Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sábado, 28 de abril de 2007

Semanal 108 - 26 de Abril a 2 de Maio de 2007

Cultos - 4° Domingo de Páscoa
Tema: O Pastor Jesus tem poder para nos salvar
Textos Bíblicos: Sl 23; At 13.15-16a, 26-33; Ap 7.9-17; Jo 10.22-30.
Louvai ao Senhor: 115, 95, 103, 118, 105, "Ressuscitou" ou Hinário Luterano: 252, 188, 292, 293, 289, 268.
Resumo da Mensagem: Qual é a grande dúvida da sua vida? Jesus foi uma dúvida na vida de muitas pessoas. Era grande o número de pessoas que duvidavam da divindade de Jesus, que não acreditavam nele como o Messias prometido e enviado por Deus. Jesus nos ensina que suas obras provam quem ele realmente é, mas estas obras são reconhecidas somente pela fé. Quem tem fé em Cristo, acredita que ele é Deus junto com o Pai e o Espírito Santo. Ele é o nosso grande Pastor, que nos guia, protege e não nos deixa morrer. (pastor Ezequiel)
Lembretes
BATISMO 1 – LUCAS WEYAND BRAGA, em 28/04/2007, 20h, filho de Rofrigo Rocha Braga e Débora Cristine Weyand. Nasceu em 01/02/2007. São padrinhos: Rejane Kohlrausch, Tiago Koch Correia, Eloi Walter Kohlrausch, Elizete Maria Braun e Fabiane Pilger. BATISMO 2 – JULIA ARNOLD em 29/04/2007, 8h30, filha de André Anselmo Arnold e Tamaris Daniela Scheffel Arnold. Nasceu 2m 13/02/2007. São padrinhos: Marco Scheffel, Ana Denise Scheffel, Edson Scheffel, Cláudia Leles, Kátia Arnold, Richeller Hetzel, Daniel Spindler, Maristela Spindler, Roberta Arnold, Betina da Silva.
CONGRESSO DAS SERVAS – Neste 29/04, 8h, em Campo Bom, na Câmara de Vereadores, realiza-se o 41° Congresso Distrital das Servas, sob o tema “Perseverança”. O palestrante será o pastor Renato Regauer.
HORTÊNSIAS – Neste 29/04 o pastor Marcos estará em Araripe, Gramado, palestrando no Congresso de Servas do Distrito Hortênsias.
PALESTRA NA JUVENTUDE - A psicóloga Carla Lauffer apresenta um estudo para reunião dos jovens neste 29/04, 18h, no Ginásio. O tema é: "O nosso jeito de ser e a nossa religiosidade". Todos estão convidados.
FALECIMENTO – JAIR VALDIR SCHENCKEL, no dia 24 de abril, aos 45 anos. Deixa enlutados a esposa Scheila Klippel, 4 filhos e demais familiares e amigos. O culto de ação de graças em memória será neste 28/04, 18h, na Comunidade Jesus Redentor.
AÇÃO DE GRAÇAS – Neste 28 de abril, 20h, na Comunidade São Paulo, é realizado o culto de ação de graças em memória de ALDO RUBEN DA SILVA. Faleceu no último 19 de abril aos 77 anos, deixa enlutados a esposa Suely, um filho, uma filha, 3 irmãs, 4 netos, demais parentes e amigos.
LÍDERES DO PEM – Dia 2 de maio, 20h, na igreja, o 3° encontro do ano dos líderes do PEM. Outras pessoas são convidadas para este grupo tão importante.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Além de terça-feira, 20h, a Instrução de Adultos terá outro horário – sábados, 14h. Esta nova turma começa no dia 12 de maio. PROGRAMA DA ASCENSÃO – No feriado de 17 de maio, 5ª feira, a partir das 9h, todos convidados para um programa diferente. Será na rua do Centro de Cultura, em frente à igreja, com a participação do coral, bandas, mensagens, e muito louvor. As outras congregações da cidade estão convidadas. A idéia é “mostrar a cara” da igreja e lembrar a ordem de Jesus antes de subir aos céus: Vão por todo o mundo e preguem o Evangelho. Ainda não está confirmada a presença do presidente da IELB, Paulo Nerbas.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Artigo - Caça-níqueis

Juízes, advogados, desembargadores, policiais e bicheiros foram presos, acusados de vender e comprar sentenças em favor de casas de bingo e máquinas caça-níqueis. Os juízes já estão soltos, configurando uma absurda situação de privilégios num país onde a Constituição diz que todos são iguais perante a lei. Enquanto isto, na próxima terça-feira é o 1° de Maio, dia de lembrar que ainda é o trabalho honesto que faz uma nação progredir.
Em todo o caso, um momento oportuno para a igreja discutir se convém usar tempo e dinheiro em jogos de azar. E aqui tanto faz para o cristão se isto ou aquilo é legal ou ilegal, se é permitido ou não pelas leis civis. Como se vê, não dá para confiar muito em liminares. Tem muita coisa permitida pelos códigos da terra, mas condenada pelo céu. A Bíblia não proíbe diretamente os jogos de azar, mas oferece princípios que orientam o filho de Deus que vive uma liberdade de escolha (Gálatas 5.1). Se o texto sagrado diz: Do trabalho de tuas mãos comerás (Salmo 128.2), então é preciso responder se jogo de azar é trabalho. A Associação Brasileira de Bingos argumenta que o setor gera milhares de empregos diretos e indiretos. O promotor de justiça Luiz Fernando Delazari contesta e afirma que jogatina não é geração de emprego. Segundo ele, os números estão muito aquém e tal argumento foi usado pelo traficante Fernando Beira Mar referindo-se aos empregos produzidos pelo tráfico de drogas.
O psiquiatra Hermano Tavares da USP, que coordena o Ambulatório de Jogo Patológico e Outros Transtornos do Impulso, explica o perigo sobretudo com os jogos eletrônicos. Diz que alguém que nunca jogou e vai direto para um caça-níquel é como nunca ter fumado nada e ir direto para o crack. Quanto mais curto é o intervalo entre a aposta e o resultado, maior é o perigo. Jogo do bicho tem um potencial aditivo mais forte que loterias, diz este especialista. A pessoa faz uma fezinha pela manhã, pega o resultado, reaposta à tarde, vem o resultado e reaposta à noite. No jogo eletrônico, o intervalo é quase zero. A pessoa carrega a máquina com notas de R$ 50, aperta o botão e sai o resultado. Favorece a compulsividade porque a pessoa pode reapostar para recuperar suas perdas.
Um exemplo que confirma este perigo dos caça-níqueis vem do Hospital das Clínicas de São Paulo, onde 90% dos doentes são os apostadores destas máquinas eletrônicas. As estatísticas apontam que os dependentes do jogo somam 4% da população mundial, e que o índice de dependentes de drogas entre tais jogadores é dez vezes maior. Isto prova que o jogo gera trabalho - trabalho para os psiquiatras, para a família que fica na miséria, para a polícia, para uma sociedade toda.
A igreja não precisa dar muita explicação em seus conselhos a fim de que o crente mantenha-se bem longe dos jogos de azar. O nome já diz tudo. Além do mais, há o perigo da idolatria, da ganância, do amor ao dinheiro, do desperdício, da má administração nas finanças. O apóstolo já recomendou: Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos com insistência a essas pessoas que são preguiçosas e se metem na vida dos outros, que vivam de um modo correto e trabalhem para se sustentar. E vocês, irmãos, não se cansem de fazer o bem (2 Tessalonicenses 3.11-13).
Marcos Schmidt
Artigo para Jornal NH – 25 de Abril de 2007

terça-feira, 24 de abril de 2007

Artigo - O pior cego

Uma imagem chamou a atenção semana passada: um braço decepado e preso entre enormes dentes de um crocodilo. O veterinário medicava o réptil num zoológico de Taiwan, e por descuido teve o braço esquerdo arrancado pelo animal. É difícil de acreditar, mas o braço foi reimplantado, ressuscitado. Tudo graças aos avanços da tecnologia, coisas que antigamente ninguém iria acreditar.
A Páscoa é uma história parecida – de algo reimplantado. E dependendo da época, do antes ou do depois, alguns vão acreditar e outros duvidar. Foi o que aconteceu com os discípulos. Na primeira aparição de Jesus após a sua morte, Maria Madalena confundiu-o com um jardineiro (João 20.15). No caminho para Emaús dois discípulos chegaram a conversar com Jesus sem saber que era ele (Lucas 24.16). No mesmo Domingo, quando todos os discípulos estavam juntos, o Senhor apareceu no meio deles, mas eles ficaram assustados e com medo pensando que era um fantasma (Lucas 24.36,37).
Alguma coisa fazia com que eles não reconhecessem Jesus. Será que ele estava diferente? A Bíblia afirma que o Salvador ressuscitou com um corpo glorioso, isto é, não mais sujeito às leis e condições físicas - a teologia cristã define esta doutrina de “estado de humilhação e exaltação de Cristo”. Falando da ressurreição dos cristãos, o apóstolo diz que os nossos corpos mortais serão transformados e serão iguais ao corpo glorioso de Cristo (Filipenses 3.21). Concluímos assim que Jesus apareceu aos discípulos com o corpo que tinha antes, com os mesmos aspectos físicos.
Mas então porque eles não conseguiram enxergar o seu Mestre? Na verdade, foi um tipo de “miopia”. Para aqueles dois discípulos a caminho de Emaús, o Senhor ressuscitado explicou: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram (Lucas 24.25). Este também foi o problema dos outros – eles não acreditaram e por isto não enxergaram. Estavam obcecados com a realidade da morte. Na mente deles a única certeza era o túmulo, onde jazia um corpo desfigurado e sem vida. Só tinham olhos para a desgraça, o ódio, a violência. Aquela pedra removida do túmulo ainda tapava o coração deles.
O grande perigo neste mundo de imagens e miragens é só enxergar aquilo que se vê. E o que se vê? Psicopatas entrando em escolas e fuzilando colegas; gente morrendo de bala perdida; bandidos, policiais, juízes extorquindo e roubando; pais atordoados em meio à corrida estressante dos compromissos, esquecendo filhos dentro de carros e que morrem sufocados. Estas e outras imagens de horror e morte estão em nossa mente todos os dias – é isto que se vê. E é nisto que se crê.
Por isto, o primeiro milagre da Páscoa não é a ressurreição, mas a visão. Porque só ressurge aquele que enxerga uma nova realidade. Um transplante de córneas que continua acontecendo no coração de muitas pessoas. Foi o que aconteceu na vida daqueles discípulos, ou como diz o Evangelho: E Jesus passou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele... Aí os olhos deles foram abertos, e eles o reconheceram (Lucas 24.27,31).
Marcos Schmidt
Artigo para Jornal NH – 11 de Abril de 2007