Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 412


O SEMANAL -  DE 21 A 27 DE FEVEREIRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                        Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

2º Domingo na Quaresma

Tema:    Inimigos ou amigos de Cristo?

Leituras:    Sl 4     Jr 26.8-15     Fp 3.17-4.1     Lc 13.31-35

Mensagem: Assim como é muito importante distinguir entre Lei e Evangelho na Bíblia, é igualmente importante distinguir entre Justificação e Santificação. Lei é o que devemos fazer ou deixar de fazer, mas sempre tropeçamos. Evangelho é o que Deus fez e faz por nós e pela nossa salvação. Justificação é sermos aceitos e perdoados por Deus por pura graça, sem merecimento próprio. Santificação é nossa vida diária de combate ao pecado e da prática das boas obras. A epístola de hoje (Fp 3.17ss) nos incentiva nesta nova vida, motivados pelo amor de Cristo que chorou sobre Jerusalém (Lc 13-31-35) e deu sua vida à morte por toda humanidade.(P.Edgar)

Programação da semana
28/02 – Quinta
20h
Culto na “São Paulo”
01/03 – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
reinício Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
reinício Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Liga de Leigos
02/03 - Sábado
18h
20h
Culto na “Jesus Redentor”
Culto na “São Paulo”
03/03 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Reunião dos Jovens

 

L e m b r e t e s

FALECIMENTO - Stefany Monaco Vargas, em 20/02/2013, aos 13 anos. Deixa enlutados os pais: Augusto e Gislaine, o irmão: Willian, demais parentes e amigos. O culto em ação de graças será no dia 3/03/2013, 9h.
SEMINÁRIO CONCÓRDIA - Culto de abertura do ano letivo do Seminário Concórdia, dia 24 de fevereiro, às 19h.
DEPARTAMENTOS – Os departamentos da comunidade começam suas atividades em março, conforme agenda mensal de cada um. Participe!
INSTRUÇÃO DE CONFIRMANDOS – A instrução de Confirmandos, 1º e 2º anos, e Pré, reiniciam suas atividades no dia 1º de março, sexta-feira.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Interessados em ser membro da igreja, falem com o pastor ou na secretaria. Novas turmas de instrução a partir de março.
FLAUTA – Início das aulas dia 5/3 às 18h. Participe
CONSELHO – Reunião do Conselho da comunidade dia 10/03 após o culto.
BLOG – No blog celspnh.blogspot.com vídeos do último culto jovem.
MATERIAL – Estão sendo entregues a partir deste final de semana pelos líderes a todas as famílias da congregação em seu endereço um envelope contendo: envelopes de oferta, calendário 2013 das atividades da igreja, caderno do PEM 2013. Aguardem.
SECRETARIA Nos meses de janeiro e fevereiro a secretaria da comunidade não atende aos sábados de manhã e em horário do meio-dia.
ESCOLA BÍBLICA – A escola bíblica para as crianças durante os culto retorna na primeira semana de março.
LIVRARIA PESQUISA – Visite a Livraria Pesquisa que oferece material diverso da Editora Concórdia, Bíblias, livros cristãos. Na Bento Gonçalves, logo depois do "valão", no começo do Bairro Guarani. Telefone: 3593-4443
FÉRIAS PASTOR MARCOS – 19 dias, entre 7 a 25 de fevereiro.
LIVRO DE ORAÇÕES – Na entrada da igreja encontra-se o livro de orações para agradecimentos e pedidos na oração do culto.
QUARESMA – Tempo de meditar no real sentido do sofrimento e morte de Jesus Cristo por nós.

Amigo(a) visitante – bem-vindo(a) ao culto.
Qualquer informação ou dúvida, fale com os recepcionistas ou com o pastor.
Deus lhe abençoe.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Artigo - Surdez por conveniência


Surdez por conveniência 

          Tenho certeza que você conhece alguém que tem algum grau de surdez. A surdez faz com que às vezes a gente pareça meio desligado. Piadas sobre surdez não faltam. Hein? O que? E por aí vai.
Vou tecer alguns comentários sobre impressões dos e sobre os meio surdos, entre o quais me incluo. São impressões sentidas e colhidas em conversas e leituras. Em primeiro lugar, o assunto vem mais à tona entre os casais. Geralmente o homem é o que parece, ou é, ou se faz de surdo. Má vontade? Não necessariamente. As mulheres realmente escutam melhor que os homens. Li certa vez que os homens têm mais dificuldade de processar a audição da voz feminina por duas razões: eles a processam de forma diferente e em lugar diferente do cérebro; e a voz feminina tem uma frequência bem mais alta que a masculina o que ajuda a dificultar o processamento. Logo, é fácil perceber que a comunicação entre os dois sexos tem tudo pra dar errado. Certo? Não necessariamente. Entender e respeitar as diferenças já ajuda.
 Quanto ao uso do aparelho auditivo, há efeitos colaterais só percebidos pelo usuário. Os efeitos colaterais de óculos, por exemplo, são diferentes. Os dos aparelhos de surdez são diversos e irritantes para alguns usuários. Talvez o principal efeito seja a sensação de ouvido trancado e som anasalado. Mesmo assim o uso vale a pena.
Devemos levar em conta ainda que a surdez realmente possa incomodar o outro. É justo pedir mais compreensão para com os surdos. Mas os surdos também devem procurar compreender os que os cercam. Uma boa dica é que ambos não se façam surdos para com Deus. Deus veio se comunicar conosco através do seu Filho Jesus Cristo. Este é a Palavra que se fez carne. Na quaresma lembramos seu sofrimento e morte por nós na cruz para que nós tenhamos acesso ao Pai e uma boa comunicação com quem está ao nosso lado. Não há melhor aparelho auditivo do que o amor.

Edgar Züge
Pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil
edgarzuge@yahoo.com.br