Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Semanal 106 - 12 a 18 de Abril de 2007

Cultos - 2° Domingo de Páscoa
Tema: Jesus vive e fortalece a fé dos seus, também para o serviço!
Textos: Salmo 100; Atos 5.17-32; Apocalipse 1.4-18; João 20.19-31.
Hinário Luterano: 114 106 103 269
Mensagem: Jesus encoraja a Tomé e a nós hoje a viver pela fé, confiando no amor, no poder e na sabedoria de Deus. Nessa fé confiamos nas promessas divinas, mesmo quando as circunstâncias e os sentimentos dizem o oposto. Crer é ver. É ver tudo na perspectiva divina, e não na perspectiva natural do ser humano. Crer é ver o céu aberto e esperar que um dia veremos Deus face a face. Enquanto não estamos lá, vivamos a nova vida a serviço Dele. Há muita coisa a fazer. Existe serviço para cada um. Sirvamos com alegria, porque Ele nos serviu primeiro. (pastor Figur)
Notícias da Congregação
BATISMO – IRIS GABRIELE DAS SILVA, nascida em 17/01/2007, batizada em 15/04/2007, filha de André Tadeu da Silva e Adriana Fernandes. Padrinhos: Roberto Oliveira Rocha, Isabel C. da Silva Rocha, Roberta C. da Rocha, Aline Luchetto, Lucas da Silva, Voni Lenz, Nicolau de Oliveira Sobinho.
FALECIMENTO – NEIDA INÊS ALVES, em 09/04/2007, aos 58 anos. Enlutados: esposo Teodoro e filhas Caroline e Daniela. Culto de Ação de Graças: 21/04 – 20h.
DOIS HORÁRIOS – Além de terça-feira, 20h, a Instrução de Adultos terá outro horário – sábados, 14h. Esta nova turma começa no dia 12 de maio.
59 ANOS – No culto deste sábado, 14/04, a Liga de Leigos da congregação festeja seu aniversário - 11 de abril de 1948 está marcado o dia da sua fundação.

Artigo - O testamento de Neida

No último dia 10 de abril oficiei o sepultamento da Neida Inês Alves. Ela morreu aos 58 anos de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença que degenera progressivamente o sistema nervoso. A expectativa de vida é curta, mas a Neida surpreendeu e suportou 8 anos o sofrimento. Com o tempo a pessoa perde todos os movimentos e não consegue mais se comunicar. A Neida usava uma tecnologia avançada no seu computador - um dispositivo que utiliza raios infra-vermelhos acoplado na armação dos óculos, e que através da movimentação dos músculos da face, controla-se as letras na tela. Foi assim que esta professora escreveu muitas cartas, e destaco algumas pérolas tiradas de uma delas, intitulada “Eu e Ela”.
“A vida é sempre cheia de surpresas, às vezes são boas, outras são ruins, e outras nós as transformamos como queremos que elas sejam e, talvez tem aquelas que não podemos mudar como gostaríamos. Assim é a vida minha, a sua, a nossa.
Eu perguntei: tem cura, doutor? Ele respondeu: não. Foi uma consulta de 10 minutos e uma sentença de morte. Sai do consultório arrasada.
Recebia muitas visitas, muitos telefonemas. Eu me encontrava muito fragilizada, tinha necessidade de ouvir coisas boas, de amor, de conforto, mas algumas vezes eu ouvia palavras de culpa. Então pensava: será castigo de Deus pelos meus pecados? Eu acreditava que Jesus pagou o preço morrendo por nós, e nossos pecados perdoados na cruz do calvário. Eu queria e necessitava ouvir: JESUS TE AMA, esta frase me enchia de esperança, de alegria, de força.
Chorar? Se lamentar? Sim, chorei várias vezes, implorei ao bondoso PAI que não deixasse sofrer nem a mim, nem a meus familiares. Nunca lamentei o meu estado físico. Agradeço a Deus pela força que tenho, pela família maravilhosa que me enche de cuidados e amor, pelo meu marido que está sendo fiel quando diante de Deus prometeu: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Ele é o meu esteio, a minha proteção. Ele conhece as minhas manhas. É ele que me vira na cama à noite, posiciona meus braços, minhas pernas, a cabeça, da melhor forma possível, para que nós possamos dormir bem.
Com Jesus eu sou vitoriosa. Vitória grandiosa! Agora posso dizer para as pessoas o quanto elas são importantes, posso expressar meus sentimentos, mandar mensagens, e receber resposta é muito gratificante. Nas noites em que o sono não vem, eu recito mentalmente alguns versículos bíblicos: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Tudo posso naquele que me fortalece. A minha graça te basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Estes versículos estão se cumprindo fielmente em minha vida, e pude sentir o poder de Deus atuando sobre nós. Nada me faltará.
Peço a Deus que tudo isso que estou passando não seja em vão, mas que possa ser usado para a glória do Senhor. (...) Tenho conhecimento dos estragos que esta doença pode causar. Não tenho medo. Até aqui o Senhor me ajudou. A minha fé diz que Ele continuará me ajudando. Confio no Seu amor, na Sua misericórdia. Ele é fiel e justo, basta que creiamos.
Tenho uma família maravilhosa, duas filhas queridas e o meu amado esposo, sempre preocupado com o meu bem estar.
Finalizo dizendo: Sou feliz, porque tenho Deus no coração, que muito me ama e eu O amo muito, muitíssimo. ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE QUE ELE TUDO FARÁ”. (ass.) Neida Inês Alves, 21/03/2006.
Marcos Schmidt
Artigo para o Jornal NH - 12/04/2007