Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 5 de julho de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 431

O SEMANAL - 4 A 10 DE JULHO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________


7º Domingo após Pentecostes

Leituras:     Sl  66.1-7    Is 66.10-14     Gl 6.1-18     Lc 10.1-20
Tema:    Chamados, confirmados e enviados para a missão!        
Mensagem: Um teólogo luterano definiu a Confirmação nas seguintes palavras: “Confirmação é um ministério pastoral e educacional da igreja, que ajuda à criança batizada, através da Palavra e do Sacramento, a identificar-se mais profundamente com a comunidade cristã e a participar mais plenamente na sua missão”. Qual é a missão dos 13 jovens confirmandos e dos 10 adultos que fazem a profissão de fé? Qual é a tarefa de cada um de nós, cristão, que em cada culto é confirmado e professa a sua fé? É a mesma missão dos setenta e dois (Lucas 10), enviados por Jesus: "Vão", diz o Senhor, "Eu estou enviando vocês como ovelhas para o meio de lobos". (10.3). Uma tarefa com sacrifícios, mas sem esquecer que Jesus é o pastor e ele cuida de suas ovelhas. (pastor Marcos)


   Programação da semana

09/07  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
10/07  – Quinta
14h30
20h
Terceira Idade
Culto na "São Paulo
11/07 –  Sexta
20h
Liga de Leigos
12/07 –  Sábado
16h
18h
20h
Servas Aliança
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo"
13/07 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Reunião dos Jovens

 


L e m b r e t e s


CONFIRMAÇÃO – No Culto de Confirmação neste 7 de julho, 13 jovens são recebidos como membros comungantes: Athos Nerbas Dutra, Bruno Kehrwald, Daiane Fröder, Franco Sommer Nienow, Laura Köhn, Lucas William B. Leites, Lucas Barbosa Beier, Lucca Borconi, Karolina Dietrich Kehrwald, Mateus Nobre Lacerda, Pedro Heidrich Schmidt, Samuel Pospichil e William Mônaco Vargas.
PRÉ – A nova turma do pré-confirmandos inicia em 5 de agosto. Aqueles que completam 11 anos a partir de agosto de 2013 estão aptos para ingressar. PROFISSÃO DE FÉ – No Culto de Profissão de Fé neste 6 de julho, 10 adultos são recebidos como membros comungantes: Áudrea Tatiane Gonçalves Lopes, Bethânia Fonseca, Darcy Egon Pereira, David Fraga, Janaina Cruz Rodrigues da Rosa, Liniker Andreas Schmitt, Luiz Miguel Steilein Loreno, Márcia Regina Weber, Maria Vera da Rosa Pereira e Rafaele Bicesto Gonçalves Araujo.
NOVA TURMA – Em agosto inicia nova turma para Instrução de Adultos. São dez encontros, aos sábados de manhã. Inscrições na secretaria.
CERTIFICADO – No culto de 13 de julho, sábado, 20h, será entregue o certificado de participação aos quatro Encontros Teológicos até agora realizados: Justificação pela Fé, Introdução ao Novo Testamento, Introdução ao Antigo Testamento e Visão Panorâmica da História da Igreja.
SACOLINHAS – As Servas (Centro, Guarani e Aliança) recolhem suas ofertas "Sacolinhas" nos cultos de 10, 13 e 14 de julho - 30% vai para a Missão Surdos do distrito e 70% para o projeto de construção de capelas da Liga Nacional de Servas.
IGREJA ABERTA O projeto Igreja Aberta é de terça-feira a sexta-feira, das 11h as 16h.  Cada equipe de recepcão tem um plantão de 1 hora ou mais.
FÉRIAS – O pastor Edgar tira o restante das férias nos dias 9 a 18 de julho.
RETIRO DE JOVENS – Inscrições abertas para o retiro do jovens, nos dias 20 e 21 de julho, na Lomba Grande. Contatos na reunião de Domingo, 18h.
MENSAGEIRO LUTERANO – Na entrada da igreja estão exemplares do Mensageiro Luterano do mês de julho. (É só pegar e colocar 5 reais na caixinha).

Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Artigo Transporte púbico

Transporte público

    Os problemas do transporte público em nosso país, estopim das manifestações, agridem o bolso, a paciência, o corpo e o próprio meio ambiente. Aliás, finalmente estamos descobrindo porque as ruas estão cada vez mais congestionadas e o ar irrespirável. Nos últimos dez anos, a frota de automóveis e motos quase que duplicou, enquanto a quantidade de ônibus permaneceu praticamente a mesma. Na onda da transparência vem à tona o que está lá no fundo, grudado na lama: a falta de concorrência em licitações, o toma-lá-dá-cá com dinheiro público... Ou seja, políticos, funcionários públicos e empresários locomovendo-se confortável e desonestamente às custas do sofrimento dos que trabalham e estudam para o Brasil andar. Os números confirmam: paga-se caro por um serviço precário. Para se ter ideia, na média o brasileiro trabalha oito vezes mais do que o argentino para comprar um bilhete de ônibus urbano. 

    Mas isto também acontece no transporte público entre o céu e terra. A Bíblia confirma: "Essa gente pensa que a religião é um meio de enriquecer" (1 Timóteo 6.5). O autor refere-se àqueles que usam suas credenciais religiosas para negociar o céu e as bênçãos divinas na terra. Por isto a confusão: "E daí vêm invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas" (6.4). Quando Jesus afirma que ele é o único caminho ao Pai (João 14.6), diz isto numa realidade humana de corrupção, de ganância, de egoísmo, de injustiças - de pecado. "Andam perdidos porque se desviaram do caminho certo", acusa o apóstolo. "Seguem o caminho de Balaão, filho de Beor, que cobiçou o dinheiro que ia receber fazendo o mal" (2 Pedro 2.15). Seguir pelo Caminho-Cristo é fazer o retorno, é arrepender-se, é ser honesto nos negócios, na política, na vida. "Quem roubava, que não roube mais, porém comece a trabalhar para viver honestamente" (Efésios 4.28).  Não é preciso ser cristão para ser honesto, mas é preciso ser honesto para ser cristão.

Marcos Schmidt

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
4 de julho de 2013