Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 24 de maio de 2013

O SEMANAL, ANO 9, N°425


O SEMANAL - 22 A 28 DE MAIO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________
Domingo da Trindade
Leituras:   Sl 8     Pv 8.1-4, 22-31     At 2.14, 22-36     Jo 8.48-59

Tema:             O Deus Triúno acredita em nós!
Mensagem: Quando formulamos doutrinas sobre a Trindade, adoramos a Deus como sendo três pessoas, quando invocamos, abençoamos e batizamos no nome do Deus Triúno - fazemos tudo isto com grande humildade, percebendo que nosso Criador, Salvador e Santificador é muito mais que tudo isto. Nunca seremos capazes de enquadrar perfeitamente Deus numa explicação teológica. Deus sempre irá ultrapassar nossas palavras e doutrinas, nossas convicções e expressões de adoração. Isto porque existe um mistério tremendo sobre Ele.  O Santo e Verdadeiro Deus é anos luz maior do que nossas capacidades de explicá-lo ou entendê-lo.                                                                                                  pastor Marcos

Programação da semana

28/04  – Terça
13h30
19h30
20h
Assistência Social
Coral
Conselho Distrital - Bom Pastor, Sapiranga
29/04  – Quarta
19h30
Estudo Bíblico na Jesus Redentor
30/05  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo
01/06 –  Sábado
10h
18h
20h
Instrução de Adultos (2º turma)
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo"
02/06 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Culto Cantate - Seminário Concórdia

 

L e m b r e t e s

DECA – No culto deste 25 de maio, sábado, o Departamento de Culto e Altar lembra 19 anos de fundação e atividades. Também neste culto o Departamento será reconsagrado e os novos integrantes instalados. Após, uma janta do departamento.
CULTO CANTATE ­– No Domingo do dia 2 de junho, 18h, Culto Cantate, no Seminário Concórdia, com participação do coral da Comunidade "São Paulo".
Neste ano este culto está dentro das programações dos 110 anos do Seminário Concórdia. Por isso o tema do culto é "O Reino Divino". Observa-se que neste domingo não haverá reunião dos jovens.
ENCONTROS TEOLÓGICOS ­ – "Uma visão panorâmica da história da igreja cristã", é o tema dos encontros teológicos, pelo professor Paulo Buss do Seminário Concórdia. São ainda duas quartas-feiras, 20h as 22h (05/06, 19/06), na igreja São Paulo. Venha e participe.
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO GLAUCOMA - 25 de maio, 8h às 12h, no Centro Oftalmológico, Rua Oscar Ludwig, 749 B. Jardim Mauá (da Secretaria da Saúde). Veja no quadro mural orientações sobre o glaucoma. 
VOLUNTÁRIOS O projeto Igreja Aberta é de terça-feira a sexta-feira, das 11h as 16h.  Cada equipe de recepcão tem um plantão de 1 hora ou mais. No quadro mural está a tabela. Colabore

MENSAGEIRO LUTERANO – Na entrada da igreja estão exemplares do Mensageiro Luterano. (É só pegar e colocar 5 reais na caixinha).
BLOG – Veja no blog da Comunidade as informações, artigos, e programações da igreja.
109 ANOS – No dia 23 de junho, 9h, acontece em Lajeado o culto dos 109 anos da IELB. Maiores informações no Site da IELB.
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Artigo - Retrato falado


Retrato falado

     O vídeo “Retratos da Real Beleza” de uma campanha publicitária, maior sucesso na Internet pelo mundo todo, lembra algo parecido quando o assunto é "retrato espiritual". O filme apresenta um desenhista da polícia norte americana FBI que reproduz o retrato falado de sete mulheres. Elas estão escondidas atrás de uma cortina, e sem o artista conhecê-las, faz o desenho delas a partir da descrição que elas relatam de si mesmas. Mas antes da sessão, é solicitado a cada uma delas que permaneça um curto período de tempo com uma pessoa desconhecida. Em seguida, o desenhista elabora o retrato falado das sete mulheres também apresentado pelas pessoas estranhas. O resultado é interessante: a maioria dos retratos falados pelos desconhecidos mostra um desenho mais bonito, mais feliz e com uma descrição mais precisa da beleza das sete mulheres, enquanto que aqueles que foram feitos pelo relato delas mesmas, têm um retrato mais feio e distorcido da realidade.

     Ao tratar sobre a aparência que o cristão tem de si mesmo, diz a Bíblia que "o que vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado" (1 Co 13.12). Isto devido à natureza humana que nos conduz sempre ao pecado. No entanto, com a nova natureza através da fé em Jesus, "refletimos a glória que vem do Senhor (...) e vai nos tornando cada vez mais parecidos com o Senhor" (2 Co 3.18). Percebe-se que o cristão tem dois retratos falados: um que é feito por Deus, que o desenha a partir da descrição dos traços perfeitos de Jesus; e outro que é feito por ele mesmo, por aquilo que enxerga nas suas imperfeições. Interessante, porque se o objetivo do vídeo comentando é promover "uma mudança significativa ao redefinir os padrões da publicidade e os ideais de imagem irreais perseguidos pelas mulheres”, os cristãos que perseguem o padrão da perfeição através do legalismo deveriam fazer o mesmo. Isto acontece pelo "Evangelho que dá liberdade às pessoas" (Tiago 1.25) que livra da hipocrisia e oferece auto estima espiritual.  


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
23 de maio de 2013