Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

O SEMANAL - ANO 9, N° 449

O SEMANAL - DE 7 A 13 DE NOVEMBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
___________________________________________________________

25º Domingo após Pentecostes

Leituras:   Sl 148    Êx 3.1-15     2 Ts 2.1-8, 13-17     Lc 20.27-40

Tema:    As perguntas do mundo e as respostas de Deus  
    
Mensagem: Os saduceus tentam colocar Jesus na parede com uma "pegadinha". A resposta que ele dá é uma aula para nós, quando também enfrentamos este tipo de situação. Jesus vai direto e diz coisas que eles não esperavam ouvir. Estamos preparados em responder com as respostas da Bíblia? O assunto no Evangelho é a ressurreição e a vida eterna, mas os saduceus não acreditavam nisto. Precisamos tomar o cuidado para nos mantermos firmes nas verdades bíblicas, e isto o apóstolo Paulo nos orienta, conforme a leitura da Epístola: "Não deixem que ninguém os engane... fiquem firmes e guardem aquelas verdades que ensinamos a vocês". (pastor Marcos)

Programação da semana

11/11  – Segunda
19h30
Diretoria da Comunidade
12/11  – Terça
13h30
19h30
20h
Assistência Social
Ensaio do Coral
Conselho Distrital - Emanuel
13/11  – Quarta
19h
20h
Ensaio de Natal com crianças
Encontro Teológico
14/11  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo"
16/11 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo
17/11 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens

 


L e m b r e t e s


CHAMADO PASTORAL – Foi chamado o pastor Laerte Tardeli Helwig Voss, que reside nos Estados Unidos, formado em 2004 no Brasil. A resposta? Neste sábado!
ENCONTRO TEOLÓGICO – "Como ler e entender a Bíblia", professor Vilson Scholz. Datas: 30/10, 13/11 e 27/11 (4ª-feira, 20h as 22h, na igreja). Ninguém deveria perder estes três encontros. Vale a pena participar. Inscrições na Secretaria.
RETIRO DA 3ª IDADE – O Departamento da 3ª Idade faz retiro nos dias 13 e 14 de novembro (saída 8h do Cesaspa) em Farroupilha, com a presença do pastor Edgar.
PASSEIO MIRIM – A Juventude Mirim da São Paulo promove passeio no dia 23 de novembro. Detalhes nos encontros semanais, sexta-feira, 19h40.
ESPORTE – A 2ª fase da olimpíada esportiva do distrito de futsal e knips da Juventude Mirim realiza-se neste 9 de novembro, no Cesaspa.
JOVENS – Retiro espiritual do distrito nos dias 15,16 e 17 de novembro. Será em Gravataí, organizado pela diretoria distrital liderada pelo Tiago Oliveira.
PASSEIO DAS SERVAS – As servas centro fazem um passeio para Passo de Torres, no dia 27 de novembro, na casa de Nestor e Sereni Thoen.
RETIRO DE CASAIS – O grupo de casais, liderado por Herton e Helena Scheuermann, convida a todos os casais para o retiro espiritual nos dias 30/11 e 01/12, em Arroio do Sal, na sede da Apresul. As inscrições na Secretaria ou com os pastores, com custo total por casal de 220 reais. Palestra com o pastor Adilson Schünke.
NATAL – Os ensaios de Natal com as crianças são nas quarta-feira, 19h.
CONSELHO DIRETOR – A IELB reúne-se em Campinas, SP, no Conselho Diretor, representada pelos distritos, nos dias 14 a 17 de novembro, para discutir e aprovar moções e projetos da igreja. Este encontro é anual.
VÍDEOS – No blog celspnh.blogspot.com dois vídeos: professor Gerson Linden explicando o Evangelho deste fim de semana, e o CPT sobre a mordomia da oferta.
APOIO PSICOLÓGICO – Através do Ponto Psi, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado dos gabinetes pastorais. Agendamentos na Secretaria.
MENSAGEIRO LUTERANO – Avulso, na saída da igreja. É só pegar e colocar 7 reais na caixinha. (conseguimos troco de 1 e 2 reais)
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Artigo - O fantástico da Santa Ceia

O fantástico da Santa Ceia


      O "Baú do baú do Fantástico", exibido no último 27 de outubro, fez uma paródia da Santa Ceia que desagradou muita gente. O filho do Chico Anísio entra no cenário daquela quinta-feira anterior à morte de Jesus, e até faz uma "entrevista" com um Jesus com aparência de estar chapado. O humorista Bruno Mazzeo, no entanto, comete um equívoco neste "baú" ao colocar o evangelista Marcos entre os "convidados" da Santa Ceia - ele não pertence aos doze discípulos. Em todo o caso, esta é a função da paródia, imitar de maneira irônica e debochada obras literárias, filmes, músicas, e até histórias, como neste caso, a última Páscoa de Jesus com os discípulos quando o Senhor instituiu a Santa Ceia. Mas o problema da paródia é quando a brincadeira vira coisa séria, como acontece no bullying.
    Quanto ao uso do nome de Deus, o próprio Criador ordena num dos Dez Mandamentos: "Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês" (Êxodo 20.7).  Porque será que Deus tanto se importa com o nome dele? Na verdade, não é com o nome dele, mas com o nosso nome, com a nossa felicidade. Por exemplo, um jovem que não respeita o seu pai, ele terá dificuldades para confiar nele, receber dele a educação e tudo aquilo que um pai deseja oferecer ao seu filho. Naquela noite memorável Jesus pegou o cálice de vinho e disse: "Bebam todos vocês porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados" (Mateus 26.28).  Não existe algo mais fantástico neste mundo do que o perdão dos pecados. Por isto, a Santa Ceia é coisa séria. A Bíblia enfatiza isto: "Aquele que comer do pão do Senhor ou beber do seu cálice de modo que ofenda a honra do Senhor, está pecando contra o corpo e o sangue do Senhor" (1 Coríntios 11.27). Está comprovado que o humor ajuda a vencer os problemas e traz longevidade, mas tem coisas que precisam de seriedade e reverência, começando com a Palavra de Deus.

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
7 de novembro de 2013