Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 26 de março de 2010

Semanal - Ano 6, nº 260 – 25 a 31 de março de 2010

Domingo de Ramos

Tema: O mediador da paz na frente para fazer a vontade de Deus.
Textos: Sl 118.19-29; Dt 32.36-39; Fp 2.5-11; Lc 19.28-40
Mensagem: A entrada solitária e triunfal de Jesus em Jerusalém nos faz refletir, não somente sobre a salvação que todos temos. Traz também a mensagem, que precisamos fazer igual a Jesus, “ir na frente” (Lc 19.28) e decidir o que fazer com a cruz. Graças a Deus que não precisamos pegar a cruz de Jesus. E nem podemos. Ele é o único mediador. Hoje, a única coisa que devemos fazer é não permanecer sozinhos nas decisões e nas ações. Basta, simplesmente, seguir Jesus. (pastor Marcos)

Aniversariantes – 25 a 31 de Março de 2010

25-Sadi Holler; Eduardo Silva; Ricardo Froder; Rodrigo Sander; Thamis Lacerda; Claudiomar Bundchen; 26-Marcos Collet; Regina Simon; Gabriel Souza; Lourdes Goebel; 27-Nathã Vaz; Laci Molder; Cleidi Jacua; Suelen Zitzke; Laiane Soares; Moara Zimmer; Eudacir Baronio; Luciano Henckel; Andreia Albrecht; Charlotte Franke; Guilherme Souza; 28-Artur Thoen; Bruno Thoen; Mateus Roos; Patricia Martins; 29-Samuel Buss; Mario Lacerda; Henrique Bohn; 30-Erna Ebert; Ezequiel Blum; Giovana Souza; M. Helena Dietrich; 31-Jairo Moite; Andre Soares; Doralise Schmidt; Alessandra Oberdieck.

Lembretes

Assembléia prorrogada – A data da assembléia para fechar a lista de candidatos de pastor foi prorrogada para o dia 17 de abril, após o culto das 20h.
Chamado de pastor – O processo para chamado pastoral foi aberto oficialmente em Assembléia no dia 13/03/2010, com as seguintes decisões:
a) indicação dos nomes: o nome do pastor indicado deve ser feito por escrito, com identificação do membro votante, e entregue na secretaria, ou nos cultos, até a assembléia do dia 17/04, após o culto das 20h;
b) um questionário será encaminhado aos candidatos que aceitarem a indicação;
c) definição do perfil do novo pastor a ser chamado: “Que tenha no estudo da doutrina bíblica e no aprofundamento teológico o foco do seu crescimento pessoal e dos congregados; multiplicidade na condução do trabalho, no sentido de atender a diversos grupos; com uma visão urbana de trabalho congregacional; que tenha boa comunicação com todos os tipos de pessoas; com capacidade na formação de líderes; com boa visão de trabalho em equipe”.
Pastor Marcos – O pastor Marcos retirou o nome da lista de candidatos à Secretário da IELB – que será escolhido na Convenção no próximo mês de abril.
Liderança para a Convenção – Toda a congregação está convida para analisar as moções, os pareceres, e eleições para a Convenção da IELB (21/04-25/04) em Foz do Iguaçu. Será após o culto do dia 11 de abril. Após haverá um almoço no ginásio.
Aniversário dos Leigos – Os leigos lembram seu aniversário no culto do dia 18 de abril, 9h, e após será servido um almoço do ginásio.
Estudantes – Os teologandos Samuel Fuhrmann e Regis Müller vão trabalhar na São Paulo a partir de abril. Os dois já estiverem aqui antes do estágio deles.
Cultos na Semana Santa na igreja da São Paulo
31/03, 4ª feira, 15h: Culto Pascal da 3ª Idade, oficiado pelo pastor Volmar Herbert. 01/04, Quinta-feira Santa, 20h: Culto para lembrar a morte do Senhor.
02/04, Sexta-feira Santa, 9h: Culto para lembrar a morte do Senhor.
03/04, Sábado, 20h: Culto para festejar a ressurreição do Senhor.
04/04, Domingo de Páscoa, 9h: Culto para festejar a ressurreição do Senhor.
03/04, Sábado, 20h: Culto de Páscoa na Redentora.

Artigo - A culpada é a televisão?

Um documentário exibido pela TV francesa dias atrás mostrou até onde vai o poder da televisão sobre as pessoas. Foi num jogo de perguntas e respostas, onde 80 voluntários foram instruídos a sabatinar um participante sentado numa cadeira elétrica. A cada resposta errada, o homem levava um choque disparado pelos voluntários. O equipamento elétrico, no entanto, era falso e o homem na cadeira era um ator contratado. Os voluntários e a platéia, convictos de que tudo era verdade, ficaram assustados com os gritos do homem que levava choques pelas respostas erradas, e que aumentavam na voltagem a cada rodada das perguntas. Mesmo assim, seguiram no jogo da morte até a descarga fatal de 460 volts que o matou diante de todos. Claro, de forma simulada. O documentário revelou que apenas 16 dos 80 participantes não quiseram “eletrocutar” o homem. A intenção do falso show de televisão era testar o poder da televisão. “A televisão tem poder que pode nos transformar em carrascos potenciais”, concluiu o produtor do programa.

Colocar a culpa na televisão é fazer igual ao Chaves, que disse para o Quico: "Não fui eu. Foi a bola que pegou a bola e me bateu com a bola!". É o coração humano que tem poder sobre as mentes humanas. Os meios de comunicação são meros instrumentos. As novelas, por exemplo, se fossem sadias e instrutivas, poderiam acabar com muitos problemas na família, na sociedade. Mas qual a mensagem que passam? E até onde os milhões de telespectadores conseguem separar a realidade da dramaturgia? E neste Big-Brother, se no lugar do telefone, os da poltrona em casa tivessem um botão para eletrocutar o desafeto? E agora, no retorno do espetáculo “Isabella Nardoni”? O que aconteceria com o casal em julgamento se os pensamentos do povo fossem armas engatilhadas?

No amanhecer daquela sexta-feira, há dois mil anos atrás, não tinha televisão nem cadeira elétrica, mas os componentes do jogo da morte estavam acionados. Porque “fizeram os seus planos para conseguir que Jesus fosse morto” narra o evangelista Mateus (27.1). Por isto a gritaria do povo: - “Crucifica-o, crucifica-o”. Pilatos lavou as mãos e a turba não enxergava mais nada: - “Que o castigo por esta morte caia sobre nós e sobre os nossos filhos”. No meio do povo tinha gente boa, honesta, de igreja, de família. Mas a “televisão” do Gólgota prendeu a atenção e as mentes deles. E pior que não era encenação, mas a realidade da Morte e do Inferno. Por incrível que pareça, era também o espetáculo da realidade da Vida e do Céu.

Não é por nada a recomendação: “Encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente” (Filipenses 4.8). Caso contrário, se não nos cuidarmos, qualquer dia poderemos nos surpreender com nós mesmos, apertando um botão e eletrocutando alguém. E a culpada não será a televisão...

Marcos Schmidt
Jornal NH de 25 de março de 2010