Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 437

O SEMANAL - 15 A 21 DE AGOSTO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

13º Domingo após Pentecostes

Leituras:   Sl  119.81-88     Jr 23.16-29     Hb 12.1-3     Lc 12.49-53
Tema:                 Jesus traz divisão e discórdia?                      
Mensagem:  Complicado as palavras de Jesus: "Vocês pensam que eu vim trazer paz ao mundo? Pois eu afirmo a vocês que eu não vim trazer paz, mas divisão. Porque daqui em diante uma família de cinco pessoas ficará dividida..." Que coisa horrível é uma família dividida, e agora ouvir que Jesus também é o causador desta divisão? Mas Jesus não é aquele que traz harmonia, paz, amor na família? Em tempos atuais, com tanta discórdia familiar, inclusive quando pais matam filhos, filhos matam pais, temos que ouvir estas palavras, que Jesus veio trazer divisão familiar? Será que foi isto mesmo que Jesus disse? (pastor Marcos)

Programação da semana
20/08  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
21/08  – Quarta
14h30
Servas Guarani - residência de Margarida Bichoff
22/08  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo"
23/08 –  Sexta
18h15
19h
19h40
20h
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Liga de Leigos
Pais dos Confirmandos
24/08 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto Cantate,  na "São Paulo" - Cesaspa
25/08 – Domingo
9h
10h
18h
Culto na “São Paulo”
Assembleia Ordinária
Jovens

 

L e m b r e t e s

CULTO CANTATE – Neste 17 de agosto, sábado, 20h, no Cesaspa, com a participação da Escola de Música, sob a regência do professor Raul Blum e com a participação do coral do Seminário Concórdia.
PROAP  – Numa parceria com o Ponto Psi e aprovado em Assembleia, começa neste mês de agosto, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado da igreja. Informações, triagem e agendamentos devem ser feitos na Secretaria.
ASSEMBLEIA  – Todos os membros votantes são convocados para Assembleia Ordinária, 25/08/2013, após o culto das 9h. Ordem do dia: Relatórios e CAP.
CHAMADO – Para discutir e aprovar a proposta de chamar o terceiro pastor para a paróquia, a diretoria da Comunidade convoca uma Assembleia Extraordinária para o dia 31 de agosto, sábado, após o culto.
ELEIÇÕES NA IELB – Toda a liderança da congregação é convidada, e interessados, para a indicação de nomes para o processo eleitoral da Diretoria Nacional da IELB e aos diversos cargos dos conselhos e comissões da IELB. Será no dia 28 de agosto, 19h30, na igreja.
PAIS DOS CONFIRMANDOS – O pais dos alunos dos 1º e 2º anos do ensino confirmatório tem encontro no dia 23 de agosto, 20h, no Cesaspa.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Está sendo criada nova turma para Instrução de Adultos.. São dez encontros, aos sábados de manhã, ou, se for necessário, durante a semana, à noite. Inscrições na secretaria.
ML sobre a SÃO PAULO – Neste mês de agosto o Mensageiro Luterano tem uma matéria especial sobre a nossa Comunidade São Paulo. Faça a assinatura anual e receba todo o mês a revista em seu endereço. Na entrada da igreja estão exemplares do mês de agosto. (É só pegar e colocar 5 reais na caixinha).
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre! 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Artigo - Incêndio nas escolas

    Chama a atenção o comentário do sociólogo José Tavares dos Santos sobre o vandalismo numa escola em Eldorado do Sul, incendiada por alunos da própria instituição: "O enfraquecimento das figuras de autoridade, em especial da paterna, pode suscitar este tipo de atitude". Está na cara que as escolas e os professores são o saco de pancada numa sociedade onde as crianças e os jovens perderam a noção de limites. E por razão: os educadores profissionais tentam ser o pai e a mãe que os filhos não têm em casa, e a violência - inata no coração de todos e reforçada pela TV e Internet - naturalmente recai sobre os heroicos professores que tentam salvar a pátria.

    O pai tem pesada culpa no cartório. Quem afirma isto é gente entendida da mente. O psicanalista brasileiro Rubens de Aguiar Maciel afirma que existe pouco conhecimento científico sobre o tema “paternidade”. Sustenta que o pai é uma figura fundamental na estruturação da personalidade infantil: "É função do pai estabelecer limites à criança, de estabelecer essa noção de que ela não é o centro do Universo”. Outro psicanalista, o francês Charles Melman, tempos atrás alertou na Veja que "pela primeira vez na história a instituição familiar está desaparecendo e as consequências são imprevisíveis”. E citou a principal razão: a demolição do papel da autoridade paterna.

    Mas isto não é coisa nova. O "antiquado" texto bíblico sempre manteve que o marido tem a autoridade sobre a família e que os filhos devem obedecer ao seu pai e, por conseguinte, a sua mãe (Efésios 5.23 e 6.1). Certos teólogos pulam esta parte da Bíblia na ideia que isto é coisa da cultura machista da época. E agora? A psiquiatria também esqueceu os novos tempos? O que descobrem agora é o projeto original do Criador, corrompido pelo pecado com a truculência masculina sobre a mulher, mas restaurado na cruz do Gólgota. Humildemente temos que voltar às classes de aula dos antigos antes que a gurizada incendeie o resto das escolas. 


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

15 de agosto de 2013