Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Artigo - Pais que matam filhos


Histórias iguais a do pai que matou a filha para receber um seguro e não pagar a pensão são rotineiras e revelam o grau da perversidade humana. Nem adiantou a adolescente implorar “paizinho, por favor, não me mate”. Outro exemplo recente vem dos Estados Unidos, de um genitor que esquartejou o filho deficiente de sete anos porque “dava muito trabalho”. As estatísticas confirmam que a violência familiar tem aumentado de forma assustadora. No Brasil, mais de 6 milhões de crianças e adolescentes sofrem algum tipo de maus tratos físicos, levando à morte 35 mil a cada ano, e boa parte disto ocorre dentro do próprio refúgio onde deveria existir amor e segurança.
Violência fora, violência dentro. Para onde fugir? Este tipo de maldade traz tanta indignação no coração de Deus, a ponto de Jesus dizer que seria melhor o agressor ser jogado ao mar com uma pedra amarrada no pescoço. Interessante que tais palavras estão no contexto dos recados de Jesus sobre o casamento: “que ninguém separe o que Deus uniu”, e na sua bênção às crianças: “deixem que venham a mim”. Entendo que os evangelistas Mateus, Marcos e Lucas narram estes três episódios num único conjunto para enfatizar o que a humanidade tem esquecido: o bem estar das crianças é uma bênção divina que depende da união estável no matrimônio. O apóstolo Paulo diz a mesma coisa ao lembrar que marido e esposa devem se amar pelo respeito que têm por Cristo. Só depois fala da relação de filhos e pais (Efésios 6). 
A Bíblia explica que a violência vem “dos maus desejos que estão sempre lutando” dentro de nós (Tiago 4.1). Num tempo quando não havia tantos objetos de consumo, diz que as pessoas “querem muitas coisas, mas, como não podem tê-las, estão prontas até para matar” (4.2). Diabolicamente, a violência é fruto da cobiça. Não foi por nada que o Salvador veio pobre ao mundo e ensinou a ajuntar riquezas no céu onde ladrões não podem arrombar. Se o pai de Gaurama tivesse este “seguro”, ele não mataria a filha, mas daria a vida por ela.
Marcos Schmidt
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
18 de agosto de 2011

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O SEMANAL DE 11 À 17 DE AGOSTO


                        9º Domingo após Pentecostes
     Tema:   Deus quer acolher a todos os povos!
Leituras: Sl 67  Is 56.1, 6-8  Rm 11.1-2a, 13-15, 28-32  Mt 15.21-28

Mensagem: Deus quer acolher todas as pessoas junto a si. Para tanto, ele usa os cristãos, os que pela fé em Jesus Cristo já lhe pertencem. No entanto, nós tendemos a julgar os outros de acordo com os nossos conceitos ou preconceitos. Temos que lembrar que só temos comunhão com os diferentes de nós mesmos. E aceitar a diferença é acolher e integrar o próximo na família da fé. Que isto aconteça entre nós, começando pelas famílias naturais. Feliz Dia dos Pais!    (pastor Edgar)

                                          Lembretes

INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS  – Em 5 de agosto iniciou nova turma do 1º ano. Lembramos que aqueles que completam 12 anos entre agosto/2011 à julho/2012, estão aptos para ingressar. Inscrições na Secretaria.
PROFISSÃO E BATISMO – No culto de 06/08 foram recebidas 7 pessoas por profissão de fé: Roberta Reichert, Mauro Batista da Silva, Adam Ricardo Garcia Kichhöfel, Aline Cardoso Kichhöfel, Nelci Lori Glaser, Valdir Glaser e Ana Paula Brizola. Neste culto também foi batizado Mauro Batista da Silva.
DUAS TURMAS – No dia 13/08, 9h (sábado), e no dia 16/08, 19h (terça), iniciam duas novas turmas de instrução para os que desejam ser membro da IELB. Inscrições na Secretaria. São dez encontros com uma hora de duração.
JOVENS – No próximo fim de semana os jovens da congregação estão de retiro, acompanhados pelo pastor Edgar.
CASAIS – O encontro de casais foi transferido para o dia 24 de setembro. O local será no CTG Terra Nativa, Av. Sapiranga 1080, NH, com início às 19h. A palestra será do pastor Leopoldo Heimann, “Pastor e Membros, um trabalho de parceria na igreja”. O preço será de 50 reais para o casal. Inscrições na secretaria e nos cultos.
SERVAS GUARANI – Nesta quarta-feira, casa de Ida Muller.
ASSEMBLÉIA – Os membros votantes da CELSP estão convocados para sua Assembléia Ordinária neste dia 13 de agosto, após o culto das 20h.
SINGULARES – A Comunidade Cristo de Porto Alegre convida para Encontro de Singulares, 20 e 21/08. Inscriçõe na secretária desta congregação (fone 3342-1408).
MENSAGEIRO LUTERANO – Avulso as edições de julho e agosto, por 5 reais a unidade. Pegue um exemplar e coloque na caixinha o dinheiro correspondente. E faça a assinatura desta revista mensal da IELB.
Amigo (a) visitante, bem-vindo(a) ao culto. Deus te abençoe.