Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 439

O SEMANAL - 29 DE AGOSTO A 4 DE SETEMBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

15º Domingo após Pentecostes
Leituras:     Sl 131     Pv 25-2-10     Hb 13.1-17     Lc 14.1-14
Tema:             Quem se humilha será engrandecido!        
             
Mensagem:  As leituras falam de "humildade e orgulho": “Ó Senhor Deus, eu já não sou orgulhoso, deixei de olhar os outros com arrogância” (Salmo 131.1);“Quando você estiver diante das autoridades, não se faça de importante” (Provérbios 25.8). Em Hebreus não há referência direta sobre o assunto, mas tem a recomendação: “Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens”. Para obedecer e seguir as ordens de alguém, é preciso atitude de humildade. Enquanto isto, no Evangelho Jesus adverte: “Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido”.                                             pastor Marcos



Programação da semana
03/09  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
04/09  – Quarta
19h30
Departamento de Culto de Altar - DECA
05/09  – Quinta
14h
20h
Terceira Idade
Culto na "São Paulo"
06/09 –  Sexta
18h15
19h
19h40
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
07/09 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo"
08/09 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens


L e m b r e t e s


BATISMO – De VICENTE MONACO SCHUH, filho de Tales Marcelo de Lima Schuh e Danuza Monaco. Nasceu em 25/03/2013 e batizado em 01/09/2013. Padrinhos: Oséias Monaco, Paulo Ricardo Pehl, Estela Francisca Braum, Camila Braganholo, Lucas André Gatelli, Leticia Monique da Silva, Miguel Fensterseifer, Sandra Braun, Eder Elias Monaco, Deise Silveira da Silva, Vanessa Rambo Knak, Marcio Pires, Mauricio Soares Pauperio, Bianca Kuhn, Daniele Ewald dos Santos e Michael dos Santos.
ANIVERSÁRIO – O culto de 78 anos das Servas será no dia 8 de setembro, e neste culto as servas entregarão a sua oferta especial de gratidão.
CARTEIRINHAS DOS LEIGOS – Serão recolhidas no culto de 5,7 e 8 de setembro.
APOIO PSICOLÓGICO – Em parceria com o Ponto Psi, iníciou o Programa de Apoio Psicológico numa sala ao lado da igreja. Informações e agendamentos na Secretaria. Horários de atendimento: segunda-feira e quinta-feira, 13h30 as 17h.
ASSEMBLEIAS  – Os membros votantes são convocados para duas Assembleias, Ordinária e Extraordinária: em 31/08/2013, sábado, após o culto das 20h. Ordem do dia da Ordinária: Relatórios, CAP e Cemitério. Ordem do dia da Extraordinária: análise e aprovação da proposta de chamar o terceiro pastor para a paróquia.
CULTO GAÚCHO e ALMOÇO – No dia 15 de setembro, 9h, o culto será no Cesaspa, com liturgia e estilo gaúcho. O pregador será o pastor Vilson Scholz. Ao meio dia tem almoço (galeto, massa e saladas) promovido pela Assistência Social (aniversário), ao preço de R$ 12,00 o cartão  (comer no local ou para levar).
PALESTRA – No dia 25 de setembro, 19h30, na igreja, o pastor Elmar Regauer de Santa Maria fará uma palestra sobre uma igreja dinâmica. Participe!
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Interessados à Instrução de Adultos, falem com os pastores ou na Secretaria. São 10 encontros, sábados de manhã, ou terças à noite.
MENSAGEIRO – Matéria especial sobre a nossa Comunidade São Paulo. Na entrada da igreja os exemplares de agosto. É só pegar e colocar 5 reais na caixinha.
Os aniversariantes presentes nos cultos serão homenageadosde forma especial com um cartão e oração. 
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre!

Artigo - Quem é o instrutor?

Quem é o instrutor?


     O problema daquele instrutor de parapente não foram as nuvens lá do alto, mas as nuvens aqui debaixo. O vídeo, que foi divulgado nos jornais de TV, mostra o desespero no voo do parapente perdido no meio da neblina no Rio de Janeiro. O instrutor tenta tranquilizar o turista, mas logo confessa que está perdido no nevoeiro e começa a rezar. Eles poderiam bater numa rocha, cair no mar, perder a vida. Felizmente conseguem sair da neblina e pousar. O instrutor sabia que em dias nublados não se voa, mas a soberba lhe estufou o peito e custou o emprego.

     Lembrei desta ousadia inconsequente ao meditar nas palavras de Jesus, que estão no Evangelho da liturgia da igreja no próximo Domingo: "Porque quem se engrandece será humilhado" (Lucas 14.11). No original grego da Bíblia, engrandecer-se vem da raiz “uphos”, que literalmente significa neblina, nuvem. A pessoa orgulhosa, arrogante, que se exalta, ela se lança de forma atrevida nas nuvens da presunção. Na névoa da soberba não enxerga mais nada, além dela mesma. E acontece então exatamente isto que está registrado neste vídeo: o desespero diante dos contratempos.

      Os dias são de arrogância. Semana passada um aluno de escola ficou na frente do meu carro em movimento, como que dizendo: Eu sou o dono da rua, daqui eu não saio. Falta humildade, submissão, modéstia neste mundo virtual e real dos jogos eletrônicos que ensinam a matar e ganhar; nesta vida competitiva do emprego, da projeção, da prosperidade, do sucesso até mesmo em nome de Jesus. O ser humano não mudou, a soberba é a mesma desde os tempos de Caim. O que mudou são os meios cada vez mais eficazes para eliminar os "adversários" e o domínio da propaganda que vende ostentação e vaidade. Por isto, é bom conhecer os instrutores antes de nos aventurarmos no desconhecido. Se queremos voos tranquilos, aqui e depois, o convite vem de Jesus: "Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde" (Mateus 11.29).



pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

29 de agosto de 2013