Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Artigo - Cinzas coloridas

Em abril do ano passado foram as cinzas do vulcão islandês que caíram sobre minha massa cinzenta e rendeu o artigo “Se Deus quiser”. Agora elas vêm de mais perto, literalmente encobrem nosso céu colorido, e me devolvem o assunto. A incômoda nuvem que circunda o planeta obriga na reflexão da imprevisibilidade dos projetos humanos. Afinal, se o cuspidor de fogo dormiu 50 anos, então, após 8 horas, despertamos sem prever o quê poderá atrapalhar nossa agenda. O Sábio já advertiu que “as pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra” (Provérbios 16.1).

Por isto os conselhos de Tiago (4.13-15): “Agora escutem, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã iremos a tal cidade e ali ficaremos um ano fazendo negócios e ganhando muito dinheiro!’ Vocês não sabem como será a sua vida amanhã, pois vocês são como uma neblina passageira... O que vocês deveriam dizer é isto: ‘Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo’”. Portanto, antes de agendar qualquer coisa, sempre “se Deus quiser”. Aliás, humildade é o princípio da sabedoria. Algo que nos falta quando “somos orgulhosos e vivemos nos gabando” (4.16).

As cinzas do vulcão, sem dúvida, são a oportunidade para escapar do pior. Elas caem dos céus, congestionam aeroportos e consciências, e lembram aquilo que diz a Bíblia: “tu és pó e ao pó tornarás”. Fruto do fogo que devora, aparecem nas Escrituras acompanhadas de vestes grosseiras, jejuns, lamentações, em sinal de arrependimento. Se hoje são símbolos num rito religioso do passado – e lembradas de maneira equivocada numa quarta-feira após o Carnaval – forçam nestas horas a refletir sobre os limites das intenções humanas.

No entanto, do “cancelado”, as cinzas podem indicar “confirmado”. Afinal, ainda é tempo para fazer o check in. O procedimento para seguir viagem permanece por meio daquele que disse: Eu sou o Caminho. Foi pensando nele que o Sábio recomendou: “Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles dão certo” (Provérbios 16.3). E assim, incrivelmente as cinzas ficam coloridas.

Marcos Schmidt
Jornal NH de 16 de junho, 2011