Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Semanal 81 - 19 a 25 de Outubro de 2006

Cultos - 20º Domingo após Pentecostes
Tema: 81 anos de perdão, poder, nova vida e ação...
Textos: Sl 32.1-7; Êx 34.4-10; Ef 4.22-30; Mc 2.1-12.
Resumo das Mensagens: Quando festejamos 81 anos da Comunidade São Paulo, as leituras bíblicas deste Domingo (série tradicional reformulada) nos ajudam a refletir sobre o tema “o que é a igreja”. A igreja é um grupo de gente que tem o perdão dos pecados (Sl), e por isto tem uma aliança com Deus (Êx), firmada no poder de Jesus (Mc) e que faz seus membros viverem uma nova realidade (Ef), que é a grande ação – a vida amorosa dos cristãos no serviço. O grande desafio da “São Paulo” é permanecer nisto. Afinal, os inimigos da igreja tentam roubar o perdão e todas as bênçãos deste presente. Felizmente, Deus permanece fiel nesta aliança, e a prova são estes 81 anos. Por isto, além de agradecer a Deus, queremos refletir em nossa missão e crescer na comunhão, amor e serviço. (pastor Marcos)
Programação da Congregação
BODAS DE CASAMENTO – Neste 22 de outubro o casal HENRIQUE e LORENA DIETER celebra 40 anos de abençoado casamento. Parabéns!
81 ANOS – Além dos cultos na semana, neste Domingo, dia 22, ao meio dia, todos estão convidados para participarem de um grande piquenique na área verde do Seminário Concórdia em São Leopoldo. Cada um deve levar a sua comida e bebida. Haverá um fogo de churrasco à disposição para os que desejam assar uma carne. A tarde está livre para esportes – futebol, vôlei e brincadeiras com as crianças.
103 ANOS – O Seminário Concórdia está celebrando um culto especial neste 22 de outubro, 19h, para festejar 103 de fundação. Todos estão convidados para este evento que acontecerá no Auditório da escola em São Leopoldo.
MENSAGEIRO LUTERANO - Revista mensal de nossa igreja. Sua assinatura custa R$ 35,00 por ano. Também uma boa opção para ser exposta na sala de recepção do seu trabalho. Pegue o cupom na saída.
LITURGIA DO HINÁRIO – Os cultos das 8h30 aos Domingos, a partir de outubro, seguirão as ordens litúrgicas e os hinos do Hinário Luterano, exceto em alguns programas especiais, como este do aniversário.
FATOS DA VIDA PESSOAL DE LUTERO – Este é assunto que o professor do Seminário Concórdia, Clóvis Prunzel, irá palestrar. Será no dia 31 de outubro, terça-feira, 20h, na igreja. Neste Dia da Reforma convidamos a todos para esta celebração especial. Traga sua família e amigos.
CORAL – O coral da congregação está convidando todos os antigos coralistas para participarem da programação de Natal com uma cantata. Os ensaios são realizados nas terças-feiras, 19h30, na igreja.
CONGRESSO DOS LEIGOS – Devido o 2º turno, o Congresso Distrital dos Leigos não acontecerá em Veranópolis, mas na Comunidade São Paulo, NH. Será no dia 28 de outubro, sábado à tarde. A palestra será dirigida pelo professor do Seminário, Gerson Linden.
PAIS E CONFIRMANDOS – Os pais e confirmandos do 2º ano têm uma reunião após o culto do dia 29 de outubro (domingo). Já os pais e confirmandos do 1º ano têm uma reunião no dia anterior, após o culto do dia 28 de outubro (sábado).

Artigo - O profeta

A gente sabe que as novelas fazem a cabeça das pessoas na moda, nos costumes, na política, na formação moral, enfim, em muitas coisas e até na religião. Afinal, meio mundo nem pisca os olhos quando termina o comercial e entra o próximo capítulo. Não faço profecias, mas O Profeta do plim plim vai mexer com os conceitos de muita gente.
Na Bíblia, o primeiro homem intitulado de “profeta” foi Abraão (Gênesis 20.7). Mas é Moisés quem recebe este título como padrão de comparação para todos os outros que viriam (Deuteronômio 18.15). Existem três vocábulos hebraicos no Antigo Testamento para o termo “profeta”, nabhi, roeh e hozeh, que no contexto geral da Bíblia traduzem a mesma coisa – aquele que proclama. Já no Novo Testamento o termo grego é prophetes, que vem de duas palavras: pro – “aquilo que vem antes”, e phe – “dizer, proclamar”. Daí a tradução para o vocábulo português, que é “aquele que diz antes”. O profeta bíblico era essencialmente um proclamador da palavra, a quem Deus chama para advertir, exortar, consolar, ensinar e aconselhar.
Eles recebiam a mensagem diretamente pela voz de Deus (Êxodo 7.1), por sonhos (Números 12.6) ou por visões (Números 24.4). Mas como se distinguia um profeta verdadeiro de um falso? Normalmente, o verdadeiro não estava sujeito às ordens de um rei e anunciava coisas que o povo em geral não gostava, enquanto que o falso profeta era profissional, contratado, que anunciava mensagens agradáveis. Um exemplo clássico é a história de Jeremias. No capítulo 23 de seu livro, percebe-se que a mensagem do profeta adulterado tinha um tom pacífico, sem comprometimento com condições morais e espirituais. Em outras palavras, ele ia conforme a onda. Em toda a Bíblia existe um alerta constante contra estes pseudo-pregadores, especialmente na voz de Jesus: - Prestem atenção, não acreditem neles, porque eles farão milagres e maravilhas para enganar inclusive o povo de Deus (Mateus 24.24).
Falando sobre os verdadeiros, Pedro escreve que os profetas procuraram saber com muito cuidado sobre Cristo Jesus. Eles profetizaram, diz o apóstolo, a respeito da salvação que Deus ia dar as pessoas, revelando em que tempo e como isto iria acontecer. O Espírito de Cristo estava neles indicando detalhes da vida e obra do Salvador (1 Pedro 1.10-12). Qualquer estudioso da Bíblia percebe o fiel cumprimento de todas as profecias do Velho Testamento que apontam para a pessoa de Jesus, desde de Gênesis 3.15 até Malaquias 3.1.
E hoje? Ainda existem profetas iguais aos da Bíblia? Na verdade, qualquer cristão é um profeta quando tem o privilégio de proclamar o Evangelho. Mas, quando tudo já está escrito, nada mais existe para ser revelado. Aliás, há uma advertência bíblica para aqueles que se auto-proclamam profetas e afirmam ter visões: - Se alguma pessoa acrescentar ou tirar alguma coisa das palavras proféticas deste livro, Deus tirará dela as bênçãos descritas neste livro (Apocalipse 22.18,19).
Por isto, é bom estar de olho no profeta!
Marcos Schmidt
(artigo para o Jornal NH - 19 de outubro de 2006)