Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sábado, 14 de março de 2009

Semanal - Ano 5, nº 206 - 12 a 18 de março de 2009

Cultos - Terceiro Domingo na Quaresma
Tema: A beleza do templo está na fé e vida do seu povo
Textos bíblicos: Sl 19; Êx 20.1-17; 1Co 1.18-31; Jo 2.13-22.
Hinário Luterano: 340, 248, 243, 246.
Mensagem: Todos ficamos encantados com a visão panorâmica de uma lindaigreja. A simplicidade de uma pequena capela, construída com criatividadenos leva para um breve momento de devoção. A grandeza de uma catedral nosconvence da Onipotência do nosso Deus. Mas nem sempre o templo, mesmoconstruído sob inspiração bíblica, garante a permanência de Deus naquelelugar. O Evangelho do dia nos faz pensar nisso, afinal, a beleza do templode Deus está na fé e vida do seu povo. (pastor Figur)
Aniversariantes – 12 a 18 de março de 2009
12-Tiago Silva; Denise Buss; Lourdes Seibel; Adão Reinheimer; 13-José Soares; Alan Mônaco; Willian Vargas; Artemio Rohde; Caroline Sander; Teresinha Scheuermann; 14-Silvia Loh; Mauricio Henkel; Edílson Kulmann; Claudir Krummenauer; 15-Vera Ritter; Gleice Mras; 16-Jéssica Rosa; Gladis Lindol; Davi Reinheimer; Eugenio Saraiva; Samantha Schvantes; 17-Heber Kupske; Pamela Muller; Miriam Gomes; Dandy Kautzmann; M. Helena Lacerda; Marcos Huguntobler; 18-Ana Kruse; Ivone Saraiva; Alma Albrecht; Taiane Mônaco; Suzana Eisinger; Samuel Cardoso; Genésio Hermann.
Lembretes
ASSEMBLÉIA – ELEIÇÃO – Com assunto único (eleição para presidente, tesoureiro e vice-secretário da Com. São Paulo), os membros votantes estão convocados para Assembléia Extraordinário, dia 28/03, após o culto das 20h.
CALENDÁRIO E ENVELOPES – Estão a disposição antes e após os cultos, e na Secretaria, o Calendário 2009 e os Envelopes de Ofertas 2009.
SERVAS GUARANI – Local da reunião: residência de Ida Muller, rua Santos, 726, Vila Nova (fone 3527-3369) .
SERVAS ALIANÇA – Culto do 9º aniversário das Servas Aliança, dia 15 de março. Dia 22/03 elas fazem passeio. Suas reuniões são duas por mês aos sábados, 16h (veja no calendário).
RETIRO DE CASAIS – Já estão abertas as inscrições (telefone da secretaria) para o retiro de casais que acontecerá no dia 5 de abril. A palestrante será a psicóloga Leia Weber, esposa do pastor Valdo Weber, de Canoas.
CONFIRMANDOS - Reunião dos alunos com os pais: 20/03,19h.
NOVOS ALUNOS – As crianças que completam 11 anos entre agosto/2009 à julho/2010 podem se inscrever na Secretaria para o 1º ano da Instrução de Confirmandos, que inicia em 7 de agosto próximo.
LEIGOS e FAMÍLIAS – Dia 20 de março, 20h, no ginásio. Após a palestra com o pastor André Schneider da São Lucas, NH, tem janta de contraternização.
DIJUVASI – Reunião administrativa – 22/03, 14h, “Da Paz”, Campo Bom.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Artigo - A fé nos miolos

Agora os cientistas descobriram a maneira como o cérebro ativa a fé religiosa. Isto quer dizer que a fé tem lugar específico nos miolos. Mas, o que me interessou na notícia foi uma frase que li: “Apesar de não ser possível comprovar a existência ou a ausência de Deus, o grupo de cientistas descobriu que se pode analisar a atividade cerebral desencadeada pelas crenças religiosas”. Só mesmo uma pessoa sem o uso completo do cérebro para dizer tal insensatez, de que não é possível comprovar a existência ou ausência de Deus.


Nas férias li o livro “Um ateu garante: Deus existe”. A obra, de famoso filósofo inglês, traz interessantes argumentos sobre a impossibilidade de não existir um supremo criador. Considerado o principal filósofo dos últimos cem anos, Antony Flew defendeu o ateísmo por mais de meio século - uma convicção que abraçou aos 15 anos, mesmo sendo filho de pastor. Por isto a surpresa quando em 2004 a mídia divulgou que ele havia mudado de idéia. No livro, o ex-ateu argumenta: “Minha jornada para a descoberta do Divino tem sido, até aqui, uma peregrinação da razão. Segui o argumento até onde ele me levou, e ele me levou a aceitar a existência de um Ser auto-existente, imutável, imaterial, onipotente e onisciente”.


A Bíblia diz que fé é uma obra divina e não humana (Efésios 2.8). Mas, o que dizer então desta experiência na massa cinzenta do filósofo, e agora desta pesquisa? Na verdade, não é fé, mas conclusões lógicas. E é neste ponto que o livro interessa na discussão com o ateísmo que se agarra nas saias da Ciência e sob o manto do darwinismo, para proclamar: Deus não existe e tudo surgiu do nada. Delírio, loucura, insensatez? Quem sofre deste mal? Davi dispara que irracionais são aqueles que dizem em seu coração: “Não há Deus” (Salmo 53.1). Paulo adverte que tais céticos não têm desculpa nenhuma, pois “desde que Deus criou o mundo, as qualidades invisíveis dele, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente” (Romanos 1.20). Ou, nas conclusões de Flew: “Minha descoberta do Divino tem sido uma peregrinação da razão e não da fé”.


Creio que os sofisticados telescópios e microscópios não estão aí por acaso – igual ao surgimento do mundo na concepção evolucionista. É uma chance do Criador. Mas, até aqui – esta fé cerebral de que existe um ser superior – isto os próprios demônios têm, e por isto tremem as canelinhas (Tiago 2.19).


E se fé é uma coisa que se vive, Jesus tem uma palavrinha aos crentes: Se nesta época de incredulidade e maldade um cristão tiver vergonha dos meus ensinamentos, eu terei vergonha desta pessoa quando vier na glória de meu Pai – para exigir os direitos autorais (Marcos 8.38). Penso que nem é preciso de fé para dizer: “Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da Terra” – porque isto a Ciência confirma. Agora, afirmar: “Creio em Jesus Cristo, seu único Filho...”, isto não vem dos miolos, vem de cima e mora no coração.


Marcos Schmidt

Jornal NH de 12 de março de 2009