Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Artigo - A Ulbra com a palavra...

Um leitor desta coluna me colocou contra a parede: “E o caso da Ulbra, não vais comentar nada?” Fez a boa provocação em resposta ao artigo “Jesus e a lâmpada de Aladim”. Poderia responder com as próprias palavras deste cristão, que “não existe igreja perfeita aqui na terra porque são homens que a lideram”. Em todo o caso, achei melhor dar a palavra a pessoas competentes no assunto. Com exclusividade elas falam aos leitores deste espaço.
Uma delas é o pastor Gerhard Grasel, Capelão-Geral da Ulbra: “- ‘A Ulbra pede desculpas’. Estas palavras do reitor Marcos Ziemer aos pastores da IELB – Igreja Evangélica Luterana do Brasil – num encontro nacional no mês passado, são também a confissão de todo o complexo Celsp-Ulbra. Houve erros pessoais e públicos que conduziram nossa instituição a uma situação desconfortável e que causaram tristeza e angústia a todos nós. No entanto, antes de buscar culpados, queremos fazer uso daquilo que Cristo entregou à Igreja, as chaves do céu (Mateus 16.19), ou seja, reconhecer o que erramos e em que erramos, e arrependidos, recomeçar. Ao mesmo tempo, a Celsp-Ulbra reconhece que Deus sempre se fez presente na história da Instituição, especialmente nos piores momentos da crise, conduzindo-nos no agir. Assim, hoje podemos olhar para frente com esperança, confiança e empenho, a fim de seguir neste belo projeto. Acima de tudo, continuar no testemunho cristão que educa para a eternidade”.
Outra pessoa é o presidente nacional da IELB, pastor Paulo Moisés Nerbas: “Junto com a Universidade Luterana do Brasil, toda a IELB olha para frente na busca de caminhos seguros pela recuperação da Universidade. Tal atitude não significa, todavia, esquecer o passado, assim como em qualquer ação exigida da Igreja diante de fatos condenáveis. Caso forem devidamente comprovados atos irregulares, serão objeto da atenção da Igreja em conjunto com a Celsp, mantenedora da Ulbra”.
Por fim, o próprio reitor, pastor Marcos Fernando Ziemer, nos envia a seguinte declaração: “Assumimos o desafio de dar condução ao projeto da Ulbra porque acreditamos na viabilidade do mesmo e pela importância social que o projeto representa para o Estado e o País. A situação da Instituição no momento é complexa e exige tomada de decisões firmes para a sua reestruturação. Nesse sentido, estamos trabalhando firmemente na elaboração de um projeto de reestruturação completa da Universidade que contemplará alguns aspectos básicos, entre eles: a avaliação do patrimônio, auditoria externa e independente, contratação de uma empresa com experiência para assessorar esse processo de reestruturação e um plano com as medidas a serem adotadas para os primeiros seis meses dessa nova gestão. Com isso, temos a convicção de que recolocaremos a Ulbra no seu caminho, focados essencialmente no aspecto do ensino. Com transparência e responsabilidade de toda nossa equipe de trabalho, esperamos num médio prazo restabelecer as condições para que a Instituição possa continuar a oferecer os seus serviços com o mais alto padrão de qualidade".
Marcos Schmidt
Jornal NH de 14 de maio de 2009