Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 22 de março de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 416


O SEMANAL - 21 A 27 DE MARÇO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                        Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________
Domingo de Ramos

Tema: Jesus Cristo é o Senhor que precisamos.

Leituras:    Sl 118.19-29     Dt 32.36-39     Fp 2.5-11     Lc 22.1-23

Mensagem:  Para entrar aclamado em Jerusalém na semana da Páscoa, tudo que Jesus precisou foi um jumentinho que ninguém tinha montado ainda (Lc 19.31, 34), cumprindo-se assim a profecia (Zc 9.9). Foi aclamado como rei, mas sabia o que estava para acontecer no dia seguinte, seu sacrifício na vergonhosa cruz. Sabia, e por amor a você e a mim, concordava com este plano de seu Pai celestial. Por mais contraditório que possa parecer, foi assim que ele se tornou nosso Senhor, ou seja, tornando-se nosso Salvador, como diz Lutero na explicação do 2º artigo do Credo Apostólico. Este Jesus é tudo que precisamos nesta vida, e que nos faz atravessar o vale da morte para a eterna vida com Deus.  (pastor Edgar)

Programação da semana

26/03  – Terça
13h30
19h30
20h
Assistência Social
Coral
Conselho Distrital - São Lucas, NH
27/03  – Quarta
14h30
Servas Centro
28/03  – Quinta
14h
20h
Culto - Terceira Idade
Culto Sexta-Feira Santa "São Paulo"
29/03 – Sexta
9h
Culto Sexta-Feira Santa "São Paulo"
30/03 - Sábado
18h
20h
Culto na “Jesus Redentor”
Culto de Páscoa “São Paulo”
31/03 – Domingo
9h
18h
Culto de Páscoa “São Paulo”
Reunião dos Jovens

 

       L e m b r e t e s


IGREJA ABERTA Na Semana Santa a igreja ficará aberta ( a feira, das 10h as 16h). Busca-se voluntários para a função de recepcão. São sete equipes, cada equipe com duas ou mais pessoas, para dois turnos por dia. Inscreva-se.
FALECIMENTO De JAIR LUIZ WERB aos 57 anos no dia 20/03/2013. Deixa enlutados: esposa M.Gladis, 2 filhas, 1 genro, a mãe, demais parentes e amigos.
AULAS DE MÚSICA Nas terças, 18h (flauta e violão), e nos sábados, 9h (teclado). Inscrições na secretaria ou com professores de música nos horários.
ASSEMBLÉIA – No dia 6 de abril, 20h, junto com o culto, tem Assembleia Ordinária da Comunidade São Paulo, com relatórios da diretoria e pastoral.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Na primeira semana de abril inicia nova turma para Profissão de Fé. Dependendo da disponibilidade dos participantes, será na terça-feira (dia 2), 20h, ou no sábado (dia6), 10h. São dez encontros de 1 hora cada um. Interessados falem com o pastor ou Secretaria.
SERENATA – Os jovens da congregação realizam na Páscoa a tradicional serenata. Inscrições nos cultos para receber o grupo em sua janela.
CENOURINHAS – Cenourinhas de Páscoa da 3º Idade na saída dos cultos.
LIBRAS – Veja no quadro mural detalhes sobre o curso da linguagem dos surdos. As inscrições vão até o dia 19 de março.
ESTUDANTES A partir de abril teremos dois estudantes de teologia, Marcos Weirich e Marcos Reinicke (que voltaram do estágio), para o trabalho focado na Comunidade Jesus Redentor e  nas visitas de S.Ceia para idosos e enfermos.
CULTO ESPECIAL – No dia 14 de abril, domingo, 9h, haverá culto especial no Cesaspa (ginásio), para, além de festejar o aniversário dos leigos, lançar oficialmente a revitalização e reforma do ginásio. Após tem almoço no local.                NÃO HAVERÁ CULTO NA QUINTA E SÁBADO (11 e 13 de abril).

quinta-feira, 21 de março de 2013

Artigo - Acumuladores de coisas


Acumuladores de coisas

    Com o tempo acumulamos tanta coisa sem utilidade, que não sabemos onde guardar. Nem é preciso sofrer de compulsão obsessiva, basta sofrer os efeitos da propaganda consumista para ser acumulador. São roupas mofando no armário, bugigangas emboloradas nas gavetas, tralhas enferrujadas na garagem, quinquilharias repletas de ácaros nas caixas de papelão, uma infinidade de "riquezas" pessoais. As pirâmides egípcias já mostraram que deste mundo nada se leva. Por outro lado, tem muita coisa de valor jogada fora. Por exemplo, 40% do lixo na nossa cozinha é comida. Sem nenhum exagero, enquanto no lixo têm preciosidades, os armários estão abarrotados com inutilidades.

    Tal estupidez acontece também em âmbito espiritual. Um contracenso identificado por Jesus ao acusar a igreja de seu tempo: “A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas”  (Lucas 20.17).  Descartaram o fundamento da igreja, o próprio Cristo. Já o fariseu Saulo fez o contrário: “Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de ganhar a Cristo” (Filipenses 3.8). O que ele rejeitou? Foi um baú pesado de boas obras meritórias, de conduta moral, tudo avalizado por um status religioso. Depois que virou Paulo, ele mesmo confessa que foi fanático, obsecado compulsivamente em agradar a Deus com as coisas que fazia e guardava. Após descobrir que nada disto poderia livrá-lo do lixão espiritual em que vivia, admitiu: “Considero tudo como uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor".

    Sem dúvida, tudo seria menos complicado se vivêssemos com o suficiente, sem o peso das coisas. Até porque,  junto com as preocupações em adquirir e guardar, a vida vira um depósito de entulhos. Se isto é a pura verdade no aspecto físico, quanto mais no espiritual? Por isto o Salvador insiste: "Venham a mim todos os que estão cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei".


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
21 de março de 2013