Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Semanal 77 - 21 a 27 de Setembro de 2006

Cultos - 16º Domingo Após Pentecostes
Tema: Deus nos torna praticantes da pura e verdadeira religião.
Resumo da Mensagem: Na sua vida, teoria e prática estão de acordo ou estão em contradição? O apóstolo Tiago nos diz que precisamos praticar a palavra de Deus e não apenas ouvir e saber seu significado na teoria. Na vida cristã, conhecimento teórico a respeito da mensagem do evangelho e prática desta mensagem andam juntos. Deus planta sua palavra em nossos corações e nos move a praticar a mensagem da salvação. Este amor de Deus transparece na nossa vida quando lutamos contra o pecado e também quando demonstramos o nosso amor às outras pessoas.
Textos Bíblicos: Sl 146; Is 35.4-7a; Tg 1.17-27; Mc 7.31-37.
Músicas (Louvai ao Senhor): 89, 141, 92, “Tornai-vos praticantes”, 63, 134, 168, 97, 183.
Música Tema do Culto: “Tornai-vos praticantes da Palavra do Senhor” (Grupo Centelhas)
D A
Ouvi uma vez a Palavra de Deus,
B- G A
Ouvi duas vezes e nada mudou, onde eu errei.
D A
Sendo apenas ouvintes logo esquecerás!
B- G A
Sendo bom praticante da Palavra de Deus, tudo guardarás.
G A D B-
Para que te vá bem toda vida em teu caminhar,
G F#- E- A
Jesus, ao teu lado, guardando os teus passos está.
G A D B-
É Ele que te mantém, te orienta e te guiará.
G F#- E- A
Com sua palavra em prática a vida terás.
D A B- G A
Tornai-vos praticantes da palavra do Senhor, ô, ô, ô.
D A B- G A
Não somente ouvintes da palavra do Senhor, ô, ô, ô, ô, ô, ô.
G A D B-
:: Para que te vá bem toda vida em teu caminhar,
G F#- E- A
Jesus, ao teu lado, guardando os teus passos está.
G A D B-
É Ele que te mantém, te orienta e te guiará.
G F#- E- A(D)
Com sua palavra em prática a vida terás.::
Programação da Congregação
CONGRESSO MIRIM - Dia 12 de Outubro, para crianças da Escola Dominical. Local: R. Rodrigues Alves, 37 - Escola Sinodal da Paz (IECLB). Horário: 9h até 16h. Cultos: R$ 2,00 por criança (almoço incluído). Para quem não pode pagar, vamos conseguir doações. Obs.: No dia o pastor Ezequiel será instalado como pastor Conselheiro da Escola Dominical do Distrito DIVASI, juntamente com uma comissão da nossa paróquia. Mais informações com pastor Ezequiel.
PALESTRA - No próximo dia 28, 5ª feira, 20h, na igreja, tem a palestra do DEM. O palestrante será o professor do Seminário Concórdia, Anselmo Graff, que abordará o tema: "Aquecendo os corações na missão da igreja." O convite é para todos os interessados na ordem de Jesus de "ir e pregar" o Evangelho, isto é, a todos nós. Tragam alguém junto...

Artigo - Manias e Loucuras

Ninguém escapa de manias. Ou como se diz: de louco todos temos um pouco. A questão, por isto, é tomar cuidado para não ultrapassar a linha da normalidade. Caso contrário, o fim pode ser um manicômio ou até mesmo uma cela de prisão. Pensando bem, tem gente metida na política que já ultrapassou esta linha e com jeito de sociopata - doente da cabeça que despreza as obrigações sociais e os sentimentos dos outros.
Parece que as manias estão aumentando. Tem até nome – Transtorno Obsessivo Compulsivo. O TOC, conforme explicam os entendidos, “se caracteriza basicamente pela repetição de gestos, rituais, pensamentos e atividades que a pessoa sabe que não têm sentido, mas que não consegue evitar. Se não executá-los passa por uma ansiedade brutal ou acha que poderá acontecer algo de ruim para si ou para outras pessoas”.
Um tipo comum é a mania de limpeza. O filme “Melhor Impossível”, com Jack Nicholson, trata da questão e é recomendado para os que sofrem do problema. Tudo indica que esta era a loucura dos fariseus no tempo de Jesus. Estes doutores da lei tinham transformado a sua religião num enorme tapete. Para debaixo dele varreram a falta de amor ao próximo – o verdadeiro cumprimento dos mandamentos que tanto se orgulhavam em seguir (Lucas 11.41). No Evangelho de Marcos, capítulo 7, percebe-se um clássico caso desta doença: “Por que é que os seus discípulos não obedecem aos ensinamentos dos antigos e comem sem lavar as mãos?” Tal crítica a Jesus ia além da obsessão por uma higiene do corpo. Eles lavavam as mãos, copos, pratos e objetos porque acreditavam que tudo estava contaminado espiritualmente pelas pessoas que não pertenciam ao povo deles.
Se de louco todos temos um pouco, então não ficamos longe dos fariseus. E por uma razão bem simples e explicada por Jesus: É de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências. Tudo isto vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras (Marcos 7.21-23).
Qual a mania que tenta nos agarrar? A da limpeza, do consumo, do trabalho, do sexo, da comida, da bebida, da desonestidade, da superstição, da inveja, do ciúme, da fofoca, da mentira? Que ninguém se engane, todos têm alguma queda. A Bíblia confirma: Se dizemos que não temos pecados, estamos nos enganando e não há verdade em nós (1 João 1.8). É por isto também que aponta para a cura: Os seus corações e as suas mentes devem ser completamente renovados. Vistam-se com essa nova natureza que Deus criou (Efésios 4.23,24).
Para os fariseus Jesus foi bem sincero: - Vocês são uns hipócritas e os seus rituais de culto não têm nenhuma serventia. Eles precisavam recolher o tapetão e toda a sujeira debaixo dele. Mas preferiram viver na mentira. Mais tarde o fariseu Saulo se deu conta e confessou: Eu era um maníaco, um fanático. Mas joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo (Filipenses 3.6,8).
A vida, com certeza, é uma loucura e as manias estão por aí. Foi por isto mesmo que Jesus respondeu aos que se achavam bons da cabeça e do coração: Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Eu vim para chamar os pecadores e não os bons (Marcos 2.17).
Marcos Schmidt

Artigo - Multa e Guincho

No último dia 4 a Polícia Rodoviária Estadual me atacou no posto de Sapiranga. Através de uma câmara filmou a placa do carro, e o computador revelou a irregularidade: o meu seguro obrigatório estava vencido. Expliquei ao policial que tinha pago o IPVA meio ano adiantado e o seguro foi esquecido no meio de tantas contas. Mas o homem da lei cumpriu as ordens do sistema. Além da multa, o carro foi guinchado logo depois. Lá estava eu, na noite mais fria do ano no acostamento da estrada, com minha esposa, meus dois filhos pequenos e a sobrinha. E meu sogro mal no hospital. Atrás de mim outros veículos. Uma família humilde acompanhada de um casal idoso não pode seguir para o velório. Depois de conseguir uma carona de volta para casa, pensei nas dezenas de pessoas que passaram por esta situação. E pior, longe de casa. No outro dia, arrumando dinheiro e a papelada, mais surpresas. Sem os documentos que o Detran envia pelo correio, não podia retirar o carro dirigindo. Enquanto isto as diárias no depósito do guincho eram acrescidas junto à conta. Assim, tive que pagar outra vez o guincho. Resumo da história: estou buscando a lei para defender meus direitos. Não cometi nenhum crime, apenas atrasei uma conta. Ora, se deixo de pagar uma prestação do fogão, o vendedor pode tirá-lo de mim? Cobrar multa duas vezes o valor da prestação? Mais duzentos reais de frete de um produto que mesmo posso transportar? Diárias do depósito até obter o recibo que eles enviam pelo correio? E deixar toda a minha família sem comida?
Sempre ensinei que devemos obedecer as autoridades porque elas estão a serviço de Deus para o nosso bem. É o que recomenda a Bíblia: Paguem todos os seus impostos e respeitem e honrem todas as autoridades (Romanos 13.7). Mas o texto sagrado também diz que “quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça” (Provérbios 29.4). Quase a metade dos nossos ganhos é para o governo. Não é por nada toda esta inadimplência e quebra-quebra. No tempo bíblico os governantes de Israel ouviram o recado: Vocês exploram os pobres e cobram impostos injustos das suas colheitas. Vocês maltratam as pessoas honestas. Procurem fazer o que é certo e não o que é errado” (Amós 5). Segundo o presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, a carga tributária no país poderia ser um terço menor do que é hoje, bastando aplicar melhor o dinheiro público e acabando com a corrupção – 32% de toda a arrecadação de impostos são desviados.
Na verdade precisamos do governo e da polícia bem aparelhada. E isto não acontece sem os impostos. Agora mesmo, os policiais estão cuidando da nossa segurança na RS-239, junto ao viaduto do bairro São Jorge em Novo Hamburgo. Sem dúvida, no meio desta violência, cada vez mais urge um poder público preocupado e atento com o nosso bem estar físico. E somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes, e não os que fazem o bem (Romanos 13.3).
Este protesto é feito com todo o respeito. E não em causa própria, mas por aqueles que, na maioria, não têm voz nem vez. Afinal, quem não comete injustiças? É por isto mesmo o recado do apóstolo aos detentores da disciplina, depois de lembrar o quarto mandamento: Pais, não tratem os seus filhos de um jeito com que eles fiquem irritados (Efésios 6.4).
Marcos Schmidt