Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O SEMANAL, ANO 8, Nº 382


O SEMANAL - 26 DE JULHO A 01 DE AGOSTO DE 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
   Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_______________________________________________________

    9º Domingo após Pentecostes
Tema:     Oração pelo crescimento espiritual dos crentes
Leituras:     Sl 136.1-9      Gn 9.8-17       Ef 3.14-21      Mc 6.45-56
Mensagem:  Muitas vezes você se decepciona com as fraquezas dos irmãos da família da fé. Muitas vezes se sente frustrado com você mesmo. Ao procurar soluções, começa a julgar, ditar ordens e proibições. Mas não nota melhora nenhuma. Qual o problema? O problema é que dentro de nós não há força própria para mudança. Ordens e proibições não melhoram o coração de ninguém. Então, qual é a solução? Onde ela está? A solução está fora de nós. Ela está no crescimento espiritual. Por este crescimento Paulo ora, o que está registrado em Efésios 3.14-21. Ele vem pela força do Espírito Santo que atua em nós na Palavra e nos Sacramentos. É ele que nos dá a fé em Jesus Cristo, a fortalece, faz com que Cristo cresça em nós. E assim faz com que também cresçamos no amor a Deus e ao próximo, até alcançarmos a plenitude da natureza de Deus.  Pastor Edqar  Züge

Programação na Semana


31/07 – Terça
13h30
18h30
19h30
20h
Assistência Social
Aulas de flauta
Coral
Conselho Distrital – Rei Jesus
01/08 – Quarta
20h
PEM
02/08 – Quinta
14h
20h
3ª Idade
Culto “São Paulo”
03/08 – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º anos
Instrução Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos 
04/08 - Sábado
9h
15h
18h
20h
Aulas de teclado e violão
Reunião liderança
Culto “Jesus Redentor”
Culto “São Paulo”
05/08 - Domingo
9h
18h
Culto “São Paulo”
Jovens

 

         Lembretes


BATIZADO RAFAELA EDUARDA DA SILVA DE LIMA, filha de Núbia Cristina da Silva e Alcindo Alves de Lima. Nascida no dia 14 de fevereiro e batizada dia 28 de julho de 2012. Padrinhos: Alessandra Fabiana da Silva Schwartzaupt, Paulo Roberto Schwartzhaupt, Gustavo da Silva Schwartzhaupt, Nicolas Wilber da Silva, Bianca Kiszewski, Marcos Aurélio Rossoni, Eloá da Silva Rossoni, Tiago de Lima Fernandes, Jhonny Henrique Petters.
NOITE ESPECIAL No dia 28/07, após o culto, Jantar promovido pelos jovens, no ginásio, com música ao vivo. Cartão: R$ 12,00.
NOVA TURMA – A partir de agosto inicia nova turma para profissão de fé. Inscrições na secretária. São dez encontros de 1 hora, aos sábados de manhã ou a combinar.
PRE-CONFIRMANDOS – No dia 3 de agosto inicia nova turma da Instrução do Pré-Confirmandos, para os que completam 11 anos a partir de agosto de 2012.
JUVENTUDE MIRIM – Voltam suas atividades normais  no dia 3 de agosto.
87 ANOS – Todos os lideres dos departamentos da congregação estão convidados para uma reunião no dia 4 de agosto, 15h, no Lar da igreja, a fim de planejar uma programação especial para festejar os 87 anos da “São Paulo”.
GALETO – Estão a disposição cartões para o galeto da Assistência Social, para levar, no dia 11 de agosto.
PEM – No dia 1º de agosto, quarta-feira, 20h, na igreja, encontro com os lideres dos pequenos grupos, responsáveis pela coordenação dos estudos do caderno do PEM.
INTERCESSÕES – No início do culto, informe aos recepcionistas o(s) nome(s) de pessoa(s) para incluir na oração e o motivo por agradecimento ou pedido.
NO BLOG – Veja no celspnh.blogspot.com: a confirmação dos 21 jovens, CPT na TV sob um novo tema da semana, artigos, sermões e outros...
MENSAGEIRO LUTERANO – Pegue um exemplar e coloque 5 reais na caixinha! Se você tem assinatura, ofereça para um amigo e divulgue esta importante revista da IELB.

Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto. Deus lhe abençoe. 



quarta-feira, 25 de julho de 2012

Artigo - Cavalheiros, trevas e a Luz


Cavaleiros, trevas e a Luz


O massacre num cinema dos Estados Unidos provocou o aumento das vendas de armas no estado do Colorado, junto com o número de licença para porte de armas. Só numa loja de armas que ainda estava fechada, a fila tinha 12 pessoas horas após a tragédia. Um contrassenso. Em compensação, o debate sobre o controle das armas também aumentou entre os americanos após esta chacina que deixou 12 mortos e 58 feridos – uma discussão que sempre sofre forte influência dos fabricantes de armas. Estima-se que 200 milhões de armas circulem no país, quase uma para cada cidadão – o que gera enorme lucro interno para a indústria arsenal, somado ao das guerras além fronteiras. É a velha regra do dinheiro com a última palavra, e que alimenta a força insana de um James Holmes. O assassino desvairado não tinha antecedentes criminais, e adquiriu sem restrições armamento pesado e 6 mil balas. A lei também lhe facilitou a entrada no cinema num país onde é permitido o porte de armas.

Graças a Deus que em nosso país as leis sobre o uso de armas é diferente. Já basta o domínio assolador da corrupção, as insanidades do trânsito, a violência dos bandidos, o flagelo na saúde, e tantas outras “armas” mortíferas na mão dos maus. E pensando bem, lá ou aqui, todos os massacres, grosseiros ou disfarçados, são movidos pelo dinheiro. Até o aborto, afinal, elimina-se mais uma boca para alimentar. E assim a vida continua. E também os lucros do filme Batman – o Cavalheiro das Trevas Ressurge, que em respeito às vítimas do ataque que assistiam a nova produção, só foram  divulgados nesta última segunda-feira, e que superam todos os recordes. Grande hipocrisia.

Por isto o último livro da Bíblia onde entra em cena um cavaleiro montado num cavalo branco. É Jesus, denominado de “Fiel e Verdadeiro” (Apocalipse 19.11).  Narram os simbolismos que este cavalheiro derrotou o monstro e seus exércitos e trouxe um reino sem morte, tristeza, choro e dor (21.4).  Para alguns é ficção, mas para outros é a realidade de alguém que ressurgiu das trevas e prometeu: “Certamente venho logo” (22.20).



Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
26 de julho de 2012