Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Semanal – Ano 4, nº 185 – 16 a 22 de outubro de 2008

Cultos - 23º Domingo após Pentecostes
Tema: Deus anuncia Sua mensagem através de pecadores.
Textos Bíblicos: Sl 1; Lv 19.1-2, 15-18; 1 Ts 1.5b-10; Mt 22.34-40.
Mensagem: A 1ª carta aos Tessalonicenses está sendo lida em seis finais de semana. São palavras de um pastor cheio de amor e preocupações com a igreja desta cidade da Grécia. São palavras com outro endereço hoje: nossas vidas (pastor Marcos – 5ª feira)
Mensagem: Você já recebeu uma carta com boas notícias? O apóstolo Paulo enviou cartas contendo boas notícias aos cristãos de Tessalônica. Uma dessas notícias é que a mensagem de Deus não é anunciada por "pessoas especiais", mas por humildes pecadores que reconhecem sua dependência do perdão que Jesus nos oferece. Através do perdão Deus nos dá o privilégio de sermos suas testemunhas. (estudante Samuel – Sábado e Domingo)
Hinos (Hinário Luterano): 188, 389, 325, 210, 257, 255.
Aniversariantes – 16 a 22 de Outubro de 2008: 16-Juraci Buss; Gabriel Kohn; Juliana Justin; Isabel Wingert; 17-Felipe Lauffer; Victor Lombaldo; Jaqueline Klauck; 18-Maico Huff; Margot Eltz; Marta Bauer; Marcio Seibert; Ibraima Mônaco; Rebeca Esspich; Heling Trierweiler; Eliseu Hoffmeister; 19-Enno Muller; Rutila Bauer; Viviane Opitz; Helio Barbosa; M.Cistina Iung; Giara Veríssimo; Eva Hugentobler; Morgana Marques; M.Terezinha Mônaco; 20-Geny Silva; Luis Bauer; Iolanda Peres; Jordan Santos; Mauren Schaefer; 21-Iara Eckert; Herta Venske; Carlos Roese; Débora Weyand; Florentina Zitzke; 22-Marli Weiler; Edgar Muller; Alcido Blauth; Alberto Esspich.
Lembretes
FALECIMENTO – Vanda Ieda Sommer, no dia 14/10/2008, aos 49 anos. Deixa enlutados 3 irmãos, 2 irmãs, demais parentes e amigos. O culto em ação de graças será no dia 19/10/2008, 9h.
CASAMENTO – No dia 18 de outubro, 18h, recebem a bênção matrimonial os noivos Cristiano Rafael Pospichil e Andréia Amaral.
FELICIDADE AUTÊNTICA – Este é o título da palestra de Carla Lauffer (luterana e psicóloga clínica e diretora do PontoPsi - Centro Interdisciplinar). No dia 24/10, 20h, no Ginásio, no encontro Leigos com Famílias. A palestra aborda a forma com que o ser humano tem buscado a felicidade, através de prazeres rápidos, que muitas vezes aumentam a sensação de vazio, enquanto o exercício de forças e virtudes é o que traz uma vida mais autêntica e feliz. Após será servido uns comes e bebes.
REFORMA LUTERANA – Para lembrar os 491 anos da Reforma Luterana, no dia 31 de outubro, sexta-feira, será realizada uma programação em conjunto com a Comunidade da Ascensão, IECLB. O evento será nesta igreja (Julio de Castilhos, centro), 20h, com participação de corais e reflexão sobre a data. Após uma confraternização no local.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Todas as terças-feiras, 20h, e Sábados, 9h. São duas opções de horário para facilitar a agenda dos participantes.
CONSELHO DIRETOR – O trabalho administrativo da IELB estará em discussão de 16 a 19 de outubro, no Conselho Diretor (CD). O encontro, em Florianópolis/SC, reunirá conselheiros e líderes leigos distritais. Nosso distrito do Vale dos Sinos é representado pelo pastor Conselheiro, Arnildo Figur e líder leigo, Carlos Bopsin de Campo Bom. O CD avalia e projeta o trabalho da Igreja a cada ano. Neste ano, se reunirão 140 pessoas.

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Artigo - Insônia

A preocupação com a atual crise na economia está roubando o sono de muita gente. Conforme pesquisa realizada na Inglaterra, 20% dos entrevistados têm dormido menos do que cinco horas por noite, enquanto 25% chegam a levantar três vezes da cama. Mas a insônia não vem de agora, é um problema comum no mundo ocidental dos últimos tempos. No Brasil, mais de 35 milhões de pessoas sofrem deste distúrbio. A agitação do dia-a-dia, as inúmeras obrigações, e as dificuldades financeiras são as principais causas, dizem os especialistas, e as conseqüências estão aí, na cara de gente mal humorada.
“Não consigo dormir” (Salmo 102.7) já reclamava Davi. Ele tinha motivos, era o rei de Israel com inimigos dentro e fora dos muros de Jerusalém. “A minha vida é como as sombras do anoitecer”, lamenta este homem aflito, que inicia com uma súplica: “Ó Senhor, ouve a minha oração e escuta o meu grito pedindo socorro”. Confesso que já busquei orientação nestas palavras num momento de tristeza e insônia. E tive resposta ao meditar nos versos seguintes: “A terra e o céu se gastarão como roupas. Tu os trocarás como se troca de roupa, e eles serão jogados fora. Mas tu és sempre o mesmo e a tua vida não tem fim”. Tais palavras são lembradas no Novo Testamento (Hebreus 1.11,12), onde o autor explica que elas falam de Jesus: “Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso” (Hebreus 1.3).
Ora, se dizem que o mal da insônia são as preocupações, este Jesus à direita de Deus – que pede ao Pai em nosso favor (Romanos 8.34), ele mesmo sugere: “Não fiquem preocupados com o dia de manhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades” (Mateus 6.34). E por que tamanha confiança? Paulo explica: “Se Deus nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas?” (Romanos 8.32) Foi esta certeza devolvida ao angustiado coração, que fez o rei Davi confessar: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro” (Salmo 4.8).
O rei Salomão, filho de Davi, já calejado na vida questiona: “O que a pessoa ganha com todo o trabalho?” Pois neste mundo onde as pessoas vivem para trabalhar em vez de trabalhar para viver, ele descobre no desfrute do poder e da riqueza que “tudo é ilusão” (Eclesiastes 4.4). E conclui: “O trabalhador pode ter pouco ou muito para comer, mas pelo menos dorme bem à noite. Porém o rico se preocupa tanto com as coisas que possui, que nem consegue dormir” (Eclesiastes 5.12).
Na verdade, o problema do sono não é o tamanho da conta bancária nem das dificuldades, mas o tamanho da fé. Por isto a recomendação: “Confie no Senhor de todo o coração (...) Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira” (Provérbios 3.5,24).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 16 de outubro de 2008