Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sábado, 6 de outubro de 2012

Sermão - 19º Domingo após o Pentecostes


19º Domingo após o Pentecostes, 7 de outubro de 2012
Tema: Os ingredientes de uma vida feliz!
Texto: Sl 128
Pastor: Edgar Züge

O que é felicidade? Uma vida feliz? Quais os seus ingredientes? O Salmo 128 dá a resposta. Desde cedo na igreja cristã este Salmo foi usado junto com o Sl 127 em bênção matrimonial. Salmos de romagem.
            O primeiro versículo já resume a verdadeira felicidade em dois tópicos: Feliz é aquele que teme o Senhor e anda nos seus caminhos.  Temer o Senhor e andar nos seus caminhos só faz aquele que está em correto relacionamento de fé com Deus. Fé em Jesus Cristo como Salvador. Nós somos por natureza antropocentristas (o homem é o centro de tudo) em vez de teocentristas (Deus é o centro de tudo). A fé faz com que recoloquemos Deus no seu devido lugar como Senhor de nossas vidas.
            Na continuação do Salmo temos a bênção de Deus sobre os crentes. Esta se manifesta no trabalho e no lar. Com o trabalho o crente ganhará o suficiente para ele e sua família. No lar, sua esposa será abençoada e uma bênção para ele e seus filhos. Estes filhos serão uma bênção para o casal.
            Nos últimos dois versículos o salmo registra a bênção de Deus estendida sobre toda a igreja. Sião e Jerusalém simbolizam a igreja. Sobre ela repousará a paz do Príncipe da Paz, Jesus Cristo. A paz é toda sorte de bênção, espiritual e material. Que esta paz repouse sobre você, sua família e sua igreja. Assim você será realmente feliz. Amém.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O SEMANAL, ANO 8, Nº 392


O SEMANAL -  DE 04 A 10 DE NOVEMBRO DE 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
          Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
______________________________________________________

    19º Domingo após Pentecostes

Tema:               Os ingredientes de uma vida feliz!
Leituras:    Sl 128     Gn 2.18-25     Hb 2.1-13     Mc 10.2-16

Mensagem: Você é feliz? Você quer ser feliz? O que é felicidade para você? Quais os ingredientes da verdadeira felicidade? Cada um pode arriscar uma ou mais respostas. Mas eu o convido a olhar de perto o Salmo 128, a começar pelo primeiro versículo: “Feliz é aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a sua vontade!”. Segundo o Dr. Schwan, que compilou as perguntas e respostas do Catecismo Menor, Lutero começou a explicação de cada mandamento do “devemos temer e amar a Deus” porque do temor e amor a Deus flui o cumprimento de cada mandamento. Temer a Deus é a fé em Jesus Cristo, que nos coloca no correto relacionamento com Deus, e é o princípio para viver na sua vontade. Fé e amor, os ingredientes da verdadeira felicidade!    (pastor Edgar)

Programação na Semana

09/10 – Terça
8h
18h30
17h45
19h30
Passeio da Assistência Social
Aulas de flauta
Instrução de Adultos (turma A)
Coral
10/10 – Quarta
14h30
Servas Centro
11/10 – Quinta
14h
20h
3ª  Idade
Culto “São Paulo”
12/10 – Sexta
 Retiro dos Jovens (dia 12 ao dia 14)
13/10 - Sábado
8h30
18h
20h
Instrução de Adultos (turma B)
Aulas de violão e teclado
Culto “Jesus Redentor”
Culto “São Paulo”
14/10 – Domingo
9h
Culto “São Paulo”

 

Lembretes

87 ANOS – Culto dos 87 anos da São Paulo, nas dependências do Cesaspa, 21 de outubro, 9h, com almoço. Não haverá culto na 5ª feira nem no sábado.
ENCONTROS TEOLÓGICOS – Ainda tem 3 encontros do tema: Introdução ao Antigo Testamento com o professor Acir Raimann: 17/10, 24/10 e 07/11. Informe-se sobre este curso e participe.
RETIRO – Os jovens da congregação, numa integração com os jovens de Balneário Camboriú, fazem retiro em Gramado nos dias 12 a 14 de outubro. O pastor Ezequiel de lá estará acompanhando os seus jovens, e aqui o pastor Edgar.
VISITA – Se você quer receber uma visita pastoral em sua casa, entre em contato com os pastores ou na secretaria. Veja os telefones no cabeçalho do Semanal.
GABINETE – Se você quer conversar com o pastor no gabinete dele, entre em contato com os pastores ou na secretaria. Telefones no cabeçalho do Semanal.
MENSAGEIRO LUTERANO – A edição de outubro do Mensageiro Luterano está a disposição na entrada da igreja. Pegue um e coloque 5 reais na caixinha.
LIVRO DE ORAÇÕES – Durante a semana na secretaria, ou no início do culto aos recepcionistas, informe o(s) nome(s) de pessoa(s) para incluir no Livro de Oração, juntamente  com o motivo, ou para agradecer ou para pedir a Deus. 

“Quando as autoridades cumprem os seus deveres, elas estão a serviço de Deus” (Romanos 13.6).       BOM VOTO!


“Neste dia das crianças que se aproxima não deixe de lado o MELHOR presente que seu filho pode ter: o seu exemplo. E ser exemplo é levar seus filhos até o Mestre. Ele continua lá, de braços abertos, esperando você. Este presente é grátis e dura até a eternidade. Reflita sobre isto e feliz Dia das Crianças, com Jesus. "

Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto.
Qualquer dúvida fale com os recepcionistas.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Culto Gaúcho

Culto Gaúcho 2012

Artigo a faca e o queijo


A faca e o queijo

Domingo estaremos com a faca e o queijo na mão, mas como evitar que depois roubem o nosso queijo? Este é um detalhe que ainda precisamos aprender. O julgamento do Mensalão tem mostrado que nem tudo está perdido, e quem sabe, depois de escolhermos o nosso prefeito e vereadores, tenhamos mais audácia para pressioná-los ou denunciá-los. Até porque eles são colocados lá para o bem comum da sociedade e não para serem servidos por ela. “Eu vim para servir”, disse Jesus aos seus discípulos, indicando o caminho para fazerem o mesmo. A política é um discipulado. As pessoas públicas são colocadas nos seus lugares por Deus, e para isto pagamos impostos, escreve Paulo (Romanos 13.6). Assim o voto é divino, e, portanto um compromisso cristão.

Mas um compromisso também para cobrar. É assim na vida cristã, somos responsáveis uns pelos outros. “Se o seu irmão pecar vá e mostre o erro dele” (Mateus 18.15), lembra o Salvador. Na administração pública deve acontecer o mesmo. Até porque se um prefeito ou vereador está pecando por negligência, irresponsabilidade, corrupção, falcatruas, sendo infiel à sua vocação, quem é responsável por denunciar estas iniquidades? Somos nós, aqueles que os elegeram. Portanto, chega de falar dos políticos corruptos, falemos aos políticos corruptos. Para isto a sociedade civil deveria conhecer melhor os mecanismos para que o povo não fique refém entre uma e outra eleição.

Outra coisa, e se o vereador fosse voluntário, isto é, sem salário como era antigamente? Eu penso que se tivéssemos vereadores voluntários, os eleitos seriam pessoas movidas por legítimo civismo, além de eliminarmos muitos interesseiros. Mas domingo é preciso escolher, e eu já sei em quem não vou votar: naqueles que fazem barulho. Afinal, como pedir ajuda a um vereador com a lei do silêncio se ele mesmo não a respeitou na sua campanha?  Um simples detalhe entre outros para que depois não roubem o nosso queijo.  


Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
4 de outubro de 2012