Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sábado, 17 de dezembro de 2011

O SEMANAL DE 15 A 21 DE DEZEMBRO


                4º Domingo no Advento

Tema:  O anúncio e a ação de Deus na história 
Leituras:  Sl 89.1-5 2 Sm 7.1-11,16 Rm 16.25-27 Lc 1.26-38 
Mensagem: Quando Maria recebe a notícia de que seria mãe, ela pergunta: Como posso ter um filho se não possuo homem algum? E a resposta do anjo foi: Deus vai agir.  Após o anjo comunicar a intervenção de Deus neste ato milagroso, então Maria compreende que é chegada a hora. É chegada a hora da promessa se cumprir. É chegada a hora do Messias vir ao mundo. É chegada a hora do Deus homem nascer.  pastor Celso Grams

                                                                    Lembretes
BATISMOEm 18/12/2011. RAFFAELLA ZARDINELLO, nasceu em 31/05/2011, filha de Evandro Zardinello e Vanesa Pereira Wolf. Padrinhos: Patricia Zardinello, William de Matos Oliveira, Martha Inês Leffa Pereira, João de Matos Pereira, Clauber Luis Brandão Ribeiro, Poliana Hartmann Ribeiro, Thamis Rossana da Silva, Carlos Gilnei dos Santos Martins.
APRESENTAÇÃO DE BATISMO  – No culto deste 17/12/2012, é apresentado o menino Samuel Ramos Goebel, que foi batizado em casa pelo pastor Marcos no dia 05/06/2010. Filho de Jonas H. Goebel e Lourdes H. S.Ramos Goebel, e os padrinhos são: Rosângela Goebel, Júlio Cesar dos Santos Ramos, Ezequiel Klein Roth, Melissa Ramos Urbim, Eliane Lindoll, Alberto Moroni.
PREGADOR O pastor Celso Grams, formado Bacharel em Teologia neste 10/12/2011, e com chamado para Solidez, RS, é o pregador deste final de semanal
PROGRAMA DE NATAL – Serão duas oportunidades:  22/12 (5ª feira) e 24/12 (sábado), às 20h30. O local será a igreja.
CULTOS SP – NATAL: Dia 25/12, 9h. FINAL DE ANO E ANO NOVO – Nos dias e horários normais de culto, Quinta, Sábado e Domingo (29, 31 e dia 1º)
CULTOS EM JANEIRO E FEVEREIRO – Na São Paulo: dois cultos semanais: quinta-feira, 20h e Domingo, 9h. E na Jesus Redentor, Sábado, 19h.
PASSEIO DOS LEIGOS – Neste Domingo o Dep. de Leigos, com suas famílias, está de passeio na Serra, na “Ferrovia do vinho”, Bento Gonçalves.
ASSEMBLÉIA – Neste 17/12, após o culto, tem assembléia ordinária da Comunidade São Paulo, com eleição da diretoria para os cargos de vice-presidente, vice-tesoureiro, secretário e conselho fiscal (3), além dos relatórios ordinários administrativos/pastorais, e assuntos sobre projetos patrimoniais.
PROFISSÃO DE FÉ – Interessados em fazer profissão de fé para ser membro, falem com o pastor. A partir de março de 2012 iniciam novas turmas. São dez encontros, cada encontro com 1 hora de duração.
PRÉ-CONFIRMANDOS – A partir de 2012, conforme aprovado em Assembléia, será implementado o ensino pré-confirmatório, requisito para os dois anos da instrução para a Confirmação. Detalhes nos próximos semanais.
PAGUE UM E LEVE DOIS – Leve um Mensageiro Luterano por R$ 5,00 e ganhe outro de graça, para presentear um amigo ou vizinho, e incentive para fazer uma assinatura. Coloque o dinheiro na caixinha que está ao lado das revistas.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Artigo - Conflitos de Natal

Natal, Fim de Ano, época de contradições, de estranhezas, tempo de alegrias e dissabores. De festas e votos de felicidade mesclados com sentimentos de frustração, desalento, melancolia. Período que vêm à tona lembranças talhadas na memória, carregado com emoções confusas ascendidas por melodias, imagens, símbolos, aromas. Recordações de pessoas amadas que ficaram em álbuns de fotografia e confundem o coração de saudades; de lugares transformados pela modernidade – paisagens bucólicas, tranquilas, engolidas pelo asfalto e agitação. Sem subterfúgio, o dezembro é aquela derradeira folhinha do calendário que evoca tantas coisas, anseios guardados numa caixinha que se abre despertando conflitos e desesperança.
Mas o motivo destes sentimentos vem do próprio Natal. Algo parecido com a reação de Maria, “que ficou sem saber o que pensar” (Lucas 1.29) ao receber a notícia de que seria a mãe do Salvador. Ficar confuso ante o Deus encarnado é uma atitude coerente. Porque Natal é o mistério dos mistérios. “Quem pode conhecer a mente do Senhor?” (1 Coríntios 2.16).  Cientistas ousam desvendar a “partícula de Deus” – nome dado a suposta partícula responsável pelo surgimento da matéria na origem do Universo. Isto é ciência humana, que não explica a partícula de Jesus, “verdadeiro Deus do verdadeiro Deus, gerado, não criado, de uma só substância com o Pai, por quem todas as coisas foram feitas” (Credo Niceno).
Como entender que “No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus” (João 1.1)? Inaceitável à luz da sabedoria humana. Por isto, “Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu” (João 1.11).  Mistério rejeitado, descrido, refugado. “Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12). Mistério recebido, crido, usado. E assim na letra do poeta: “Ó tempo santo de Natal, tu tens mensagens lindas! O mundo não tem luz nem paz, mas isto meu Jesus me traz. Ó tempo santo de Natal, tu tens mensagens lindas!”.
Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
15 de dezembro de 2011