Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Congressinho

           18º Domingo após Pentecostes
Tema:  Como viver neste mundo!
Textos: Sl 96.1-9 Is 45.1-7 1 Ts 1.1-10 Mt 22.15-22
Mensagem:  Jesus nos diz para darmos ao governo o que é do governo e a Deus o que é de Deus. Só podemos dar daquilo que recebemos primeiro. Na verdade, tudo é de Deus. Recebemos os bens como empréstimo a ser administrado. O sentido de dar em Mateus 22.21 é restituir, devolver. Não é um pagamento indevido, mas de fato, uma devolução. Logo, como cidadãos dos dois reinos, civil e espiritual, temos deveres com ambos: pagar impostos ao governo e ofertar para o Reino de Deus. (pastor Edgar)
                                                                 Lembretes
ENCONTRO TEOLÓGICO – Na primeira noite do Encontro Teológico, 40 pessoas estiveram presentes. Sob o tema “Justificação pela Fé”, pelo professor Paulo Nerbas, as próximas três aulas serão em 19/10, 26/10 e 09/11 (sempre 4ª feiras, 20h). O custo do curso é de será 20 reais por pessoa. Ainda podem participar. Não percam esta oportunidade. Veja no blog as fotos – celspnh.blogspot.com
ASSEMBLÉIA EXTRA  – Neste sábado, 15/10, após o culto, assembléia extraordinária com único assunto: transferência de imóvel.
CONGRESSO DOS LEIGOS – Neste Domingo, 16/10, tem o Congresso Distrital dos Leigos, na Cristo Salvador de Estância Velha. Palestrante: pastor Paulo Monteiro (9h40). Início 8h e termino com culto, 16h.
CARTEIRINHAS – Nos cultos de 20,22 e 23/10. os leigos fazem a ofertas das carteirinhas, com destino para a missão no distrito e na IELB.
SERVAS GUARANI – Dia 20/10,14h30, na casa de Lorena Weber.
CULTO CANTATE – Dia 22 de outubro, 20h, na nossa congregação.
FOTO INDIVIDUAL – Estamos colocando no cadastro de membros a foto pessoal. Na secretaria, nos cultos, departamentos, você será convidado para ser “clicado”.
MENSAGEIRO LUTERANO – No quadro mural, avulso do mês de outubro, por 5 reais cada um (colocar o dinheiro na caixinha). 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Artigo - O Sabor da Palavra

A 29ª Feira do Livro de Novo Hamburgo esbanja criatividade sob o enfoque “sabor da leitura”. No meio dos estandes tem um forno de assar pão, do tempo da avó, despertando a imaginação para a “fornada literária”. O encarte da programação expõe o título “cardápio”, oferecendo os diversos “sabores literários”. Aproveitei a engenhosidade da feira nas minhas celebrações da igreja para sublinhar as leituras bíblicas do 17º Domingo após Pentecostes. E não podia deixar de fazê-lo, pois todas elas falavam de comida. O Salmo 23 anuncia que Deus preparou um banquete e nos recebe como convidados de honra. Já o profeta lembra que este banquete é para todos os povos com as melhores comidas e os vinhos mais finos (Isaías 25.6). Enquanto isto, o apóstolo Paulo fala literalmente de comida, dizendo que aprendeu a viver contente em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome (Filipenses 4.12). E no Evangelho, o Senhor Jesus compara o Reino do Céu com uma festa de casamento (Mateus 22.1-14) preparada com a melhor carne para o churrasco – mas que os convidados rejeitaram. Para ter o salão cheio de gente, o pai do noivo mandou que os empregados saíssem pelas ruas e convidassem a todos, tanto bons como maus, ou seja, sem distinção.
Do começo da Bíblia até o fim dela, o Reino de Deus é comparado com alimento. Na primeira página – as frutas permitidas e a fruta proibida (Gênesis 2.9). No meio, intermediando com o pão da vida, Jesus, que sacia a fome para sempre (João 6.35). Na página final, com “o direito de comer a fruta da vida e de entrar na cidade pelos seus portões” (Ap 22.14). A própria Santa Ceia onde Cristo está presente sob o pão e o vinho, é o principal cardápio do culto dos cristãos. Ao tratar sobre a fraqueza espiritual dos crentes, Paulo escreve que precisou alimentá-los com leite e não com comida sólida (1 Co 3.2). E as palavras mais bonitas saíram da boca de Jesus: “Felizes as pessoas que tem fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ele as deixará completamente satisfeitas” (Mateus 5.6). Sem dúvida, além de Criador, Deus é muito criativo.    

Pastor Marcos Schmidt
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
13 de outubro de 2011

terça-feira, 11 de outubro de 2011

             17º Domingo após Pentecostes
Tema:Um convite para todos que não pode ser recusado!
Textos: Sl 23 Is 25.6-9 Fp 4.4-13 Mt 22.1-14
Mensagem:  Você convidaria alguém outra vez depois de recusar o seu convite para uma festa que você preparou? Deus se rebaixa e convida, re-convida, e não cansa de convidar – um Deus que tem muito paciência e bondade. O Salvador que diz: “Tudo está preparado”. Não há necessidade para se preocupar quanto aos preparativos, detalhe descrito em Filipenses: “O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com um coração agradecido”.  (pastor Marcos)

                                           Lembretes

86 ANOS O aniversário da Comunidade São Paulo será festejado neste 8 de outubro (sábado), com CULTO ESPECIAL, junto com o dia do Coral. E no Domingo, 09/10, será servido um almoço/churrasco no Ginásio, por 10 reais.
BATISMO NA JR – Leonardo Enrico Hoppen, filho de Enio e Elaine Hoppen. Nasceu em 27/12/2010 e batizado em 8/10/2011. Padrinhos: Maira Aline Lenz Bender, Emerson Lenz, Aidê Dolores Lenz, Adelar Schmit, Ercio Hoppen.
BATISMO NA SP Thiago Gabriel Trierweiler da Silva, filho de Diones Elcio Góis da Silva e Heling Lucimar Trierweiler. Nasceu em 13/12/2010 e batizado 09/10/2011. Padrinhos: Eduardo Klein Junges, Oscar Aurélio Trierweiler, Alcemir dos Santos, Joseane Lopes Gonçalves, Daiane Lisiane Morschell, Tatiane Cristine Fucks.
ENCONTRO TEOLÓGICO – Na primeira noite do Encontro Teológico, 40 pessoas estiveram presentes. Sob o tema “Justificação pela Fé”, pelo professor Paulo Nerbas, as próximas três aulas serão em 19/10, 26/10 e 09/11 (sempre 4ª feiras, 20h). O custo nestes 4 encontros será 20 reais por pessoa. Ainda podem participar. Não percam esta oportunidade. Veja no blog as fotos – celspnh.blogspot.com
ESCOLA BÍBLICA – No 1º de outrubro aconteceu o “Congressinho” com Estância Velha, no Cesaspa, com quase 100 crianças. As professoras agradecem a  todos que apoaiaram. Veja no blog as fotos – celspnh.blogspot.com
ASSEMBLÉIA EXTRA  – 15/10, após o culto. Assunto: transferência de imóvel.
CONGRESSO DOS LEIGOS –16/10 tem o Congresso Distrital dos Leigos, na Cristo Salvador de Estância Velha. Palestrante: pastor Paulo Monteiro.
CARTEIRINHAS – Nos cultos de 20,22 e 23/10. os leigos fazem a ofertas das carteirinhas, com destino para a missão no distrito e na IELB.
CULTO CANTATE – Dia 22 de outubro, 20h, na nossa congregação.
FOTO INDIVIDUAL – Estamos colocando no cadastro de membros a foto pessoal. Na secretaria, nos cultos, departamentos, você será convidado para ser “clicado”.