rei para sempre e o Reino dele nunca acabará”, entramos em parafuso. Afinal, Natal é uma história bem diferente da realidade que tanto já nos acostumamos. Mas é aí que começa o milagre do Natal, porque “para Deus tudo é possível”. (pastor Marcos)
Aniversariantes – 11 a 17 de Dezembro de 2008:
11-Maria Lindol; Henrique Dieter; Karolina Dietrich; Lia Schwartzhaupt; 12-Regis Silva; Karina Werb; Helio Wingert; Thiago Molder; Wagner Kunrath; 13-Carla Lauffer; Edjana Saraiva; Caroline Schmitt; 14-Clelio Konrath; Micael Albrecht; Andréa Menuzzi; Fátima Bertoletti; Matheus Scheffler; 15-Tiago Roos; Iara Albrecht; Nelsi Eisinger; Mara Dietrich; Eliana Bobsin; Roger Becker; Cassio Molder; Tânia Gonzaga; 16-Luiz Martin; Rejane Dreyer; Rosangela Guedes; 17-Arina Blum; Jacir Muller; Isolde Hack.
Lembretes
BATISMO – Lavínia Manoela Schmidt, em 13 de dezembro de 2008, filha de Igor e Jaqueline. Nasceu em 04/06/2008. Padrinhos: Gilberto e Solange Cardoso, Fabiano e Daniela Schmidt.
PACOTINHOS – Para aqueles que puderem ajudar na compra dos pacotinhos de NATAL para o centro e bairros, as doações podem ser feitas na Secretaria ou com a Geovana Schmidt.
ASSEMBLÉIA – No dia 21 de dezembro, junto com o culto, acontece a Assembléia da Comunidade São Paulo com a seguinte ordem do dia: eleições para presidente, tesoureiro e vice-secretário da congregação, relatórios e aprovação do calendário 2009.
DIACONIA – Intensivo da Diaconia em Educação Cristã no Seminário Concórdia Matrícula: 05/11 das 9 às 11 horas. Início das aulas: 05 de janeiro, 13h30. Término das aulas: 14 de janeiro, 11h30. Mais detalhes com pastor Ezequiel.
LUZ para o Seminário Concórdia – As congregações da IELB são convidadas para uma oferta especial com o objetivo de custear a reforma da rede elétrica do campus em torno de R$ 200 mil. Cada família pode pegar um envelope e fazer a sua oferta de acordo com suas possibilidades.
EDUCAÇÃO INFANTIL - O SESC abre inscrições para sorteio de vagas gratuitas na Educação Infantil, turno integral, para crianças entre 2 a 3 anos, que os pais tenham renda familiar de até três salários mínimos. A inscrição deve ser efetuada junto ao SESC NH até 18 de Dezembro. Informações pelo telefone 3593-6700.
Na Coroa de Advento acende-se neste culto a 3ª vela, a Vela dos Pastores. Aproxima-se a festa da vinda do Salvador. Neste Domingo lembramos aqueles humildes pastores nas campinas de Belém. Devemos estar preparados para receber o Senhor Jesus, igual aos pastores quando disseram uns aos outros: “Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer!”.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Artigo - O Sol do Natal

Os catarinenses necessitam de consolo no sentido literal da palavra. Consolo vem do latim cum + solis que significa “com sol”. No lugar da chuva, do céu nublado, é o brilho do Sol que eles mais precisam. Na verdade, o consolo sempre vem de cima, de alguém ou de alguma coisa que tem o poder de ajudar. Por isto a solidariedade, isto é, a ação de solidar, de oferecer solo para os que perderam o chão em todos os sentidos. A única solução – arrisco dizer que solução significa “ação do Sol” – aos catarinenses flagelados é o cum solis.
Cedo ou tarde, todos precisam de consolo. Nuvens pesadas e chuvas torrenciais são a coisa mais certa. Ninguém escapa! Diante desta certeza, a pergunta: temos um plano de emergência, uma “defesa civil” em estado de alerta? Parece que este foi o problema lá em Santa Catarina. A maioria não conhecia o chão onde pisava, nem estava preparada para a catástrofe. Percebe-se que o consolo eficaz é aquele que está à disposição igual aos botes salva-vidas num navio. Interessante dizer que o nome “Noé” vem da mesma raiz na língua hebraica do Antigo Testamento para “consolo” (Gênesis 5.29). Conhecemos a história deste pregador que prenunciou o Dilúvio por 120 anos e construiu um grande navio para salvar. O registro bíblico diz que a maioria zombou de Noé chamando-o de louco. Até hoje esta história é tida como um mito. Conclui-se com isto que sem fé o consolo perde a eficácia de resgatar.
Outro episódio marcante na Bíblia que fala de consolo é a escravidão do povo de Judá na Babilônia. Pode parecer assustador, mas os judeus foram avisados da tragédia. Bem antes do flagelo quando perderam pátria e liberdade, o profeta anunciou: “O Senhor, nosso Deus diz: Consolem, consolem o meu povo” (Isaías 40.1). Tais palavras divinas foram uma previsão meteorológica alertando: preparem-se para o temporal que se arma no horizonte, mas eu estou aqui e não os abandonarei. Isto aconteceu uns 600 anos antes de Cristo, e parecido com a história de Noé, a maioria do povo duvidou e rejeitou o consolo.
João Batista foi outro pregador do consolo: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto” (Mateus 3.1). O evangelista lembra que “a respeito de João o profeta Isaías tinha escrito o seguinte: Alguém está gritando no deserto: Preparem o caminho para o Senhor passar!” Tais palavras vêm logo após o “consolem, consolem o meu povo”. Por isto João Batista é o famoso personagem do Advento – este período cristão que orienta para a verdadeira celebração do Natal.
Lembro tudo isto para perguntar: onde está o consolo neste Natal que vem chegando? Compras, presentes, festas – isto parece ser a salvação de vidas encobertas sob coisas, vidas sem sol. Aliás, os cristãos escolheram o 25 de dezembro – dia quando os gregos antigos lembravam o nascimento do deus-Sol – exatamente para alertar que coisas e criaturas jamais poderão consolar.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 11 de dezembro de 2008

Artigo - Desaprender

Assisti no Fantástico o caso do pai de uma aluna de 12 anos que protestou com a forma da orientação sexual. Espantou-se com os comentários da filha sobre um pênis de borracha usado na sala de aula durante a explicação da professora sobre métodos contraceptivos. "Ela ficou bastante chocada, achou esquisito. Ela conta inclusive que na sala de aula houve muita brincadeira indecente e gozação com aquele objeto”, disse o pai à reportagem.
Parabéns a este pai do interior de São Paulo, também professor, que entrou com uma representação no Ministério Público contra a Secretaria Estadual da Educação. Teve coragem em dizer “não” às imposições do Ministério da Saúde que obrigam nossos filhos a entender do jeito deles a sexualidade. Tenho uma filha de 12 anos, e não quero que ela veja um pênis de borracha ereto numa sala de aula. Minha “pré-ocupação” não é com a gravidez precoce, mas com aquilo que é gerado na mente e no coração dela. Desta forma, assim como as escolas públicas não têm o direito de impor uma específica religião aos alunos, elas também não têm licença com respeito à orientação sexual dos nossos filhos. No entanto, estamos sob uma ditadura. O Fantástico mostrou isto. A dirigente regional de ensino, a diretora do Programa Nacional contra as doenças sexuais, e o promotor da Infância e Juventude foram unânimes em dizer que este pai está errado. Mas o pai pedagogo, no final, disse tudo: “Não podemos dar uma carta de motorista para um menino de 12 anos, assim como não podemos incentivar uma criança de 10 a 15 anos a ter uma relação sexual. A relação sexual tem que ser explicada que é dentro de um contexto de compromisso mútuo”.
Neste mesmo Domingo ouvi uma palestra do Osvino Toiller num encontro de casais, e entre tantas coisas sábias, o professor disse algo que me chamou atenção: “Hoje precisamos mais desaprender do que aprender”. Não é possível nem salutar tapar os olhos, ouvidos e mente para tudo o que se ensina por aí. Então, o único jeito é desaprender. É usar “camisinha” no coração. Uma proteção essencial, sobretudo contra esta forma doentia que contamina a vida dos jovens e da sociedade, e que gera tanta desarmonia na família. Por isto a recomendação bíblica: “É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a própria natureza dele e que se mostra em vida verdadeira” (Efésios 4.23,24).
Não sou contra campanhas sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. No entanto, o problema é a didática. Também não posso obrigar ninguém a aceitar meus princípios religiosos e morais. Mas creio que tem muita gente que pensa como eu penso. No Fantástico, 40% dos telespectadores telefonaram que concordavam com o pai. É isto que o governo e as escolas precisam compreender: nós, pai e mãe, temos o direito de saber o quê e como estão ensinando os nossos filhos. Mesmo que sejamos a minoria!
Marcos Schmidt
Jornal NH de 4 de dezembro de 2008

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Semanal - Ano 4, nº 191 – 27 de novembro a 3 de dezembro de 2008

Cultos - Primeiro Domingo no Advento
Tema: Singulares, acompanhados por Deus.
Textos Bíblicos: Sl 80.1-7; Is 64.1-9; 1Co 1.3-9; Mc 13.24-37.
Hinário Luterano: 572, 14, 11, 393, 259.
Mensagem: A IELB, no seu novo lema para 2009, quer dar ênfase às singularidades. Estas pessoas também são acompanhadas por Deus. A Igreja quer ressaltar a importância da individualidade e também acolher as pessoas sozinhas: solteiros(as) viúvos(as), divorciados(as)....lembrando que Deus jamais deixará de estar ao lado delas. Nossa congregação quer fazer parte nesta tarefa. Somos convidados a participar, pois CRISTO É PARA TODOS. (pastor Figur)
Aniversariantes – 27 de Novembro a 03 de Dezembro de 2008:
27-Lari Dietrich; Kelly Wilbert; Cássio Mônaco; Magnison Matoso; Walter Krumenauer; 28-Ionara Karg; Gilberto Pereira; Larissa Claudino; Alecsandro Dutra; 29-Simone Hartmann; 30-Lucia Baum; Vilma Araújo; Marcio Simon; Lívia Cardoso; Eduardo Luguesi; 01-Maria Muller; Claudio Karg; Felipe Nerbas; Odete Pospichil; Giovane Bischoff; Manir Hugentobler; 02-Wilmar Klein; Poliana Muller; Marlene Teixeira; Nadir Diefenthaler; 03-Ironi Kichler; Charles Koch; Daniela Pospichil; Romulo Carracho; Paulo Schwartzhaupt; Gustavo Schwartzhaupt; Guilherme Schwartzhaupt.
Lembretes
Luz para o Seminário Concórdia – As congregações da IELB são convidadas para um oferta especial com o objetivo de custear a reforma da rede elétrica do campus em torno de R$ 200 mil. Cada família pode pegar um envelope e fazer a sua oferta de acordo com suas possibilidades.
ENSAIOS DE NATAL – Todas as terças, 19h, com as crianças, no Lar.
PROGRAMAS DE NATAL – No Centro de Cultura, dia 20/12 - 20h30, acontecerá o programa especial de Natal. E no dia 24/12, 20h30, uma programação menor de Véspera de Natal, esta na própria igreja da São Paulo. E no dia 25/12, cultos na São Paulo, 9h, e na Redentora, 19h. O programa de Natal na Redentora será no dia 21/12, às 20h30.
RETIRO DE CASAIS – Neste 30/11, uns trinta casais participam do último retiro do ano na AABB de NH. A palestra será desenvolvida por Osvino Toiller.
CORAL DO SEMINÁRIO – Neste 29/11, 20h, o Coral do Seminário Concórdia, regido pelo professor Raul Blum, se apresenta na Comunidade São Paulo, dando início ao roteiro de atividades em várias congregações do nosso estado. O local é na própria igreja.
JANTAR DE ADVENTO – No dia 6 de dezembro, sábado, 20h, o culto será no CESASPA, acompanhado de um jantar de confraternização. Cada família está convidada a trazer um prato de comida para uma grande mesa comum.
ASSEMBLÉIA – No dia 21 de dezembro, após o culto, acontece a Assembléia da Comunidade com eleição para presidente, tesoureiro e vice-secretário da congregação, relatórios e aprovação do calendário 2009.
“Coroa de Advento”: Conforme um antigo costume, os quatro domingos do Advento são representados por uma coroa de Advento com quatro velas. Cada uma dessas velas tem um significado especial. Hoje a 1ª vela, a Vela da Profecia, nos lembra a esperança dos antigos que profetizaram a vinda do Messias prometido por Deus desde os primórdios do mundo. A promessa se cumpriu, o Messias veio. Assim, com o advento, iniciamos a preparação para recebermos o Salvador em nossos corações.

Artigo – Palavrinha difícil

A palavra mais longa vem da Suécia: Sparvagsaktiebolagsskewsmutssjutareck-foreningspersonalbekladnadsmagasinsforradsforvaltaren. O que significa? “Cargo da pessoa que trabalha no depósito de fornecimento de uniformes ao pessoal do sindicato de limpadores de vias férreas”. E a palavra mais difícil vem do coração: “obrigado”. Não penso na pronuncia daqueles que soletram na frente do espelho e ali encontram a imagem de um deusinho. Refiro-me àqueles que têm a língua solta. Por isto, se o dia de Ação de Graças é para redimir-se daqueles outros quando se ficou com a língua presa, então tudo bem. Porque o perdão também existe para a ingratidão. E no lugar de dizer com o fariseu: “Senhor, eu te agradeço porque não sou igual às outras pessoas”, seguir na trilha do cobrador de impostos: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou um pecador” (Lucas 18.13). Bem lembrou Davi: “O que tu queres é um coração sincero... Então terás prazer em receber os sacrifícios certos” (Salmo 51.6,19).
Mas por que é difícil dizer “muito obrigado” àquele em quem vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.28)? Da boca para fora é a coisa mais fácil. A resposta é o nariz empinado. Ou como disse Moisés ao povo de Israel: “Tomem cuidado para não ficarem orgulhosos e esquecerem o Senhor, nosso Deus. Não pensem que foi com a sua própria força e com o seu trabalho que vocês conseguiram todas essas riquezas” (Deuteronômio 8.14,17). Jesus mesmo, ao ensinar pelo “pão nosso de cada dia”, alertou contra este deus entre as orelhas, fruto de uma indesculpável amnésia que faz do pão o patrão. “Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro” (Mateus 6.24), diz o Salvador ao coração cheio de cálculos – que sempre quer negociar com Deus.
Por isto a explicação de Lutero aos que oram o Pai Nosso: “Deus, em verdade, dá o pão de cada dia, mesmo sem a nossa prece, a todas as pessoas, também aos descrentes. Mas suplicamos nesta petição que nos faça reconhecê-lo e receber com agradecimento o pão de cada dia”. Este é um lembrete que deveria ser fixado à porta da geladeira junto com a oração: “Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti” (Provérbios 30.8,9). Uma oração bem diferente destas que andam por aí: Dá-me riquezas, Senhor, para nunca se esquecerem de mim.
Quem não depende de Deus não consegue dizer “obrigado”. Por isto “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”. Porque se sobrar um pouco ou bastante, o pão nosso vira “ meu”, fica pão dormido, e desgraçadamente não chega à boca dos que têm fome. No final, quem não agradece também não reparte. O começo de tudo, então, é aprender esta palavrinha difícil. E o único jeito é soletrando a “Palavra que se tornou um ser humano e morou entre nós (...) Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos” (João 1.14,16).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 27 de novembro de 2008

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Semanal - Ano 4, nº 190 - 20 a 26 de novembro de 2008

Cultos – Último Domingo do Ano da Igreja
Tema: Que tipo de gente nós precisamos ser?
Textos Bíblicos: Sl 100; Is 65.17-25; 2 Pe 3.3-13; Mt 25.1-13.
Mensagem: “Que tipo de gente nós precisamos ser?” A segunda Epístola de Pedro faz esta pergunta e responde: “A vida de vocês deve ser agradável a Deus e dedicada a ele!” Esta observação vem depois de ser lembrado de que o “Dia do Senhor” se aproxima, de que para o Senhor um “dia é como mil anos, e mil anos como um dia”, que “Jesus chegará como o ladrão”. Na parábola das Dez Moças, Jesus dá uma dica: não esqueçam de levar óleo de reserva. Por isto a insistência de Pedro: “Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. Que tipo de gente precisamos ser? Gente firme no conhecimento bíblico, na fé, e nas obras. (pastor Marcos)
Aniversariantes – 20 a 26 de Novembro de 2008:
20-Silvio Fleck; Fabio Rosa; Juarez Silva; Gabriela Mattos; Maristela Muller; Eduarda Souza; Morgana Stelter; Alecinda Sossmeier; 21-Calvin Ferrari; Rodrigo Koller; Andréia Bauer; 22-Vera Rohr; Jose Pereira; M.Vitória Figur; Leandro Kaiser; Ervaldo Hartmann; Caroline Schneider; 23-Marco Jung; Fabiana Silva; Marlene Kupske; Jilia Woecichoshi; Marisabel Lacerda; Marcus Reinheimer; Mônica Woecichoshi; 24-Elaine Lisot; Igor Schmidt; Noemi Stelter; Mayara Affonso; Clenir Mirandolli; Tatiana Mumbach; Marta Hugentobler; 25-Ivone Lino; Pedro Augustin; Tuguila Reinheimer; 26-Dirlei Marks; Tainara Rosa; Andréa Santos; Mariane Pereira.
Lembretes
Recado do Tesoureiro: “Vamos fazer valer o lema da nossa igreja "Cristo para todos", participando ativamente da programação oferecida em nossa comunidade, e mantendo nossas ofertas em dia a fim de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”. Obs: Saldo Negativo = R$ 17.143,90 (Milton Woecichoshi)
ENSAIOS DE NATAL – Todas as terças, 19h, com as crianças, no Lar.
PROGRAMAS DE NATAL – Centro de Cultura, 20/12, 20h30, e na Igreja, 24/12, 20h
DIA DA FAMÍLIA DO DISTRITO – 23/11 no Seminário de São Leopoldo. Culto às 9h, almoço, e integração esportiva à tarde. Não haverá culto na Comunidade São Paulo neste domingo, nem nos bairros. Ônibus à disposição - saída às 8h15 em frente à igreja.
RETIRO DE CASAIS – Data: 30/11. Saída em frente ao ginásio: 8h30. Palestra: Osvino Toiller. Custo total: 40 reais por casal. Inscrições na secretaria.
CALENDÁRIO 2009 – Agenda de 2009 – dia 26/11, 20h, na igreja. Todos convidados!
CORAL DO SEMINÁRIO – 29/11, 20h – na Comunidade São Paulo.
JANTAR DE ADVENTO – 6 de dezembro, sábado, 20h. O culto será no CESASPA, junto com um jantar. Cada pessoa está convidada a levar um prato de comida.
ASSEMBLÉIA – Eleição do presidente, tesoureiro e vice-secretário da Comunidade. Dia 21 de dezembro, domingo, após o culto.

Artigo - Racismo

Além de ser chamado de “macaco” dentro do avião, o músico Dudu Nobre diz que sofreu agressão física e o caso foi parar na polícia. A acusação de discriminação racial pelos próprios comissários de um vôo dos Estados Unidos para o Brasil, nesta última segunda-feira, merece reflexão onde o preconceito racial é sutil e disfarçado, e por vezes grosseiro como neste episódio. Hoje é o Dia da Consciência Negra em nosso país, inspirado na morte do negro Zumbi em 20 de novembro de 1695. O tema tem importância na Bíblia, que descreve a discriminação como um pecado que bate em cheio contra o amor universal de Deus. O apóstolo Paulo lembra que não existe diferença entre as raças, porque Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa indistintamente os que lhe pedem ajuda (Romanos 10.12). No entanto, a própria Bíblia é usada erroneamente para se afirmar que a cor negra da pele é um castigo divino. Dizem que Cão, filho de Noé, ficou negro ao ser amaldiçoado (Gênesis 9.22). Ora, fico imaginando se um dia este tipo de religioso encontrar-se com um Jesus preto no Juízo Final. Se “maldição” é compreendida desta forma, então o que dizer da minha pele branquela, pré-disposta ao câncer e ao envelhecimento precoce sob os efeitos do sol? Em todo o caso, estas heresias andam soltas por aí, a exemplo de Satanás que inverteu o sentido das palavras de Deus na tentação contra Jesus (Mateus 4.1-11).
Racismo é um escândalo (escândalo vem do grego e significa “separação”) que diabolicamente (diabo significa “aquele que separa”) traz divisão na própria igreja cristã. Um péssimo exemplo vem dos Estados Unidos onde existem igrejas de brancos e igrejas de negros. E agora o grande desafio para este país da Ku klux klan – organização que tem a própria cruz como símbolo para defender a “supremacia da raça branca” – será proteger Barak Obama contra racistas fundamentalistas, os mesmos que mataram Martin Luther King. Mas isto é um mal globalizado, que provoca divisões e injustiças pelo mundo afora nesta Babel de arrogância.
Não podemos e nem queremos mudar a cor da nossa pele, nem a raiz de costumes e culturas. Mas quando estas coisas criam diferenças presunçosas de tratamento com as pessoas, isto ofende o Criador que ama a todos indistintamente, e estraga a grande missão da igreja. A Bíblia diz com todas as letras: “Meus irmãos, vocês que crêem no nosso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência” (Tiago 2.1). O teólogo luterano Gottfried Brakemeier escreve que Deus criou um mundo multiforme, em que cada "peça" tem sua característica inconfundível. Que o propósito de Deus nesta diversidade é a complementação de uns pelos outros e no serviço mútuo, usando cada qual o dom que recebeu. “Discriminação racial equivale a desprezo ao Deus Criador, que moldou a criação assim como a fez, e que por amor a ela deu o seu Filho Unigênito”.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 20 de novembro de 2008

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 189 – 13 a 19 de novembro de 2008

Cultos - Penúltimo Domingo do Ano da Igreja
Tema: O Espírito Santo nos dá uma vida de fé, esperança e amor!
Textos Bíblicos: Sl 105.1-7; Jr 25.30-32; 1Ts 1.1-10; Mt 25.31-46.
Hinário Luterano: 145, 372, 298, 259, 257, 256.
Mensagem: A fé, a esperança e o amor são três atitudes fundamentais na vida cristã. O apóstolo Paulo aponta para a fé no verdadeiro Deus e, portanto, a necessidade de abandonar os ídolos. Também destaca nossa esperança do retorno de Cristo Jesus, que tudo fez pela nossa salvação e voltará para que isso seja concretizado. Ainda diz sobre o amor a Deus e ao próximo, não só de palavras, mas também de ação, resultado do próprio amor de Deus em nossa vida. (pastor Ezequiel)
Aniversariantes – 13 a 19 de Novembro de 2008:
13-Ingo Jost; Luis Kruse; Levi Glaser; Geni Adams; Liziane Figur; Roberto Muller; Heloisa Fenske; 14-Sergio Karg; 15-Marcio Tieze; Gessica Silva; Bibiana Bobsin; Alfreda Sander; Marta Tiggemann; M.Valda Carregnato; 16-Ana Lacerda; Carla Kayser; Nelda Furtado; Osvaldo Ebert; Augusta Albrecht; Jéferson Lombaldo; 17- Remo Auler; Marcela Oliveira; 18-Sereni Thoen; Luciano Schmitz; Josie Kohlrausch; Madalena Bender; Loreci Wisniewski; 19-Luisa Christ; Fabio Ferrari; Else Woltmann; Adalipio Santos; Christiano Wide; Rosimeri Wisniewski.
Lembretes
ENSAIOS DE NATAL – Todas as terças, 19h, com as crianças, no Lar.
PROGRAMAS DE NATAL – Centro de Cultura, 20/12, 20h30, e na Igreja, 24/12, 20h
DIA DA FAMÍLIA DO DISTRITO – 23/11 no Seminário de São Leopoldo. Culto às 9h, almoço, e integração esportiva à tarde. Não haverá culto na Comunidade São Paulo neste domingo, nem nos bairros. Ônibus à disposição - saída às 8h15 em frente à igreja.
RETIRO DE CASAIS – Data: 30/11. Saída em frente ao ginásio: 8h30. Palestra: Osvino Toiller. Custo total: 40 reais por casal. Inscrições na secretaria.
CALENDÁRIO 2009 – Agenda de 2009 – dia 26/11, 20h, na igreja. Todos convidados!
CORAL DO SEMINÁRIO – 29/11, 20h – na Comunidade São Paulo.
JANTAR DE ADVENTO – 6 de dezembro, sábado, 20h. O culto será no CESASPA, junto com um jantar. Cada pessoa está convidada a levar um prato de comida.
CUIDADORES DE IDOSOS – Curso gratuito. Dias 19-28/nov. Inscrições: 8191-6094.
ASSEMBLÉIA – Eleição do presidente, tesoureiro e vice-secretário da Comunidade. Dia 21 de dezembro, domingo, após o culto (10h).
RECADO DO TESOUREIRO (Milton Woecichoshi): “Vamos fazer valer o lema da nossa igreja "Cristo para todos", participando ativamente da programação oferecida em nossa comunidade, e mantendo nossas ofertas em dia a fim de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido”. Obs: Saldo Negativo = R$ 17.143,90 (no ano)

Artigo - Um grande zero

Trinta e três trilhões de dólares – em algarismos, 33.000.000.000.000. São vários zeros para descrever o prejuízo das ações nas bolsas de valores pelo mundo nos últimos dias. A quantia de dinheiro é tão grande, que só mesmo comparando com alguma coisa. Por exemplo, com o Produto Interno Bruto brasileiro que no ano passado totalizou 2,558 trilhões de reais. Isto quer dizer que as perdas nas bolsas engoliram 30 anos das riquezas de um Brasil. Não entendo nada de economia, tanto que faço um esforço danado para cuidar das minhas contas. Mas entendo o que Paulinho da Viola canta: “Dinheiro na mão é vendaval, é vendaval. Na vida de um sonhador, de um sonhador, quanta gente aí se engana e cai da cama com toda ilusão que sonhou. E a grandeza se desfaz quando a solidão é mais – alguém já falou.”
Por falar em dinheiro, quanto vale o corpo humano? Um bioquímico separou os "ingredientes" essenciais do corpo de uma pessoa de 70 quilos e fez o seguinte cálculo conforme os preços no mercado: 13,2 quilos de DNA placentário = 9,7 milhões de reais; 14 quilos de ácido esteárico = 400 reais; 11 quilos de albumina de soro bovino = 38 mil reais; 3,9 quilos de fosfatos de cálcio, magnésio, zinco, cloretos de sódio e potássio = 1.050 reais; 1,1 quilo de amido = 410 reais; 40 litros de água mineral = 15 reais; total = 9 milhões e 740 mil reais. É uma conta que pode ajudar pessoas que pensam que não valem nada. Mas isto também é vendaval. Ou pior, é o que se faz por aí na medicina, no comércio de órgãos humanos e na prostituição.
Mas quanto vale mesmo um ser humano? Jesus, que deu a vida para pagar o preço (1 Coríntios 7.23), e foi vendido por trinta moedas de prata – uns mil reais – responde que o ser humano vale mais do que todas as riquezas do mundo inteiro. “Não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida”, complementa o Senhor (Mateus 16.26). E se o assunto é dinheiro e valor, o Salvador faz uma comparação interessante: “Por acaso não é verdade que cinco passarinhos são vendidos por algumas moedinhas? No entanto Deus não esquece nenhum deles. Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos!” (Lucas 12.6,7). Enquanto isto o salmista pergunta: “Ó Senhor, que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei” (Salmo 8).
Pois é bom às vezes deixar a calculadora de lado, as preocupações econômicas – e definitivamente a ganância, e refletir no real valor da vida, minha e dos outros. Deixar de olhar para aquilo que as pessoas têm, e ver aquilo que elas são. E assim descobrir que um pé de chinelo pode valer muito mais que um “dono do mundo” que não sabe onde meter a sua fortuna. Porque, no final das contas, tudo vai virar um grande zero.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 13 de novembro de 2008

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Artigo - Felicidade

Semana passada aconteceu em São Paulo a I Conferência Nacional sobre Felicidade Interna Bruta – FIB. Vários especialistas do mundo e ONGs brasileiras debateram neste encontro sobre o que faz alguém ser feliz. Segundo a antropóloga norte-americana Susan Andrews que palestrou no encontro, pessoas felizes têm sistemas imunológicos mais fortes, vivem mais tempo, têm melhor desempenho no trabalho, são mais capazes de lidar com situações difíceis, têm melhores casamentos, se saem melhor nas entrevistas de emprego, têm maior capacidade de liderança, são mais sociáveis e despertam mais empatia nas outras pessoas. Apesar do dinheiro não tornar as pessoas mais felizes, ela explica que o conceito de felicidade não implica em negar o progresso material, mas ter uma vida equilibrada entre as coisas materiais com amorosos relacionamentos e paz interior.
A psicóloga Carla Lauffer, na palestra que assisti “Felicidade Autêntica” (baseada no livro do mesmo nome de Martin Seligman), explica que “ser feliz” tem grande relação com a maneira de se enfrentar os problemas. “Os pessimistas têm um modo pernicioso de explicar seus reveses e frustrações, enquanto os otimistas têm uma força que lhes permite interpretar os reveses como resultantes de circunstâncias temporárias”. Entendo que neste mundo onde todos indistintamente passam por situações ruins, o segredo da felicidade está na “esperança”. E aqui entra o meu campo, a religião. Porque segundo pesquisas sobre os efeitos psicológicos da fé, as pessoas religiosas são fisicamente mais saudáveis e vivem mais tempo. Isto quer dizer que pessoas religiosas são mais felizes, e se são mais felizes é porque tem esperança. No entanto, creio que dependendo da religião a pessoa pode ser extremamente infeliz.
A Bíblia fala bastante sobre a felicidade. Diz que quem confia em Deus é feliz (Provérbios 16.20). Jesus, depois de mencionar as famosas “bem-aventuranças” (ou “a verdadeira felicidade” na Bíblia da linguagem de hoje), lembra: “Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês” (Mateus 5.12). Mas será que o cristão deve enxergar tudo na expectativa do céu? E as conquistas aqui neste mundo terreno? Na verdade, não é preciso se desligar das coisas materiais para ser feliz – ter uma vida contemplativa. Como explica a antropóloga, é preciso equilíbrio. Uma harmonia que tem um segredo: confiança em Deus. É nesta direção que Jesus explica, após falar das bem-aventuranças: “Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações” (Mateus 6.34).
Se alguém me perguntar: Marcos, tu és feliz? Responderei: Sim, eu sou feliz! Não só pela certeza daquilo que me está reservado lá do outro lado, mas por tantas coisas do lado de cá. Aliás, “contentamento” vem daquilo que disse o apóstolo: Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação (Filipenses 4.12).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 6 de novembro de 2008

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 187 – 31 de outubro a 5 de novembro de 2008

Cultos – REFORMA LUTERANA
Tema: Qual HERANÇA que Lutero nos deixou e qual deixaremos?
Textos Bíblicos: Sl 46; Jr 31.31-34; Rm 3.19-28; Jo 8.31-36.
Mensagem: Lutero fez o que fez porque algo aconteceu com ele mesmo. Antes de querer mudar a igreja, precisou mudar a própria vida. Hoje somos chamados de “luteranos” a contra gosto de Lutero. Ele nem queria uma nova igreja - queria uma “igreja nova”. Mas se hoje carregamos este nome, é porque ele aponta para Cristo Jesus - aquele Lutero colocou de volta para o centro da igreja. Na verdade, nosso nome – Marcos, ciclano e fulano – precisa apontar para Cristo. Ser luterano é ter a doutrina e viver a doutrina. Assim deixaremos para nossos filhos e netos não uma igreja, mas a salvação eterna. (pastor Marcos)
Aniversariantes – 30 de outubro a 05 de novembro de 2008:
30-Atila Roos; Sabrina Reis; Velegar Justin; Sabrina Costa; Anderson Wasem; 31-Jair Ludke; Suelen Auler; Liborio Molter; Viviane Krumenauer; 01-Eric Silva; Silas Buss; Andre Oliveira; Arnoldo Kaiser; Gabriela Trisch; Eraci Mendonça; 02-Bruna Schmidt; Kaciele Wilbert; 03-Daniel Souza; Gustavo Ferreira; Rosemarie Gabbardo; 04-Hugo Muller; Leonir Rosa; Elias Bender; César Weber; Edite Neuhof; Thayse Baronio; Cristiane Moraes; Marcelo Schneider; Alice Diefenthaeler; 05-Alice Mauhs; Vera Santos; Liciane Souza; Dulce Bottcher; Marciano Borba
Lembretes
ENSAIOS DE NATAL – Neste 4 de novembro, terça-feira, 19h, começam os ensaios de Natal com as crianças. O local é no Lar, fundos da igreja. Todas as crianças interessadas (e incentivadas pelos pais) estão convidadas. O programa de Natal será no dia 20 de dezembro, 20h30, no Centro de Cultura. Também haverá uma programação especial de Natal no dia 24/12, 20h, na igreja.
DIA DA FAMÍLIA – No dia 23 de novembro o Distrito Vale dos Sinos realiza um encontro das famílias. Será no Seminário de São Leopoldo, com culto as 9h, almoço, e integração esportiva a tarde. Aguardem maiores detalhes. Não haverá culto na Comunidade São Paulo neste Domingo, nem nos bairros.
RETIRO DE CASAIS – Já estão abertas as inscrições para o último retiro do ano dos casais. Data: 30/11. Palestrante: Osvino Toiller. Aguardem mais detalhes!
SERVAS CENTRO – A reunião foi antecipada para 5 de novembro. A campanha do Aniversário das Servas "arrecadou" R$ 1.140,00 quando foram confeccionados 72 conjuntos de lençóis e fronhas para o Hospital Municipal.
RETIRO DA 3ª IDADE – No dia 12 de novembro. Detalhes na próxima reunião.TORRES – Encontro Regional de Servas – 8 e 9 de novembro. Informações: Presidente Angela (Tel.: 3598-6602) ou Pastor Dilo Vorpagel (Tel.: 3599-2856).
DIJUVASI – Congresso no Sítio São Luiz, Lomba Grande – 8 e 9 de novembro. Informações: Presidente Aline (Tel.: 9121-0278 ou nammsquec@gmail.com).

Artigo - Livre ou preso

Está passando no cinema “Mandela – luta pela liberdade", filme baseado no livro de memórias do carcereiro James Gregory que conviveu com Mandela por 20 anos. Conforme sinopse, o filme transcorre sob o ponto de vista do sargento James Gregory, que assume a direção da penitenciária onde se encontra o famoso detento. No começo, Gregory é extremamente racista, e está disposto a qualquer preço para que os brancos não percam o controle político do país. Aos poucos, porém, quanto mais ele tem contato com Mandela, mais começa a rever seus conceitos.
Não vi o filme, até porque foi lançado há duas semanas. Falo desta obra cinematográfica por três motivos. O carcereiro é o ator Joseph Fiennes, o mesmo que interpretou Martinho Lutero no filme “Lutero”. Amanhã é 31 de outubro – dia em que Lutero em 1517 condenou publicamente o comércio do perdão dos pecados e deu início a luta contra o apartheid da igreja. E há um paralelo entre o carcereiro Gregory e o teólogo Lutero. Quem conhece a história de Lutero, percebe a semelhança. Só que o preconceito deste monge agostiniano era contra ele mesmo. Tornou-se carcereiro de Deus ao ingressar no mosteiro para conseguir perdão dos pecados e paz de espírito. Confinado numa sela sob os votos da pobreza, castidade e obediência, confessou mais tarde que sentia ódio de Deus. Mas foi ali mesmo no convento, em contato íntimo com as Escrituras Sagradas, que conheceu o Deus misericordioso revelado na face de Cristo.
O termo apartheid significa "separação", nome dado a este regime político sul africano que durante décadas impôs a dominação dos brancos sobre os negros. A Bíblia diz que os nossos pecados nos separam de Deus (Isaías 59.2). Um apartheid espiritual que, graças a Deus, não existe mais. Ou como escreve Paulo: “Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Romanos 8.39). Com o fim deste regime diabólico, o único carcereiro agora sou eu mesmo - na ignorância e na descrença. É o que lembra Jesus: “Quem não crer será condenado” (Marcos 16.16).
Vencedor do Prêmio Nobel da Paz, Mandela disse que "não há caminho fácil para a liberdade”. O apóstolo Paulo escreveu algo parecido – ele que também esteve na prisão. Disse que Cristo nos libertou para sermos realmente livres, e que assim devemos permanecer sem voltar à escravidão (Gálatas 5.1). Pensando em tudo isto, que a liberdade não vem de mão beijada, que o carcereiro sou eu mesmo, cabe agora decidir o que fazer com as chaves. “Eu lhe dou as chaves do Reino dos Céus”, lembra Jesus, “o que você fechar na terra será fechado no céu, e o que você abrir na terra será aberto no céu” (Mateus 16.19). No final, dependendo da decisão, estarei livre ou preso.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 30 de outubro de 2008

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 186 – 23 a 29 de outubro de 2008

Cultos – 24º Domingo após Pentecostes
Tema: Jerusalém não aceitou o convite! E nós hoje?
Textos bíblicos: Sl 84.1-7; Am 5.18-24; 1Ts 4.13-18; Mt 23.37-39.
Hinário Luterano: 149, 105, 537, 538.
Mensagem: Rejeitar um convite muitas vezes pode ofender o remetente. Sempre quando convidados, procuramos responder positivamente. Um convite geralmente é para receber algo de graça, e diante disto o dito popular "de graça, até injeção na testa", assim estamos dizendo “está aceito”. Nosso texto fala de um convite de Jesus. Ele também se refere de que este foi rejeitado e como resultado levou à destruição. Como estamos respondendo aos convites de Jesus? (pastor Figur)
Aniversariantes – 23 a 29 de Outubro de 2008:
23-Ana Elicker; Irma Martins; Miriam Fenske; Darci Eisenbraun; Anibaldo Hugentobler; 24-Marlisa Muller; Marcos Schmidt; Guilherme Marques; 25-Harri Weiler; Gilberto Thoen; Lucenia Kichler; Almira Hartmann; 26-Lucas Ries; Jose Souza; Arno Muller; Pedro Vargas; Daniela Alves; Geraldo Buss; Paulo W.Buss; Matheus Dietrich; 27-Laura Kohn; Márcia Justin; Roger Cherutti; Rogeli Reinheimer; Elisangela Fernandes; 28-Rita Ludke; Jose Soares; Felipe Sperb; Nestor Thoen; Graciela Roth; Rubi Scheffler; 29- Jane Silva; Tamaris Scheffel; Fernanda Garcia.
Lembretes
REFORMA LUTERANA – Para lembrar os 491 anos da Reforma Luterana, no dia 31 de outubro, sexta-feira, será realizada uma programação em conjunto com a Comunidade da Ascensão, IECLB. O evento será nesta igreja (Julio de Castilhos, centro), 20h, com participação de corais e reflexão sobre a data. Após uma confraternização no local.
PASTOR ANDRE SCHENEIDER – O novo pastor da Paróquia “São Lucas”, NH, André Schneider, estende convite a todos para a sua instalação neste Domingo, 26 de outubro, 19h. O culto será na sede, rua Guanabara, 678, Ouro Branco.
FELICIDADE AUTÊNTICA – Este é o título da palestra de Carla Lauffer (luterana e psicóloga). Neste dia 24/10, 20h, no Ginásio, no encontro Leigos com Famílias. Após haverá com fraternização com “comes e bebes”.
ENSAIOS DE NATAL – No dia 4 de novembro, terça-feira, 19h, começam os ensaios de Natal com as crianças. O local é no Lar, fundos da igreja, e todas as crianças interessadas (e incentivadas pelos pais) estão convidadas. O programa de Natal será no dia 20 de dezembro, 20h30, no Centro de Cultura. Também haverá uma programação especial de Natal no dia 24, 20h, na igreja.
DIA DA FAMÍLIA – No dia 23 de novembro o Distrito Vale dos Sinos realiza um encontro das famílias. Será no Seminário de São Leopoldo, com culto as 9h, almoço, e integração esportiva a tarde. Aguardem maiores detalhes. Não haverá culto na Comunidade São Paulo neste Domingo, nem nos bairros.
RETIRO DE CASAIS – Já estão abertas as inscrições para o último retiro do ano dos casais. Data: 30/11. Palestrante: Osvino Toiller. Aguardem mais detalhes!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Artigo - Na janela do ciúme

Diz a Bíblia que "o verdadeiro amor não arde em ciúmes" (1 Coríntios 13.4). Tragicamente, deste amor a humanidade está distante, e por isto tanta gente sequestrada e morrendo. O caso da Eloá – outro circo armado – encobre um mundo de vítimas que nunca aparecerá na janela do grande público. Em todo caso, ciúme é distúrbio antigo, fonte do primeiro homicídio. E se tudo é conseqüência do ciúme de Satanás, tem explicação o fratricídio de Caim quando o Criador lhe advertiu: “O pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo” (Gênesis 4.7). Dizem que o ex-namorado de Eloá não saía da janela dela. Não deu outra! O que a gente bisbilhota pela janela dos outros é o que entra pela porta dos nossos desejos. E isto vira obsessão perigosa quando a inveja, a cobiça, ou o ciúme já são hospedes do coração.
Os entendidos da mente explicam que o ciúme patológico tem relação com o Transtorno Obsessivo Compulsivo – doença em que a pessoa repete gestos e pensamentos sabendo que não têm sentido, mas que não consegue evitar. Foi o caso deste filho raivoso de Adão. Depois que Deus rejeitou a simulada adoração, os pensamentos dele começaram a fervilhar como nunca. Na verdade, tudo começa lá, nas mesquinhas e insistentes conversas da mente. E por isto o alerta bíblico: Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente (Filipenses 4.8).
Ciúme até os cachorros têm, e dependendo da raça deles, a tragédia está feita. Ciúmes todos temos, e, dependendo de nossa índole, do tamanho dos nossos caninos, da força de nossas mandíbulas, e das circunstâncias, “seqüestramos e matamos”. Tem muita esposa, marido, filho, aluno, seguidor de religião, empregado, colega, que já levou tanto tiro na cabeça, e a gente nem desconfia. A explicação da epístola apostólica para este mundo de cão dentro de cada um é assustadoramente contextual: “Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más (...) Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até para matar a fim de consegui-las. Vocês as desejam ardentemente; mas, como não conseguem possuí-las, brigam e lutam” (Tiago 3.15, 16 e 4.2,3).
Na verdade, sentimos ciúme porque nos apossamos de pessoas e de coisas. Fazemos isto com o Criador e fazemos isto com a criação. E se por janelas acontece tanta coisa, a solução está naquele que disse: Eu sou a Porta. E daí a diferença: “Por estarem unidos com Cristo (...) vocês são bondosos e misericordiosos uns com os outros (...) não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios (...) tenham o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha” (Filipenses 2). Por isto que "o verdadeiro amor não arde em ciúmes".
Marcos Schmidt
Jornal NH de 23 de outubro de 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 185 – 16 a 22 de outubro de 2008

Cultos - 23º Domingo após Pentecostes
Tema: Deus anuncia Sua mensagem através de pecadores.
Textos Bíblicos: Sl 1; Lv 19.1-2, 15-18; 1 Ts 1.5b-10; Mt 22.34-40.
Mensagem: A 1ª carta aos Tessalonicenses está sendo lida em seis finais de semana. São palavras de um pastor cheio de amor e preocupações com a igreja desta cidade da Grécia. São palavras com outro endereço hoje: nossas vidas (pastor Marcos – 5ª feira)
Mensagem: Você já recebeu uma carta com boas notícias? O apóstolo Paulo enviou cartas contendo boas notícias aos cristãos de Tessalônica. Uma dessas notícias é que a mensagem de Deus não é anunciada por "pessoas especiais", mas por humildes pecadores que reconhecem sua dependência do perdão que Jesus nos oferece. Através do perdão Deus nos dá o privilégio de sermos suas testemunhas. (estudante Samuel – Sábado e Domingo)
Hinos (Hinário Luterano): 188, 389, 325, 210, 257, 255.
Aniversariantes – 16 a 22 de Outubro de 2008: 16-Juraci Buss; Gabriel Kohn; Juliana Justin; Isabel Wingert; 17-Felipe Lauffer; Victor Lombaldo; Jaqueline Klauck; 18-Maico Huff; Margot Eltz; Marta Bauer; Marcio Seibert; Ibraima Mônaco; Rebeca Esspich; Heling Trierweiler; Eliseu Hoffmeister; 19-Enno Muller; Rutila Bauer; Viviane Opitz; Helio Barbosa; M.Cistina Iung; Giara Veríssimo; Eva Hugentobler; Morgana Marques; M.Terezinha Mônaco; 20-Geny Silva; Luis Bauer; Iolanda Peres; Jordan Santos; Mauren Schaefer; 21-Iara Eckert; Herta Venske; Carlos Roese; Débora Weyand; Florentina Zitzke; 22-Marli Weiler; Edgar Muller; Alcido Blauth; Alberto Esspich.
Lembretes
FALECIMENTO – Vanda Ieda Sommer, no dia 14/10/2008, aos 49 anos. Deixa enlutados 3 irmãos, 2 irmãs, demais parentes e amigos. O culto em ação de graças será no dia 19/10/2008, 9h.
CASAMENTO – No dia 18 de outubro, 18h, recebem a bênção matrimonial os noivos Cristiano Rafael Pospichil e Andréia Amaral.
FELICIDADE AUTÊNTICA – Este é o título da palestra de Carla Lauffer (luterana e psicóloga clínica e diretora do PontoPsi - Centro Interdisciplinar). No dia 24/10, 20h, no Ginásio, no encontro Leigos com Famílias. A palestra aborda a forma com que o ser humano tem buscado a felicidade, através de prazeres rápidos, que muitas vezes aumentam a sensação de vazio, enquanto o exercício de forças e virtudes é o que traz uma vida mais autêntica e feliz. Após será servido uns comes e bebes.
REFORMA LUTERANA – Para lembrar os 491 anos da Reforma Luterana, no dia 31 de outubro, sexta-feira, será realizada uma programação em conjunto com a Comunidade da Ascensão, IECLB. O evento será nesta igreja (Julio de Castilhos, centro), 20h, com participação de corais e reflexão sobre a data. Após uma confraternização no local.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Todas as terças-feiras, 20h, e Sábados, 9h. São duas opções de horário para facilitar a agenda dos participantes.
CONSELHO DIRETOR – O trabalho administrativo da IELB estará em discussão de 16 a 19 de outubro, no Conselho Diretor (CD). O encontro, em Florianópolis/SC, reunirá conselheiros e líderes leigos distritais. Nosso distrito do Vale dos Sinos é representado pelo pastor Conselheiro, Arnildo Figur e líder leigo, Carlos Bopsin de Campo Bom. O CD avalia e projeta o trabalho da Igreja a cada ano. Neste ano, se reunirão 140 pessoas.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Artigo - Insônia

A preocupação com a atual crise na economia está roubando o sono de muita gente. Conforme pesquisa realizada na Inglaterra, 20% dos entrevistados têm dormido menos do que cinco horas por noite, enquanto 25% chegam a levantar três vezes da cama. Mas a insônia não vem de agora, é um problema comum no mundo ocidental dos últimos tempos. No Brasil, mais de 35 milhões de pessoas sofrem deste distúrbio. A agitação do dia-a-dia, as inúmeras obrigações, e as dificuldades financeiras são as principais causas, dizem os especialistas, e as conseqüências estão aí, na cara de gente mal humorada.
“Não consigo dormir” (Salmo 102.7) já reclamava Davi. Ele tinha motivos, era o rei de Israel com inimigos dentro e fora dos muros de Jerusalém. “A minha vida é como as sombras do anoitecer”, lamenta este homem aflito, que inicia com uma súplica: “Ó Senhor, ouve a minha oração e escuta o meu grito pedindo socorro”. Confesso que já busquei orientação nestas palavras num momento de tristeza e insônia. E tive resposta ao meditar nos versos seguintes: “A terra e o céu se gastarão como roupas. Tu os trocarás como se troca de roupa, e eles serão jogados fora. Mas tu és sempre o mesmo e a tua vida não tem fim”. Tais palavras são lembradas no Novo Testamento (Hebreus 1.11,12), onde o autor explica que elas falam de Jesus: “Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso” (Hebreus 1.3).
Ora, se dizem que o mal da insônia são as preocupações, este Jesus à direita de Deus – que pede ao Pai em nosso favor (Romanos 8.34), ele mesmo sugere: “Não fiquem preocupados com o dia de manhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades” (Mateus 6.34). E por que tamanha confiança? Paulo explica: “Se Deus nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?” (Romanos 8.32) Foi esta certeza devolvida ao angustiado coração, que fez o rei Davi confessar: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Salmo 4.8).
O rei Salomão, filho de Davi, já calejado na vida questiona: “O que a pessoa ganha com todo o trabalho?” Pois neste mundo onde as pessoas vivem para trabalhar em vez de trabalhar para viver, ele descobre no desfrute do poder e da riqueza que “tudo é ilusão” (Eclesiastes 4.4). E conclui: “O trabalhador pode ter pouco ou muito para comer, mas pelo menos dorme bem à noite. Porém o rico se preocupa tanto com as coisas que possui, que nem consegue dormir” (Eclesiastes 5.12).
Na verdade, o problema do sono não é o tamanho da conta bancária nem das dificuldades, mas o tamanho da fé. Por isto a recomendação: “Confie no Senhor de todo o coração (...) Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira” (Provérbios 3.5,24).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 16 de outubro de 2008

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 184 – 9 a 15 de outubro de 2008

Cultos – 22º Domingo após Pentecostes
Tema: Deus nos libertou do mal e nos deu liberdade para escolher o bem!
Textos Bíblicos: Sl 96 Is 45.1-7; 1Ts 1.1-5a; Mt 22.15-21.
Resumo da Mensagem: Os textos bíblicos deste culto nos indicam aquele ditado que “religião, política e futebol não se discutem”. Isto porque somos livres para escolher e ninguém pode nos obrigar em certas decisões. Jesus ao dizer: “Dêem ao Imperador o que é do Imperador e a Deus o que é de Deus”, lembra que agora é por nossa conta. A diferença é que nós, cristãos, podemos escolher aquilo que agrada a Deus. E a razão disto está na Epistola: “Deus nos ama e nos escolheu para sermos dele”. Por esta escolha de Deus em nosso favor, hoje podemos optar pelo bem. Mas mesmo assim, estamos livres entre o bem e o mal, sempre vamos precisar do amor de Deus para fazer a escolha certa. (pastor Marcos).
Aniversariantes – 09 a 15 de Outubro de 2008
09-Ligia Nunes, Thais Schmidt, Fernando Figur, 10-Marcos Karro, Rosinha Coelho, Solange Bottcher, 11-Elli Kaiser, Cintia Ritter, Adair Lopes, Letícia Silva, Edson Bauer, Sonia Krentz, Darcy Krieger, Miriam Weber, Solange Santos, 12-Juliano Schuch, Leonardo Bohn, Hildegard Kerber, 13-Renato Fröder, Dirceu Albrecht, William Sommer, Gustavo Strassburger, Jaqueline Strassburger, 14-Ruth Warth, João Coelho, Bianca Muller, Celson Walter, Haroldo Lauffer, Jessica Pospichil, Stephanie Mauhs, Douglas Trierweiler, 15-Arlindo Elias, Jarbas Michel, Fernando Rosa, Cleuza Ferreira.
Lembretes
83 ANOS - Neste 12 de Outubro nossa Paróquia comemora seus 83 anos com Culto Campal e almoço no Esporte Clube São José (R. Chapecó, 172). O cartão para o almoço será R$ 8,00, para comer no local ou para levar. Não haverá culto na igreja, mas no local deste clube. Na parte da tarde deste domingo haverá uma integração esportiva.
FELICIDADE AUTÊNTICA – Este é o título da palestra de Carla Lauffer (luterana e psicóloga clínica e diretora do PontoPsi - Centro Interdisciplinar). No dia 24/10, 20h, no Ginásio, no encontro Leigos com Familias. A palestra aborda a forma com que o ser humano tem buscado a felicidade, através de prazeres rápidos, que muitas vezes aumentam a sensação de vazio, enquanto o exercício de forças e virtudes é o que traz uma vida mais autêntica e feliz. Após será servido uns comes e bebes.
CASAMENTO – No dia 18 de outubro, 18h, recebem a bênção matrimonial os noivos Cristiano Rafael Pospichil e Andrea Amaral.
BATISMO – Neste 11 de outubro, PEDRO HENRIQUE KEHL ZAVASKI, nascido em 18 de julho de 2008, filho de Zilmar M. Zavaski e Ana Paula de Aguiar Kehl.
CONSELHO DISTRITAL – No dia 14/10, 20h, na “Bom Pastor” de Sapiranga, reúne-se o Conselho Distrital para estudar as moções da IELB.
CONSELHO DIRETOR – Nos dias 16 a 19 de outubro, em Florianópolis, reúne-se o Conselho Diretor da IELB. Nosso distrito é representado pelo pastor Conselheiro, Arnildo Figur e líder leigo Carlos Bopsin de Campo Bom.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Todas as terças-feiras, 20h, e Sábados, 9h. São duas opções de horário para facilitar a agenda dos participantes.

Artigo - Esqueceram de mim

Um húngaro, não agüentando ver crianças sem atendimento hospitalar adequado, vendeu a casa e pegou suas economias para comprar equipamentos que faltavam. Na rua e sem dinheiro, confessou: "Sinto-me triste por aquelas crianças que não podem viver uma vida plena porque estão doentes. Vivi 85 anos e agora acho que é a vez delas serem felizes". Este gesto caridoso realizado dias atrás lembra que, se tem algo que mexe com os sentimentos, é a criança. Este sentimento arde no coração de Deus. Tem uma história na Bíblia que diz tudo. O profeta Jonas ficou triste com a morte de uma planta, devorada por um inseto. Antes disto já tinha ficado extremamente decepcionado por Deus não destruir a inimiga cidade de Nínive. O livro tem um desfecho surpreendente: “Então o Senhor Deus disse: - Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. Você nada fez por ela nem a fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela! Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes...”.
O sentimento contraditório do profeta está no coração de todos nós. Poderia falar das crianças que morrem nas guerras, que ficam gravemente feridas, órfãs, sem casa e comida. Um genocídio infantil neste planeta que gasta bilhões em armamentos – dinheiro suficiente para livrar os 600 milhões de pequeninos que vivem em condições de pobreza absoluta, junto com os 12 milhões que morrem a cada ano por doenças evitáveis. Disto a gente sabe e procura logo esquecer, porque a guerra agora é nas bolsas de valores e que pode estragar planos pessoais. Poderia também falar das crianças assassinadas no ventre materno, um crime hediondo que pretende ser legalizado. Só no Brasil são um milhão de abortos a cada ano. No entanto, o que falar daquelas que vivem sob os nossos cuidados?
A Bíblia lembra os pais para não irritar os filhos e não desanimá-los (Colossenses 3.21). O significado original no grego para “desanimado” é sem alma, sem espírito. Na verdade, se os filhos estão desanimados, estressados, violentos, desobedientes, egoístas, gananciosos, materialistas, consumistas – aprenderam isto de nós. Os tratamos igual ao amor biológico de Jonas – como plantas vegetais, isto é, sem alma. Queremos o melhor para eles – estudo, saúde, segurança material etc. Mas esquecemos daquilo que é verdadeiramente importante para lhes dar ânimo.
As crianças são um presente de Deus, uma grande bênção (Salmo 127.3). Uma lição elementar e que esquecemos. E sem nos dar conta, elas viram objetos em meio aos nossos planos egoístas. E ainda falamos que fazemos tudo por elas. “Deixem que as crianças venham a mim” (Marcos 10.14), insiste Jesus. É um pedido daquele que abandonou a sua casa celestial por não agüentar ver tanta criança sem vida plena.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 9 de outubro de 2008

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Semanal - Ano 4, nº 183 – 2 a 8 de outubro de 2008

Cultos - 21º Domingo após Pentecostes

Tema: Deus convida a todos para o seu banquete.
Textos bíblicos: Sl 23; Is 25.6-9; Fp 4.4-13; Mt 22.1-14.
Hinário Luterano: 187, 269, 292, 289, 268, 426.
Mensagem: Qual a roupa adequada para uma festa de casamento? Muitas respostas diferentes podem ser dadas e muitas delas podem estar corretas. Se tratando da festa do céu, a situação muda de figura. Não temos a roupa adequada por nossos próprios méritos, mas a obra de Cristo nos concedeu a dignidade necessária para entrar no céu. Ele é nossa roupa adequada e, pela fé dada por Deus, somos tornados dignos de participar desta grande festa eterna. (pastor Ezequiel)

Lembretes

Aniversariantes – 2 a 8 de Outubro de 2008: 02-Leila Dutra, João Coelho, Anelise Muller, Josué Schuch, Leonardo Fauth, 03-Tais Ludke, Gustavo Rohr, Mayssa Fernandes, 04-Andre Pulz, Silas Glaser, Daniel Martín, Bruna Sander, Marione Silva, Felipe Knasel, Felipe Sander, Marcia Garcia, Samuel Leuck, Gian Pospichil, 05-Lilian Brito, Carlos Soares, Pámela Zitzke, Herta Klaudat, Carlos Schunck, Jessica Cardoso, Claudiomiro Lima, Ricardo Schirmer, 06-Julia Rosa, Raul Becker, Fausto Bischoff, Saragani Mauhs, Monique Pereira, Ariane Assmann, Elisa Reinheimer, Marcelo Reinheimer, 07-Alzira Rocha, Tatiana Sofia, Simone Buhler, Erica Ellwanger, Geovani Schmidt, 08-Eliane Bento, Eloir Monaco, Lairton Adams, Andrea Molder, Jose Fagundes, Nilson Scheffel.

83 ANOS - Dia 12 de Outubro nossa Paróquia comemora seus 83 anos com Culto Campal e almoço no Esporte Clube São José (R. Chapecó, 172). O cartão para o almoço será R$ 8,00, para comer no local ou para levar. Não haverá culto na igreja, mas no local deste clube. Os cultos de quinta e sábado realizam-se normalmente. Na parte da tarde deste domingo haverá uma integração esportiva e roda de chimarrão. Todos são convidados a festejar esta data.
MOÇÕES – Todos os membros são convidados para uma reunião na igreja, dia 6 de outubro, 20h. A finalidade é analisar e aprovar as moções e relatórios administrativos da IELB. Estas decisões de nossa congregação passam pelo Conselho Distrital (14/10) e depois seguem para o Conselho Diretor da IELB (16-19/10 - em Santa Catarina), onde nosso distrito é representado pelo pastor conselheiro e líder leigo.
CURSOS INTENSIVOS DE DIACONIA – De 05 a 14 de janeiro de 2009 o Seminário Concórdia oferecerá cursos intensivos de Diaconia em Música e em Educação Cristã. Maiores detalhes com o pastor Ezequiel.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Todas as terças-feiras, 20h, e Sábados, 9h. São duas opções de horário para facilitar a agenda dos participantes.

GALETO – Cartões para o galeto da Assistência Social na Secretaria, ao preço de R$ 8,00. O assado será no dia 11/10, 12h, no Centro Social, para levar.

Artigo - Na rua da amargura

Calcula-se que dois milhões de casas já foram desapropriadas nos Estados Unidos nos últimos dois anos. Situação que pode piorar, pois outros 9 milhões de americanos devem além do valor de suas casas. No meio deste furacão hipotecário, chamaram-me atenção histórias sobre “estacionamento-dormitório” contadas por uma repórter da BBC Brasil numa cidade da Califórnia. Como o caso da mulher que ironicamente vendia imóveis e que hoje mora no seu carro. "Meu Deus, o coração da América está sangrando", chora esta ex-corretora que perdeu os clientes, a moradia, e a própria dignidade. Segundo a reportagem, os banheiros públicos são fechados à noite no estacionamento, o que leva alguns a não beber nenhum líquido depois que chegam ao local porque não têm onde urinar. "Acho que ainda não vimos nem metade do que vai acontecer com este país", lamenta outra mulher que também transformou o carro em moradia.
Histórias como estas espantam porque vêm dos Estados Unidos. Se viessem da África, da China, ou mesmo daqui do Brasil, seriam apenas mais algumas entre tantas. Mas é isto que nos faz pensar e até sentir pavor. Porque ninguém está blindado a este tipo de situação – de gente que tinha tudo e agora encontra-se largado nas ruas. Deve ser a pior coisa do mundo não ter um lugar onde morar. Lembro de Jesus que reclamou: As raposas têm as suas covas, e os pássaros os seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Mateus 8.20). Interessante que até nisto o Salvador se identifica, ele que veio para socorrer as pessoas da dívida dos pecados, e que prometeu: Não fiquem aflitos, na casa do meu Pai há muitos quartos, e eu vou preparar um lugar para vocês (João 14.1,2). A diferença é que Jesus privou-se do conforto da casa celestial sem ter nenhuma culpa, enquanto que nós aqui sofremos por irresponsabilidade própria, por querer dar o passo maior que a perna.
E se o assunto é ganância e suas conseqüências, vem à mente a advertência divina ao povo de Israel no tempo do profeta Amós: Por isso, vocês não vão morar nas casas luxuosas que construíram (Amós 5.11). O texto bíblico explica: vocês exploram os pobres, cobram impostos injustos, maltratam as pessoas honestas, aceitam dinheiro para torcer a justiça e não respeitam os direitos dos pobres. Chama atenção a contemporaneidade das palavras: “as ruas ficarão cheias de gente chorando” (5.16). Não quero dizer com isto que todos os que perdem as suas casas são gente má. Como nos terríveis furacões, maus e bons são afetados. No entanto, os motivos do quebra-quebra nos Estados Unidos estão evidentes.
São exemplos nesta bolha terrena onde tudo é instável. Mas são oportunidades para buscar o significado das palavras proféticas: Taparei as rachaduras das paredes e levantarei a casa que estava em ruínas, e ela ficará como era antes (Amós 9.11).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 2 de outubro de 2008

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Semanal 182 – 25 de Setembro a 1º de Outubro de 2008

Cultos – 20º Domingo após Pentecostes
Tema: A videira precisa produzir uvas!
Textos Bíblicos: Sl 118.19-24; Is 5.1-7; Fp 3.12-21; Mt 21.33-43.
Hinário Luterano: 174, 400, 243, 383, 259.
Mensagem: Nosso texto aponta para a incrível paciência do dono da vinha, mas lembra que, ele irá destruir aqueles que se recusam a produzir os frutos esperados. A rejeição a Deus e a sua graça pode ser algo terrível. Sendo assim, é importante administrar bem a vinha, antes que ela seja tirada e entregue a outros que produzam os respectivos frutos. (pastor Figur)
Lembretes
Aniversariantes – 25 de Setembro a 1º de Outubro de 2008: 25-Tiago Jost, Neusa Mello, João Schuch, Robson Roos, Romana Konrath, Andressa Schwantes. 26-Eduardo Warth, Danielle Albrecht,Augusto Mittmann, Wolfgang Schwartzhaupt. 27-Lilian Muller, Cristiane Sa, Carla Schmidt, Ricardo Seibel, Carolina Pospichil, Doralise Stahlschimi, Guilherme Osterkamp. 28-Jane Souza, James Beck, Walter Warth, Sheila Gunsch, Ademir Von Mühlen. 29-Nelsi Dieter, Milton Adams, Adriana Haag, James Konrath, Guilherme Dietrich. 30-Mara Sander, Juliana Dieter, Leandro Nascimento, Eliana Ramson. 01-Daniel Holler, Gilson Thoen, Marcos Aguiar, Marcio Stracke, João Gabbardo, Alzemar Oliveira, Marlene Mônaco, Ariberto Esspich.
CASAMENTO – Neste 27 de setembro, 18h, recebem a Bênção Matrimonial os noivos Gerson Krick e Maria Estela Johan. Ela está em processo de Profissão de Fé.
TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA - Eduardo Reinaldo Daixt, de 6 anos, amigo de Caroline Meurer, está com leucemia e necessita de doadores para fazerem o teste de compatibilidade. Interessados, poderão fazer o teste no dia 4 de outubro, com transporte gratuito para Porto Alegre. Informações: 9652-0869 (Caroline).
LÍDERES DO PEM – Na próxima 4ª feira, 20h, na igreja.
CONGRESSO MIRIM – Dia 04/10, 13h às 17h, no Seminário Concórdia. Inscrições até dia 28/09, R$ 2,00 por criança. Maiores detalhes com o pastor Ezequiel.
PROFESSORES - Reunião de professores(as) de Escola Bíblica dia 27/09 às 16h.
83 ANOS - Dia 12 de Outubro nossa Paróquia comemora seus 83 anos com Culto Campal e almoço no Esporte Clube São José (R. Chapecó, 172). O cartão para o almoço será R$ 8,00, para comer no local ou para levar.
MOÇÕES – Todos são convidados para uma reunião na igreja, dia 6 de outubro, 20h. A finalidade é analisar e aprovar as moções e relatórios administrativos da IELB.
CURSOS INTENSIVOS DE DIACONIA – De 05 a 14 de janeiro de 2009 o Seminário Concórdia oferecerá cursos intensivos da Diaconia em Música e da Diaconia em Educação Cristã. Maiores detalhes com o pastor Ezequiel.
CARTEIRINHAS – Os leigos fazem sua ofertas, chamada de carteirinhas, nos cultos de 25, 27 e 28 de setembro. O valor é destinado ao Distrito e a Liga Nacional.
INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS – Em outubro começa o novo horário da Instrução de Confirmandos do 1º e 2º Anos: 18h até as 20h.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Todas as terças-feiras, 20h, e Sábados, 9h, com o pastor Marcos. São duas opções de horário para facilitar a agenda dos participantes.
GALETO – Cartões para o galeto da Assistência Social na Secretaria, ao preço de R$ 8,00. O assado será no dia 11 de outubro, no Centro Social, para levar para casa.

Artigo - Sonho americano

O famoso pregador norte-americano, David Wilkerson, já advertia sua nação sobre um possível holocausto econômico. No sermão “O bezerro de ouro da América está despencando”, junho de 1998, lembra que não se trata de “papo apocalíptico de um pregador consternado”, mas de fatos. Fatos que ele mesmo apontava: 43 milhões de americanos são investidores fortes da bolsa, dois trilhões de dólares vinculados a investimentos individuais - pessoas que deixaram o seu emprego para ficar em casa e controlar seus movimentos através do computador. Ora, não é preciso ser profeta para prever o pior nesta globalizada jogatina do mercado. O que acontece na terra do Tio Sam tem explicação lógica: ganância. Exemplos não faltam na vida de nações, empresas, pessoas, que cresceram espantosamente da noite para o dia, mas depois ruíram. Uma lição que serve para todos, ricos e pobres. Afinal, o segredo para a estabilidade financeira permanece o mesmo, e é bíblico: O homem bom terá uma herança para deixar para os seus netos, mas a riqueza dos pecadores ficará para as pessoas honestas (Provérbios 13.22).

Maria nunca escutou falar em especulação financeira, mas já profetizava: “Deus derruba dos seus tronos reis poderosos” (Lucas 1.52). E Lutero nem era analista econômico, mas interpretou sabiamente a canção da mãe do Messias: “Assim vemos em todos os compêndios de História e na própria experiência, como Deus enaltece um reino e derruba o outro (...) Não destrói a razão, a sabedoria e o direito, pois é preciso haver razão, sabedoria e direito para que o mundo possa subsistir. Mas destrói a soberba e os soberbos, que usam estes belos dons de Deus em proveito próprio, gozam seus benefícios, não temem a Deus e perseguem com eles os piedosos e o direito divino” (Martinho Lutero - Obras Selecionadas, volume 6, página 65).

Bezerros de ouro são fundidos aos pés de incontáveis montes, também aqui neste país da desigualdade social. Obcecados pelo deus dos cifrões, milhões de brasileiros se aventuram na especulação do mercado, em filas de agências loterias, e até em consagradas poltronas de igrejas, no sonho americano (agora pesadelo) de uma gorda conta bancária, casa com piscina e carros na garagem. Ter riquezas não é pecado, o problema é a ganância e os meios para subir na pirâmide. O rei Davi alertou: Ainda que as suas riquezas aumentem, não confiem nelas (Salmo 62.10). Por isto a sua oração: Não me deixes ficar nem rico nem pobre. Porque se tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome (Provérbios 30.8,9).

Neste planeta de gente insensata onde riquezas e governos não duram mais que um sonho (Provérbios 27.24), Jesus aponta na direção onde está o investimento sólido e sustentável: o Reino de Deus em primeiro lugar no coração (Mateus 6.33).

Marcos Schmidt

Jornal NH de 25 de setembro de 2008

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Artigo - Buraco negro nos miolos

O gigantesco acelerador de partículas quer desembrulhar o segredo “número um” do Universo e transformar uma especulação num fato científico. Conforme teoria, tudo o que existe é resultado da combinação de 12 partículas fundamentais e que não podem ser divididas. Mas os físicos ainda não têm a resposta para uma questão primordial: porque a matéria tem massa? Ou seja, porque uma árvore tem madeira maciça, que dá para ver, cheirar e pegar? A resposta estaria na 13ª partícula, apelidada de partícula de Deus. Ela finalmente comprovaria o Big Bang e o surgimento do Universo. Tudo depende agora dos resultados desta parafernália de oito bilhões de dólares acionada semana passada na Europa.

Luis Fernando Verissimo, no artigo A doença da curiosidade, diz que esta máquina é “espiar por baixo do camisolão de Deus”. E questiona: “Quanto mais se sabe sobre o funcionamento do Universo mais aumentam a perplexidade e a angústia por não se saber mais, por jamais se poder compreender tudo – pelo menos não com este cérebro que mal compreende a si mesmo”. Interessante as palavras deste homem que confessa ter deixado a fé no bolso da fatiota na Primeira Comunhão. Ele reafirma uma promessa bíblica: Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles (1 Coríntios 1.21). Por isto, acredito que o resultado das experiências deste acelerador de partículas vai mesmo acelerar o crescimento deste imenso ponto de interrogação.

“No começo Deus criou os céus e a terra”. Estas palavras iniciais da Bíblia remetem para aquilo que está no restante das Escrituras: É pela fé que entendemos que o Universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê (Hebreus 11.3); Por meio da sua palavra, o Senhor fez os céus; pela sua ordem, ele criou o sol, a lua e as estrelas. Pois ele falou, e o mundo foi criado; ele deu ordem, e tudo apareceu (Salmo 33.6,9); Senhor nosso e nosso Deus! Tu és digno de receber glória, honra e poder, pois criaste todas as coisas; por tua vontade elas foram criadas e existem (Apocalipse 4.11). O próprio Senhor Jesus confirma: Mas no começo, quando foram criadas todas as coisas, foi dito: Deus os fez homem e mulher (Marcos 9.6). Portanto, os textos sagrados não permitem dúvidas: Deus criou o Universo já adulto, assim como fez o ser humano inteiramente crescido no sexto dia. Adão e Eva não vieram ao mundo da barriga da mãe ou do macaco, nem as primeiras árvores da semente. Logicamente é uma questão de fé.

A Ciência aposta no evolucionismo – tudo surgiu a partir de uma grande explosão há 13 bilhões de anos – o Big Bang – provocando a biodiversidade da vida no imensurável Universo e no planeta Terra. No entanto, se criacionismo e evolucionismo se chocam frontalmente entre fé e razão, os dois caminham lado a lado no terreno da esperança. Na verdade, quanto mais desvenda a complexidade da vida, a Ciência Humana mais se enreda em perguntas sem respostas. Acredito que no lugar desta máquina produzir buracos negros e engolir a Terra inteira, produze outros que irão engolfar os neurônios e o sono dos cientistas. 
Marcos Schmidt

Jornal NH de 18 de setembro de 2008

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Artigo - Vereador voluntário

Posso parecer petulante com a pergunta, mas creio que muitos eleitores gostariam de fazê-la: Quantos candidatos a vereador o meu município teria se o cargo político fosse voluntário?

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos". Já o Programa Voluntários, criado pelo Conselho da Comunidade Solidária em 1997 com o objetivo de promover e fortalecer o voluntariado no Brasil, define o voluntário como "cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário".

Evidentemente que o vereador voluntário necessitaria de sustentabilidade financeira, o que já acontece com a maioria deles que continua ativo em sua profissão fora da política. Assim como nas organizações não governamentais. Lembro aqui de uma que conheço bem, o CVV – Centro de Valorização da Vida. Conta com 2500 voluntários em 57 postos distribuídos pelo Brasil, que, segundo o seu site, “colocam-se gratuitamente a disposição de todos que sentem solidão, angústia, desespero e desejam desabafar”. É um serviço para prevenir o suicídio, através do apoio emocional oferecido por telefone ou contato pessoal. Poderia citar outros exemplos num universo de grupos organizados, ou mesmo de atitudes individuais. Dias atrás conheci uma senhora que dedica um dia da semana para visitar idosos numa casa de repouso.

O serviço do povo leigo na igreja é outro exemplo de voluntariado. Deste tipo de gente eu dependo e conheço. São pessoas que gastam a vida com o objetivo de construir o corpo de Cristo (Efésios 4.12). Poderia apontar para muita gente que sacrifica descanso, lazer, família, bens materiais, motivados pelo amor sem pretensão, fruto da fé naquele que disse: Eu não vim para ser servido, mas para servir e dar a minha vida para salvar muita gente (Marcos 10.45). É preciso sublinhar que toda a vida de um cristão, dentro e fora da igreja, é uma prestação de serviço voluntário ao próximo, seja na família, na sociedade, na congregação religiosa. Paulo escreve: Existem maneiras diferentes de servir, mas o Senhor que servimos é o mesmo. Há diferentes habilidades para realizar o trabalho, mas é o mesmo Deus quem dá a cada um a habilidade para fazê-lo (1 Coríntios 12.5-7).

Estima-se que 54% dos jovens brasileiros querem ser voluntários, mas não sabem por onde começar. Outra pesquisa diz que somente 7% dos jovens brasileiros prestam serviço voluntário, contra 62% nos Estados Unidos. Para mudar este quadro, dou uma sugestão: vamos começar em nossas câmaras municipais. Seria uma boa escola de cidadania política para aqueles que pretendem seguir no serviço público e exclusivo de prefeito, deputado etc. O voluntariado na vereança poderia ser exemplo e em parte o remédio para tanta ganância e corrupção em muitos setores da sociedade.

Marcos Schmidt

Jornal NH de 11 de setembro de 2008

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Semanal 176 - 4 a 10 de Setembro de 2008

Cultos – 17º Domingo após Pentecostes

Tema: PERDOAR SEMPRE!

Textos Bíblicos: Sl 103.1-13; Gn 50.15-21; Rm 14.5-9; Mt 18.21-35.

Hinário Luterano: 513, 347, 350, 353, 512.

Mensagem: Nossos lares e igrejas precisam praticar o mandamento do amor de Jesus que "não deve ser somente de palavra e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações" (1João 3.18). Quem permanece em Deus agirá positivamente, perdoando o seu ofensor. Perdoar sempre e fazer o bem a todos, agrada a Deus. (pastor Figur)

Aniversariantes – 04 a 10 de Setembro

04-Marli Buss, Mario Christ, Claudio Silva, Sadi Barbosa, Rosane Frank, 05-Ellen Schutz, Vivian Dieter, Ladi Sommer, Mauro Fagundes, Rosimar Wisniewski, 06-Rosani Silva, Neiva Mauhs, Margot Sand, Gustavo Cardoso, 07-Roseli Auler, Valmor Opitz, Grasiela Costa, Otmar Cardoso, Pedro Hanauer, Danieli Schirmer, 08-Muriel Bauer, Adones Jandrey, 09-Otto Muller, Fernanda Martin, Evelin Kleemann, Mariana Kulmann, Renato Bunkoswki, Vinicius Hugentobler, 10-Claudio Costa, Nikolas Oliveira, Roger Kleemann.

Lembretes

73 ANOS DAS SERVAS – Nos cultos deste fim de semana está sendo recolhida uma oferta especial, lembrando os 73 anos das Servas da São Paulo. O dinheiro arrecadado tem destino o Hospital Municipal com aquisição de roupas de cama.

CULTO DA ASSISTÊNCIA – Dia 14 de setembro, 9h, celebra-se o culto do Aniversário do Departamento da Assistência. Neste dia serão entregues as cestas básicas do mês aos assistidos.

GALETO – Já estão à disposição na secretaria os cartões para o galeto da Assistência Social. Ao preço de R$ 8,00 o cartão, o assado será no dia 11 de outubro, no Centro Social, para levar para casa.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – Nos cultos está disponível a caixinha de ofertas bem como a cesta para alimentos não perecíveis. Através destas ofertas famílias carentes recebem alimentos e outros auxílios.

INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Dia 16 de setembro, 20h, começa uma nova turma de Instrução de Adultos. São encontros para aqueles que desejam entrar na IELB através da congregação São Paulo e participar da Santa Ceia. Também com a opção do horário de sábado, 9h, aos que não podem na terça-feira. Inscrições na Secretaria.

AUXÍLIO PASTORAL – No dia 31 de agosto foram instalados, como auxiliares no Ministério Pastoral, os estudantes do Sexto Teológico, Marcos Weide e Samuel Fuhrmann, com o objetivo de ajudar na ausência parcial do pastor Figur, que atua desde agosto/2008 na função de Capelão da Unimed em Novo Hamburgo.

CASAIS – Já estão abertas as inscrições para o 3º retiro de casais do ano. Será no dia 28 de setembro, na Sede Campestre Orfeu em São Leopoldo, com o palestrante pastor Klaus Kuchenbecker, de Porto Alegre. Inscrições na Secretaria.

Artigo - Hino complicado

“Já podeis, da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil...”. A maioria não sabe cantar o resto, o que não significa falta de patriotismo. Pode ser uma questão cultural. Ou porque é complicado mesmo, assim como o próprio Hino Nacional e os demais – todos com um vocabulário tipo “os grilhões que nos forjava da perfídia astuto ardil”. Penso, no entanto, que estes hinos são a cara da política brasileira, muito interessante na partitura, no papel, mas longe do entendimento popular. A gente até sabe assobiar a melodia, mas na hora de cantar, se enrola nas palavras, se confunde na memória, se perde no sentido. Por exemplo: Quem foi o meu candidato na última eleição? Qual o trabalho do Vereador? O que faz uma Câmara Municipal? Quais os compromissos do Prefeito? Para onde vai todo o dinheiro arrecadado nos impostos?

Ninguém duvida que a democracia é saudável, é bonita, igual aos hinos nacionais. Mas por nojo à corrupção, o perigo é suspirar pela canção chata da ditadura. Ao contrário, a forma popular de governo é a orquestra com uma sinfonia da liberdade, com a batuta dos direitos e deveres sem distinção, do maestro que é o próprio povo. Mas aí que começa o fenômeno do hino difícil. Porque fugimos dos ensaios, cochilamos na platéia. Incorporamos o espírito patriótico só nas Olimpíadas, na Copa do Mundo. Lembramos dos nossos representantes políticos só na euforia das campanhas. Ou na apatia. Depois os esquecemos. E pior, eles se esquecem de nós. E como diz aquela propaganda, são quatro anos sapateando. E eles nos enrolando.

Um problema que acontece também na igreja. O cristão, eleito para os propósitos de Deus (1 Pedro 1.2), cidadão dos céus (Filipenses 3.20), que recebeu de Cristo a independência da morte (1 Coríntios 15.57), pode facilmente se enredar na desafinada canção “deixa a vida me levar, vida leva eu”. Pode tapar os ouvidos ao aviso: Não vivam com vivem as pessoas do mundo, mas deixem que Deus os transforme (Romanos 12.2). Uma acomodação melódica, tradicional, distante do verdadeiro culto, do oferecer-se completamente a Deus num sacrifício vivo (Romanos 12.1). Por isto o recado: Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas ponham em prática o que ela manda. Porque aquele que ouve a mensagem e não a pratica é como um homem que olha no espelho e vê como ele é. Dá uma olhada, depois vai embora e logo se esquece de sua aparência (Tiago 1.22-24).

“Os grilhões que nos forjava da perfídia astuto ardil, houve mão mais poderosa, zombou deles o Brasil”. Alguém entendeu? Melhor buscar o dicionário para descobrir que é isto que fazem muitos políticos, e é disto que precisamos nos libertar: “A desleal sabedoria do jeitinho que nos moldava nas prisões, tem agora uma mão mais forte”. Esta mão é o entendimento, seja na política ou na religião. Ou como diz o texto sagrado: “Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas” (Efésios 4.14).

Marcos Schmidt

Jornal NH de 4 de setembro de 2008