Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 31 de maio de 2007

Semanal 113 - 31 de Maio a 6 de Junho de 2007

Cultos - Domingo da Santíssima Trindade
Tema: Onde acharemos a verdadeira sabedoria?
Textos: Sl 8; Pv 8.22-31; Rm 5.1-5; Jo 16.12-15.
Louvai ao Senhor: 55, 68, 207, 189, 102.
Mensagem: Somente no Deus Triúno encontraremos a verdadeira sabedoria. E este Deus, Criador, nos convida viver em harmonia com a natureza, sentir o gosto e a alegria do amor Redentor de Cristo, e fazer desse amor cristão um modo de vida bonito que seja atraente para os que nos conhecem e que vivam essa sabedoria divina revelada em Jesus Cristo. (Pastor Figur)
Lembretes
ANIVERSÁRIO DA 3ª IDADE – Neste 3 de junho, 8h30, o grupo da 3ª Idade festeja seu aniversário com participação especial dos jovens e coral do Rincão. Após tem exposição do bazar e da feira, tudo confeccionado pelos vovôs e vovós.
CULTO ANIVERSÁRIO J.REDENTOR – 2 de junho, 18h. Ao meio-dia tem um galeto.
CULTO CANTATE – Neste Domingo, 3 de junho, 18h, no Seminário Concórdia, Culto Cantate com a participação do Coral São Paulo junto com a orquestra.
CULTO DO ANIVERSÁRIO DOS JOVENS – O culto festivo para marcar os 78 anos da juventude São Paulo será no dia 9 de junho, 20h.
JOVENS NO CENTRO DE CULTURA – Dentro da programação de aniversário dos jovens, estará presente o grupo de Teatro “Em cima da Hora” e da Banda “Ajaluz” da Comunidade Cristo Redentor de Pelotas. O nome da peça é “A verdadeira vida melhor”. Os jovens das São Paulo também terão a sua participação cultural. Todos são convidados para este evento no Centro de Cultura, dia 10 de junho (domingo), 18h. A entrada é gratuita, apenas será feita uma coleta para despesas da organização.
LÍDERES DO PEM – Dia 06/06, quarta-feira, 20h, reunião com os líderes dos pequenos grupos do PEM para preparação do próximo encontro.
MENSAGEIRO LUTERANO – Nesta edição de junho do Mensageiro Luterano tem matéria especial sobre o testemunho de Neida Alves. Compre avulso ou faça assinatura.
CEMITÉRIO – A Secretaria lembra os associados do Cemitério Luterano sobre as anuidades atrasadas. Após três anos, conforme os estatutos, há uma multa.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – A Instrução de Adultos tem novo grupo – Sábados, 14h.
ENCONTRO DE CASAIS. – Dia 23 de junho e não 24 como consta no calendário. Reservem a data. Vai ser imperdível. Maiores informações sempre no SEMANAL. O local: Sede Social Banrisul na Lomba Grande. Tudo está sendo preparado com carinho.

Artigo - Palavras de festim

Enquanto as balas que deveriam ser de festim foram de verdade na simulação policial em Rondonópolis, em Brasília acontece o inverso com as palavras. E neste caso, a simulação é por conta da maioria dos detentores do poder que brincam com coisa séria. Sobre as denúncias contra Renan Calheiros, quem engana a esposa carrega todas as chances de fazer igual na vida pública. Por que ele seria fiel com os bens da nação se foi infiel nas promessas que fez para a sua mulher? É o calvário a que ele mesmo se referiu. Mas, se a mentira tem vida curta e a verdade vive para sempre (Provérbios 12.19), nestas horas é preciso tomar todo o cuidado e não colocar toda a farinha no mesmo saco.
O que está faltando mesmo é vergonha na cara para esta gente que ganha a vida explorando sem dó nem piedade os pobres e os necessitados (Provérbios 30.14). No Japão o ministro da Agricultura e seu subordinado se suicidaram porque não agüentaram o vexame da corrupção. Na China um funcionário público foi condenado à morte por aceitar suborno e faltar com seu dever. Ainda bem que estamos no Brasil, este país da solidariedade e do corporativismo nas falcatruas. Mas tudo tem limite, porque quando os honestos governam, o povo se alegra; mas quando os maus dominam, o povo reclama (Provérbios 29.2). Ninguém agüenta mais ladrão de colarinho branco preso e logo depois solto e impune. Não tem lugar para tanta sujeira debaixo do tapete. Mas isto não é de hoje: Os juízes desonestos se vendem por dinheiro e por isso são injustos nas suas sentenças. É errado favorecer alguém no tribunal, mas alguns juízes fazem isso até por pouco dinheiro (Provérbios 17.23 e 28.21).
O pior mesmo é trabalhar 146 dias do ano e receber pouca coisa em troca. Mas isto também é assunto nas Escrituras: Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça (Provérbios 29.4); A sanguessuga tem duas filhas, e as duas filhas de chamam: Me dá! Me dá! (Provérbios 30.15). Para os governantes daquele tempo o recado veio do profeta: Vocês exploram os pobres e cobram impostos injustos das suas colheitas. Vocês maltratam as pessoas honestas. Procurem fazer o que é certo e não o que é errado, para que vocês vivam (Amós 5.11,12,14).
No meio de tanta corrupção, é bom nunca esquecer que a honestidade livra o homem correto, mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância (Provérbios 11.6); A riqueza que é fácil de ganhar é fácil de perder; quando mais difícil for para ganhar, mais você terá (Provérbios 13.11); Quem procura ficar rico por meios desonestos põe a sua família em dificuldades; quem odeia o suborno viverá mais (Provérbios 15.27).
Vejam como é fácil escrever quando o assunto é corrupção. É só copiar da Bíblia. O difícil mesmo é escapar das balas verdadeiras do juízo de Deus. Pois lá do céu Deus olha para a humanidade a fim de ver se existe alguém que tenha juízo. Todos caíram, se desviando assim do caminho certo, e são igualmente corruptos (Salmo 53.2,3). Foi por isto que Deus não simulou a morte de seu Filho. Ao contrário, já sabendo que a bala não era de festim, ofereceu Cristo como sacrifício para as pessoas receberem o perdão dos pecados e para mostrar que ele é justo (Romanos 3.25,26).
Situação bem diferente na política deste país onde tudo indica ser uma grande simulação. Por isto, que as palavras continuem sendo de festim porque se forem de verdade, muita gente pode ser atingida. O que não deixa de ser a única saída.
Marcos Schmidt
Jornal NH – 31 de maio de 2007