Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O SEMANAL DE 18 À 24 DE AGOSTO

                  10º Domingo após Pentecostes

Tema:  O culto verdadeiro que agrada a Deus
Leituras:  Sl 138    Is 51.1-6    Rm 11.33 – 12.8, 13-15   Mt 16.13-20

Mensagem: O apóstolo diz que culto na igreja e vida fora dela é tudo uma coisa só. Que culto verdadeiro e que agrada a Deus não é nenhum sacrifício que se faz em uma hora separada. E vai mais longe. Diz que devemos oferecer  a nós mesmos “completamente a Deus, como sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele”. Ao falar que “esta é a verdadeira adoração (culto que tem sentido), diz isto, porque fazer uma coisa dentro da igreja e viver outra lá fora, não leva a nada. Mas como conseguir isto? As leituras deste culto nos respondem.  (pastor Marcos)

                                          Lembretes

BATISMO AMANDA VERÍSSIMO FLECK, filha de Silvio Fernando Fleck e Giara Alessandra Veríssimo. Nascimento: 23/05/2011. Batismo: 18/08/2011. Padrinhos: Rudimar de Freitas Costa, Daiana Carolina Schönardie Costa, Bruna Veríssimo, Leonardo Veríssimo, Claiton Veríssimo, Cristiane Veríssimo, Juciane da Luz Becker, Paulo César da Silva, Andrea Fagundes da Silva, Fabricio Edgar Fleck.
INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS  – Em 5 de agosto iniciou nova turma do 1º ano. Lembramos que aqueles que completam 12 anos entre agosto/2011 à julho/2012, estão aptos para ingressar. Inscrições na Secretaria.
DUAS TURMAS – No dia 13/08, 9h (sábado), e no dia 16/08, 19h (terça), iniciam duas novas turmas de instrução para os que desejam ser membro da IELB. Inscrições na Secretaria. São dez encontros com uma hora de duração.
JOVENS – Neste fim de semana os jovens da congregação estão de retiro, acompanhados pelo pastor Edgar.
TERCEIRA IDADE – Na reunião do dia 1º de setembro, 5ª feira, 14h30, no Cesaspa, estará palestrando Felipe Kuhn Braun, historiador da imigração alemã no Brasil.
CASAIS – O encontro de casais foi transferido para o dia 24 de setembro. O local será no CTG Terra Nativa, Av. Sapiranga 1080, NH, com início às 19h. A palestra será do pastor Leopoldo Heimann, “Pastor e Membros, um trabalho de parceria na igreja”. O preço será de 50 reais para o casal.
MENSAGEIRO LUTERANO – Avulso as edições de julho e agosto, por 5 reais a unidade. Pegue um exemplar e coloque na caixinha o dinheiro correspondente. E faça a assinatura desta revista mensal da IELB.
Amigo (a) visitante, bem-vindo(a) ao culto. Deus te abençoe.

Artigo - Photoshop de Deus

Sob o título “O novo retrato da fé no Brasil”, a ISTO É traz matéria de capa que merece profunda reflexão pelas igrejas históricas no concorrido “mercado religioso”. Baseada em pesquisas, a reportagem mostra uma realidade positiva e negativa nesta babel. Ao citar que “o universo espiritual está tomado por gente que constrói a sua fé sem seguir a cartilha de uma denominação”, lembra que o atual fenômeno enfraquece as tradições diante da prolifereção de igrejas e da intensa migração religiosa. Um cenário pontual que, mesmo diante do intenso consumismo tecnológico e crescente materialismo, revela a permanente necessidade espiritual das pessoas. Mas com lado perverso pela confusão espiritual cada vez maior, quadro que Jesus denominou de “ovelhas sem pastor” diante da multidão aflita e desesperançosa.
Nesta matéria, uma socióloga intitula o novo retrato da fé como “autonomia religiosa”. Sustenta que “Deus é constituído de multiplicidade simbólica, é híbrido, pouco ortodoxo, redesenhado a lápis, cujos contornos podem ser apagados e refeitos de acordo com a novidade da próxima experiência”. Apagado e refeito? Que deus é este? Um deus descartado? Personalizado de acordo com as medidas e necessidades de cada um? Isto não é Deus, é ídolo. Não é o Criador, é criatura. Não é o Salvador, é amuleto. Este deus é aquele que os atenienses chamaram de “deus desconhecido” (Atos 17.23), e que Paulo tentou revelá-lo pelo Evangelho de Cristo. Este deus é aquele de quem Jesus advertiu: “Tomem cuidado para que ninguém engane vocês. Porque muitos vão aparecer fingindo ser eu e dizendo: Eu sou o Messias. E enganarão muitas pessoas” (Mateus 24.4,5). Sem dúvida, um desafio nesta sociedade globalizada por interesses individualistas, onde tudo é ajeitado com aparência do novo. E por isto, um fotoshop de Deus de um retrato velho e desgastado, configurado por mãos humanas. Mas de uma humanidade que ainda é alvo do Deus que proclamou: “Eu sou o Senhor e não mudo”. 
Marcos Schmidt, pastor luterano. 
Igreja Evangélica Luterana do Brasil.
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS.
25 de agosto de 2011.