Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Semanal 175 – 7 a 13 de agosto de 2008

Cultos – 13º Domingo após Pentecostes
Tema: Ouçamos a súplica de socorro
Textos: Sl 67; Is 56.1,6-8; Rm 11.13-15,29-32; Mt 15.21-28.
Mensagem: O Evangelho deste final de semana apresenta uma mulher que, além de pagã, pertencia a um povo inimigo de Israel, conforme registra o Antigo Testamento. Ela pede socorro pela filha que sofre, e pede no lugar certo: Jesus. Estamos lembrando o Dia dos Pais e este texto deve animá-los a rogar por seus filhos que também sofrem. Além de pedir por eles, os pais precisam estar dispostos a ouvir a súplica de socorro dos filhos e marcar presença nos seus sofrimentos. (pastor Figur)
Lembretes
FESTIVAL DE COROS – No dia 16 de agosto, sábado, 19h, acontece no Seminário Concórdia de São Leopoldo o Festival de Coros. A entrada é franca e todos bem-vindos.
CHÁ DAS ASAS – Também neste mesmo dia e local do Festival de Coros, as 16h, as Amigas dos alunos do Seminário, promovem um chá ao preço de 7 reais.
NOVA TURMA – A nova turma – 1º Ano – da instrução de confirmandos inicia as aulas, junto com o 2º Ano neste 1º de Agosto, turma A as 8h e turma B as 14h. Crianças com 11 anos (entre agosto/2008 à julho/2009) estão aptas para o ensino confirmatório.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Neste segundo semestre começa uma nova turma de Instrução de Adultos, para aqueles que desejam entrar na IELB através da congregação São Paulo e participar da Santa Ceia. Informações e inscrições na Secretaria.
PASTOR WINTERLE – No dia 22 de agosto, sexta-feira, 20h, o pastor Carlos Winterle fará uma palestra nas dependências da nossa igreja. O tema será sobre o seu trabalho missionário em Nairobi, Quênia. Pastor Winterle, que foi presidente da IELB, estará no Brasil neste mês de agosto também angariando fundos para este trabalho na África. Serão entregues envelopes em nossa congregação para as ofertas voluntárias.
BÍBLIA MANUSCRITA – Nos dias 14 a 21 de agosto vai estar na secretaria e nos cultos da nossa congregação a “Bíblia Manuscrita”. Detalhes nos cultos...
FEIRA DO LIVRO – A Livraria Pesquisa – com amplo material cristão e da Editora Concórdia, está presente na Feira do Livro na Praça Vinte.

Artigo - Pai peixe, pai cobra

- Qual é o pai capaz de dar uma cobra ao seu filho quando ele pede um peixe? Esta pergunta de Jesus (Lucas 11.11) é oportuna quando não sabemos mais o que é cobra e o que é peixe. Por exemplo, dias atrás meu guri de oito anos pediu o videogame GTA. Depois de descobrir do que se tratava, expliquei para ele que tem violência e pornografia, e ele teria que escolher outro. Resmungou, insistiu, afinal, muitos amiguinhos dele já tinham o jogo. Mas a resposta permaneceu com o “não”. Pois agora leio uma notícia que me deixa abismado: Adolescente mata taxista ao imitar videogame GTA. Um tailandês de 18 anos confessou à polícia que queria saber se roubar e matar era tão fácil como no jogo. Que coisa absurda! É duro dizer isto, mas nós estamos transformando nossas crianças em “monstros assassinos”.
Jesus usa os símbolos “cobra e peixe” para dizer que neste mundo cheio de porcaria e também de coisa boa, cabe aos pais saber a diferença. Diz isto depois de ensinar a oração do Pai Nosso com petições que englobam tudo aquilo que é necessário para o espírito e para o corpo. Por isto insiste: Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem (Lucas 11.13). Jesus insiste, porque este é o único caminho para distinguir cobra e peixe, o Espírito de Deus que atua através das Escrituras Sagradas.
Creio que o problema começa por aí, com esta juventude descompromissada com os valores da vida, refugiada nas drogas, viciada em videogame e internet, metida na violência, consumista em relacionamentos descartáveis. Um problema que está no coração de uma sociedade que não sabe dizer “Pai nosso que está nos céus”, e por isto sem peixe para dar aos filhos. A palavra “peixe” em grego é ichthys, um acróstico de “Iesous Christós Theoú Hyiós Soter”, cuja tradução é “Jesus Cristo Filho de Deus Salvador”. Peixe é um símbolo que os primeiros cristãos usavam para confirmar a sua fé. Enquanto isto, a cobra simboliza o Diabo, que expeliu o pecado no próprio Cristo – uma permissão de Deus a fim de transformar o veneno em antídoto, assim como acontece nos cavalos que fabricam a vacina contra a picada de uma serpente. Uma história de salvação que começa em Gênesis 3.15, e que me faz lembrar aquele bebê que mordeu e matou uma cobra venenosa. Foi em Minas Gerais dias atrás, quando uma criança de nove meses, com três dentinhos, conseguiu esmagar a cabeça de uma serpente e sobreviver. Um fato curioso, mas que também simboliza o esforço dos filhos desamparados e sobreviventes nesta selva de pais omissos.
Filho de peixe, peixinho é. Ou, filho de cobra, cobrinha é. Por isto a Bíblia diz: No caminho dos maus existem armadilhas e dificuldades; quem dá valor à vida se afasta deles. Eduque a criança no caminho em que deve andar e até o fim da vida não se desviará dele (Provérbios 22.5,6).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 07 de agosto de 2008