Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 8 de março de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 414


O SEMANAL - 07 A 13 DE MARÇO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                        Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

4º Domingo na Quaresma

Tema:    Deus, o Pai que perdoa e restaura.

Leituras:   Sl 32     Is 12     2 Co 5.16-21     Lc 15.1-3, 11-32

Mensagem: Os pais têm amor pelos seus filhos. Quando um filho tem uma deficiência, ou quando se perde pelo mundo, o amor só tende a aumentar. Com Deus não é diferente. Seu amor é total por todos, mas Ele tem uma preocupação toda especial com o filho que sofre ou se perde. Ansiosamente, diariamente, minuto a minuto, aguarda a sua volta. Jesus foi criticado por receber de forma incondicional cobradores de impostos e outras pessoas de má fama. Como resposta às críticas, Jesus conta três parábolas registradas em Lucas 15: a ovelha perdida, a moeda perdida e o filho perdido. E Jesus destaca a alegria nos céus por cada pecador que se arrepende. Deus está de braços abertos à espera dos filhos. (pastor Edgar)

Programação da semana
12/03  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Coral
13/03  – Quarta
14h30
19h
Servas Centro
Diretoria da Comunidade
14/03  – Quinta
14h
19h30
20h
Terceira Idade
Estudo Bíblico na Jesus Redentor
Culto na “São Paulo”
15/03 – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Encontrão dos Leigos - Cristo, Rincão
16/03 - Sábado
18h
20h
Culto na “Jesus Redentor”
Culto na “São Paulo”
17/03 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Reunião dos Jovens

 

L e m b r e t e s

SERVAS ALIANÇA Instalação da Diretoria no culto em 09/03/2013 (na Comunidade Jesus Redentor): Presidente: Augusta Albrecht, Vice: Norma Kaufmann, Secretária: Magda Rieth, Vice: Norali Fusinato, Tesoureira: Marlene Teixeira, Vice: Ivone Saraiva
LEIGOS – Instalação da Diretoria no culto em 09/03/2013: Presidente: Rubilar Figur, Vice: Sadi Holler, Secretário: Arno Kafer, Vice: João Batista Oliveira, Tesoureiro: Raul Eisinger, Vice: Ivo Kretschmer.
DECA    Novos intregrantes no Departamento de Culto e Altar: Patrícia Martins, Guilherme Hiller, Pâmella Hiller, Eduardo Hiller, Thaís Bruno, Fernanda Bruno e Eledi Cherutti. (próxima reunião: 3 de abril, 19h)
ASSISTENCIA SOCIAL As doações de roupas e calçados usados são bem vindas, mas devem estar em bom estado. O eventual lucro destas doações é para a compra de cestas básicas na assistência às famílias carentes.
AULAS DE MÚSICA Nas terças, 18h, e sábados, 9h (flauta, violão, teclado)
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – No dia 6 de abril, sábado, 10h, inicia nova turma para Profissão de Fé. São 10 encontros sobre as principais doutrinas cristãs. Interessados falem com o pastor ou na Secretaria.
PRÉ-CONFIRMANDOS – As aulas da nova turma iniciam em agosto, e a criança apta deve ter 11 anos de idade (ou mais) entre agosto 2013 a julho 2014.
MATERIAL – Estão sendo entregues pelos líderes dos pequenos grupos para as famílias da congregação um envelope contendo: envelopes de oferta, calendário 2013 das atividades da igreja, caderno do PEM 2013.
LIBRAS – Veja no quadro mural detalhes sobre o curso da linguagem dos surdos. As inscrições vão até o dia 19 de março.

terça-feira, 5 de março de 2013

Artigo - Poder na Igreja


Poder na igreja


    A surpreendente renúncia do Papa trouxe à tona a antiga discussão sobre o poder na igreja cristã - uma controvérsia deflagrada já entre os discípulos quando perguntam a Jesus: "quem de nós é o mais importante" (Lucas 9.46). O mais humilde é o mais importante, responde o Senhor. Humildade foi a palavra mais usada à atitude de Ratzinger ao abdicar da condição papal. No entanto, nem a Bíblia nem a história do cristianismo encobrem uma igreja humana, imperfeita, construída por pessoas que sempre caíram na tentação do inverso, a soberba. E o maior pecado sempre foi querer esconder o pecado e aparentar santidade. Isto nem Deus nem os de fora perdoam. Mas então, por que a igreja é chamada de "santa"? O entendimento de santo é confuso e diferenciado. A Bíblia, porém, atribui santidade aos cristãos, que são a igreja (Efésios 4.12). Por mais complexo que possa ser, aquele que tem fé em Cristo é completamente perfeito através da natureza divina que está nele, e ao mesmo tempo completamente pecador na sua condição natural. O apóstolo Paulo explica isto no capítulo 7 de Romanos ao expor sua própria experiência. 

    Infelizmente a igreja hoje mostra mais o seu lado humano, tanto no mundo evangélico como no católico. São os escândalos que Jesus condena veemente ao dizer: melhor pendurar uma pedra no pescoço e ser jogado no mar (Mateus 18.6). Graças a Deus, esta igreja humana e dividida ainda é o "um só corpo, um só Espírito, uma só esperança" (Efésios 4.4) onde Cristo é a cabeça. Cabe lembrar que "igreja" no grego bíblico é ekklesia - ek "para fora" e klesia "chamados" - para fora da realidade do mundo. Ou seja, o cristão é convocado para um absurdo: no lugar de ser o mais importante, ser o cara, ele é convocado para bem longe de tudo isto. Por isto, apesar dos desacordos entre as denominações cristãs sobre poder na igreja, que o Senhor Jesus ilumine os seus seguidores para que sejam luz e sal da Terra. 


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
7 de março de 2013