Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Artigo Avenida Brasil


Avenida Brasil
Os recordes de audiência da novela Avenida Brasil fizeram com que a própria presidente Dilma Rousseff alterasse a data de um comício em São Paulo nesta sexta-feira, na hora do último capítulo. Concluíram que “não haveria ninguém” para prestigiar a presidente. Eles têm razão. Conforme pesquisa, nos últimos dias sete em cada dez pessoas que assistiam TV em São Paulo estavam ligadas na novela das 21h  – que representa a média nacional. Ninguém pode menosprezar os motivos para tanta audiência, sobretudo nos quesitos qualidade técnica, interpretação, roteiro das novelas da Globo. Mas é preciso refletir em algumas coisas.
Dias atrás, caminhando pela calçada, ouvi uma menina de uns três anos dizendo para a mãe: “O Max não morreu, ele vai voltar e ficar com a Carminha”. Fiquei pensando com meus botões: O quê passa na cabeça de uma criança ao assistir esta novela? Aliás, até onde as novelas moldam a vida dos brasileiros? Traição, adultério, poligamia, licenciosidade, libertinagem sexual, enfim, um mundo de coisas que até tempos atrás eram imorais para a grande maioria. E hoje? As novelas, com poucas exceções, condenam injustiças sociais, falcatruas, desonestidade, roubos – este tipo de imoralidade. Mas impiedosamente elas maltratam os conceitos tradicionais do casamento, da família, da sexualidade. E quando padres, pastores, religiosos cristãos são interpretados, tais personagens geralmente são moralistas hipócritas, falsários, e até motivo de avacalhação.
Avenida Brasil está no fim, mas o quê as crianças, jovens e adultos aprenderam sobre o matrimônio? Vale ainda a recomendação(?): “Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela” (Provérbios 5. 15); “Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro”(Hebreus 13.4).  Se não tirarmos os pequenos da sala na hora da novela, que ao menos digamos a eles em certas cenas: Isto é feio!


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
18 de outubro de 2012

Culto Especial, 06.12.2012


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O SEMANAL, ANO 8, Nº 393


O SEMANAL -  DE 11 A 17 DE OUTUBRO DE 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
          Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
______________________________________________________
    20º Domingo após Pentecostes

Tema:   Para ter a resposta certa é preciso fazer a pergunta certa! 
Leituras: Sl 90.12-17   Am 5.6-7, 10-15   Hb 3.12-19   Mc 10.17-22

Mensagem: Um jovem rico, judeu religioso, se joga na frente de Jesus e pergunta: - Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? É uma pergunta que está no coração de todas as pessoas. “O que preciso fazer?” Mas uma pergunta errada que revela a mentalidade religiosa da humanidade.  A história deste homem serve de alerta para todos nós, rico ou pobre. Ele era um homem religioso, mas não tinha a fé verdadeira. O deus era ele mesmo, com seu orgulho, suficiência pessoal. E com o dinheiro que tinha, ficou ainda mais arrogante.  Ele podia comprar qualquer coisa, e achou que também podia negociar o céu. Por isto a pergunta: O que eu posso fazer? Jesus tira as pedras do caminho para lhe dar a resposta certa, mas no último momento ele recusa ouvir o que Jesus queria tanto lhe oferecer.
pastor Marcos
Programação na Semana

16/10 – Terça
18h30
17h45
19h30
Aulas de flauta
Instrução de Adultos (turma A)
Coral
17/10 – Quarta
14h30
20h
Servas Guarani – casa de Verônica Figur
Encontro Teológico
18/10 – Quinta
12h
3ª  Idade – almoço e reunião
19/10 – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º anos
Instrução Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos
20/10 - Sábado
8h30
9h
16h
18h
Instrução de Adultos (turma B)
Aulas de violão e teclado
Servas Aliança/Jesus Redentor
Culto “Jesus Redentor”
21/10 – Domingo
9h
12h
18h
Culto “São Paulo”
Almoço
Jovens

Lembretes

ANIVERSÁRIO DA SÃO PAULO – Para marcar os 87 anos da São Paulo, haverá apenas um culto nesta semana: domingo, 21 de outubro, 9h. Será nas dependências do Cesaspa (ginásio). Ao meio dia será servido um almoço/churrasco por 10 reais. Os cartões estão sendo oferecidos pelos departamento e na secretaria.
ENCONTROS TEOLÓGICOS – Ainda tem 3 encontros do tema: Introdução ao Antigo Testamento com o professor Acir Raimann: 17/10, 24/10 e 07/11. Informe-se sobre este curso e participe.
RETIRO – Os jovens da congregação, numa integração com os jovens de Balneário Camboriú, estão nestes dias de 12 a 14 de outubro em retiro aqui e na cidade de Gramado. O pastor Ezequiel Blum está acompanhando os seus jovens catarinenses, com o pastor Edgar.
VISITA – Se você quer receber uma visita pastoral em sua casa, entre em contato com os pastores ou na secretaria. Veja os telefones no cabeçalho do Semanal.
GABINETE – Se você quer conversar com o pastor no gabinete dele, entre em contato com os pastores ou na secretaria. Telefones no cabeçalho do Semanal.
MENSAGEIRO LUTERANOA edição de outubro do Mensageiro Luterano está a disposição na entrada da igreja. Pegue um e coloque 5 reais na caixinha.

LIVRO DE ORAÇÕES – Durante a semana na secretaria, ou no início do culto aos recepcionistas, informe o(s) nome(s) de pessoa(s) para incluir no Livro de Oração, juntamente  com o motivo, ou para agradecer ou para pedir a Deus.

Jesus: “Deixem que as crianças venham a mim”