Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 451

O SEMANAL - DE 21 A 27 DE NOVEMBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
___________________________________________________________

Último Domingo do Ano da Igreja

Leituras:      Sl 46         Ml 3.13-18       Cl 1.13-20        Lc 23.27-43
Tema:                  O dinheiro que damos na igreja
Mensagem: O mês de novembro na IELB é conhecido como o mês da Mordomia Cristã, quando nas congregações é orientado que se façam estudos, sobretudo sobre o ensino bíblico da oferta. É o que vamos fazer nesta semana nos cultos. O que não é uma tarefa agradável, falar e ouvir sobre o dinheiro na igreja. Alguém já disse que "o bolso é a parte mais sensível na igreja", isto é, dar ofertas. Os textos bíblicos neste último domingo do ano da igreja, no entanto, podem nos ajudar bastante neste dificuldade, sobretudo o Evangelho que narra a morte de Jesus na cruz - a motivação para a oferta. Já em Malaquias, tem uma frase que muitos dizem: "Não vale a pena servir a Deus". Será? Colossenses responde que é por meio de Cristo que os nossos pecados são perdoados (1.14). Levar nosso dinheiro para o altar começa por aí... (pastor Marcos)

Programação da semana

26/11  – Terça
8h
13h30
19h30
20h
Pastores do distrito - Castelo Forte, Lomba G.
Assistência Social
Ensaio do Coral
Conselho Distrital - Calendário e Eleições
27/11  – Quarta
14h30
19h
20h
Servas Centro - passeio
Ensaio de Natal com crianças
Encontro Teológico
28/11  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo"
29/11 –  Sexta
18h15
19h
19h40
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
30/11 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo
01/12 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens

 


L e m b r e t e s


CHAMADO PASTORAL – O pastor Laerte Tardelli  Voss declinou do chamado. Neste 23/11, após o culto, próxima Assembleia para continuar o processo do chamado.
JESUS REDENTOR – Assembleia da congregação, dia 23/11, após o culto das 18h.
BATISMO – Manuela Rorato do Nascimento, filha de Arlex Pires do Nascimento e Daniela Alves. Nascida em 30/07/2013 e batizada em 23/11/2013. Padrinhos: Caroline Alves, Natália Herta Weimer, Thaís Rorato, Ademar Paulo de Ramos, Cíntia Patrícia Faller, Henry Drews, Vanessa da Cruz dos Santos e João Carlos Pimentel Camargo.
FEIRA DE NATAL – No lar da Comunidade, nos dia 30/11 e 1º/12, com trabalhos da Assistência Social.
PASSEIO DAS SERVAS – As Servas Centro fazem um passeio para Passo de Torres, no dia 27 de novembro, na casa de Nestor e Sereni Thoen.
RETIRO DE CASAIS – O grupo de casais, liderado por Herton e Helena Scheuermann, convida a todos os casais para o retiro espiritual nos dias 30/11 e 01/12, em Arroio do Sal, na sede da Apresul. As inscrições na Secretaria ou com os pastores, com custo total por casal de 220 reais. Palestra com o pastor Adilson Schünke.
NATAL – Os ensaios de Natal com as crianças são nas quarta-feira, 19h.
DECA  – Confraternização com almoço no dia 24/11, na sede de Nelson Blauth.
ENCONTRO TEOLÓGICO – "Como ler e entender a Bíblia", professor Vilson Scholz. Datas: 30/10, 13/11 e 27/11 (4ª-feira, 20h as 22h, na igreja).
CALENDÁRIO – No dia 4 de dezembro, 20h, a liderança da congregação se reúne para elaborar o Calendário 2014.
APOIO PSICOLÓGICO – Através do Ponto Psi, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado dos gabinetes pastorais. Agendamentos na Secretaria.
MENSAGEIRO LUTERANO – Avulso, na saída da igreja. É só pegar e colocar 7 reais na caixinha. (conseguimos troco de um e dois reais)
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Artigo - Longe do poder

Longe do poder

    Os réus do mensalão precisam agora se adaptar às durezas da cadeia. São celas individuais de seis metros quadrados, sem mobília e chuveiro elétrico, apenas uma cama, um lavatório e um vaso sanitário. Situação humilhante para quem estava acostumado com regalias e benesses do poder. Mas, ainda vantajosa pela cruel realidade do sistema prisional brasileiro. Injustiça? Perseguição política? O meticuloso julgamento, amparado pelos melhores advogados de defesa, indica que os réus são culpados, ou pelo amor ao dinheiro, ou pelo ardor ao poder, ou pela obsessão nos fins que justificam os meios. Curiosamente, enquanto estes exonerados do poder eram conduzidos vivos no caminho da desonra para Brasília, o ex-presidente Jango  era recebido morto com glórias de chefe na capital. O que é melhor? O que é pior?

   São histórias parecidas quando se pensa na fugacidade do poder, prestígio, riquezas, glórias terrenas. Tudo isto vai embora, ou por justiça, ou por injustiça. Morei em São Borja nos anos 80, início do meu ministério pastoral, e sempre me chamava atenção aqueles jazigos de Getúlio Vargas e João Goulart. Estes homens foram cercados de bajulação, zelo, interesses. Agora estavam ali, esquecidos, ignorados, abandonados. O que é a vida neste mundo? Bem diz a Bíblia: “Ninguém lembra para sempre dos sábios, como ninguém lembra dos tolos. No futuro todos nós seremos esquecidos. Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos” (Eclesiastes 2.16).

   Neste mundo de ilusão, vale a pena atender ao recado do apóstolo: "Tenham sempre a consciência limpa. Assim, quando vocês forem insultados, os que falarem mal da boa conduta de vocês como seguidores de Cristo, ficarão envergonhados. Porque é melhor sofrer por fazer o bem, se for esta a vontade de Deus, do que por fazer o mal. Pois o próprio Cristo sofreu uma vez por todas pelos pecados, um homem bom em favor dos maus, para levar vocês a Deus” (1 Pedro 3.16-18). 



pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

21 de novembro de 2013