Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 7 de março de 2008

Semanal 153 - 6 a 13 de Março de 2008

Cultos - 5º Domingo na Quaresma
Tema: A vida concedida por Deus determina o nosso futuro.

Textos Bíblicos: Sl 116.1-9; Ez 37.1-14; Rm 8.11-19; Jo 11.47-53.
Hinário Luterano: 87, 79, 266, 78, 276, 83, 93.
Mensagem: Muitas decisões ou atitudes que tomamos no presente podem se tornar determinantes para o que acontecerá em nosso futuro. O apóstolo Paulo fala de uma atitude muito especial que muda nossa vida presente e futura, ou seja, a atitude de Deus em relação a nós. Deus nos adotou como filhos, nos libertando do pecado através do sangue de Cristo. Esta ação divina, que muda a nossa vida presente, também é determinante para o que acontecerá no futuro: seremos ressuscitados para a vida eterna e perfeita no céu. (pastor Ezequiel)
Lembretes
CÉLULAS TRONCO-EMBRIONÁRIAS – No dia 28 de março, sexta-feira, 20h, o pastor Rafael Nerbas, pesquisador na área da Bioética e capelão no Colégio Cristo Redentor de Canoas, palestrará no encontro dos Leigos com Famílias. O tema é atualíssimo e oportuno para nós cristãos: a polêmica das pesquisas com células tronco-embrionárias. Convide amigos! Após será servido comes e bebes. Local: no Cesaspa.
BATISMO – Lucas Rafael de Souza Filho, nascido em 06/09/2007, batizado em 09/03/2008, filho de Lucas Rafael de Souza e Bethânia da Fonseca. Padrinhos: Anderson F. de Souza, Juliana Sbaraine, Daniel Henrique de Souza, Andréia Lídia Albrecht, Maycon Dias de Freitas, Aline Bueno do Canto Schuch, Douglas G. de Souza e Giana V. Zanotto.
CURSO DE LIBRAS – O pastor Gilberto avisa sobre o curso de Libras que começa em abril: Sábados, 14h às 17h, 40 horas, 150 reais ou 3 vezes de 50 reais, no Cesaspa. Inscrições direto com o pastor: 99331502, e-mail pgilbemissurdo@yahoo.com.br
VISITA PASTORAL – Quem deseja a visita de um dos pastores da congregação, pode fazer contato com a Secretaria da congregação ou falar direto com o pastor da sua área.
GRUPOS DO PEM – Participe do seu pequeno grupo dos estudos do PEM em seu bairro. Se ainda não estiver funcionando, entre em contato com o pastor da sua área.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Em março inicia uma nova turma de Instrução de Adultos para ingressar na igreja Falar com o pastor Marcos do horário. Inscrição na Secretaria.
SEMINÁRIO CONCÓRDIA – O Dr. Rudi Zimmer, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, é o convidado da Aula Magna do Seminário Concórdia. Será no dia 13 de março, às 19h, no campus de São Leopoldo. O tema do encontro será “O Ano da Bíblia”.
SERENATA DE PÁSCOA – A banda Benedictus da congregação estará proporcionando uma serenata de Páscoa para os que já se inscreveram. Serão 10 endereços visitados.

Artigo - Mulher (in)dependente

Existe muita confusão sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Alguns pesquisadores desmistificam a história, ou seja, que no dia 8 de março de 1857 patrões e policiais de Nova Iorque colocaram fogo numa fábrica têxtil, e mataram 129 mulheres - trabalhadoras que protestaram contra a jornada de trabalho e por melhores salários. Dizem que isto nunca aconteceu. Em todo o caso, as legítimas reivindicações do dia têm voz e vez numa sociedade do macho dominador. Se bem que esta conversa do sexo mais frágil é um mito quando falam que, se o homem é a cabeça, a mulher é o pescoço.
Sem dúvida, atrás do 8 de março o que não falta é confusão. Por exemplo, estas campesinas de face oculta que invadiram uma fazenda em Rosário do Sul. Isto é bem próprio daquilo que acontece na fronteira das relações homem-mulher. Atrás de máscaras, invadimos o espaço do outro, protestamos, brigamos, nos agredimos, e no final todo mundo perde “eucaliptos”.

Por estas e outras, não sou muito fã do dia da mulher. Já disse isto para a minha, e ela nem protestou. Aliás, percebo certa hipocrisia de gestos nestas datas que tentam tapar o sol com a peneira. Até porque “machismo” e “feminismo” são termos que têm origem num mundo opressor, que por causa das injustiças falta calendário para tanto dia disto e daquilo. Diz a Bíblia que por estarmos unidos com o Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. Porque assim como a mulher foi feita do homem, assim também o homem nasce da mulher. E tudo vem de Deus (1Coríntios 11.11,12). Quem escreve isto é o apóstolo Paulo, taxado de machista por certos teólogos.

Daí surge outro tipo de confusão – a interpretação das Escrituras – quando cada um puxa a brasa para o seu assado. Se Paulo escreve que o marido é a cabeça da mulher (Efésios 5.23), aponta para uma autoridade sem conotação autoritária numa sociedade independente que não conhece o coração de Deus. O apóstolo diz que Deus é a cabeça de Cristo (1Coríntios 11.3). Não fala aqui de superioridade, mas de ordem, isto porque as Escrituras deixam bem claro que a segunda pessoa da Santíssima Trindade é co-igual ao Pai em atributos, majestade, divindade, poder. Se assim é, então não existe nenhum impropério dizer que o homem é a cabeça da mulher. É simplesmente uma ordem de criação. E aí a explicação para toda esta anarquia na família e por tabela na sociedade.

Numa cultura onde mulher, escravo e animal tinham o mesmo valor - coisa que ninguém contestava – Paulo foi audacioso ao dizer que não existe diferença entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres, que todos são um só por estarem unidos com Cristo Jesus (Gálatas 3.28). Uma coragem que ainda é preciso carregar no peito, quando vive-se sob uma cultura que impõe outros tipos de escravidão. Onde a pior de todas é aquela que nos acorrenta a nós mesmos, no umbigo da natureza humana, e nos transforma em insurgentes a todo tipo de autoridade, regras, respeito e bom senso. Nem falo de amor.

Alguém já disse que “atrás de um grande homem sempre existe uma grande mulher”. Algumas contestam e corrigem: “ao lado”. Em todo o caso, a Bíblia lembra que assim como o homem reflete a glória de Deus, a mulher reflete a glória do homem (1Coríntios 11.7). Na verdade, se a gente quer discutir diferenças, a conversa vai longe e só tem um jeito de parar. O jeito é Cristo.

Marcos Schmidt
Jornal NH de 6 de março de 2008