Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 452

O SEMANAL - DE 28 DE NOVEMBRO A 4 DE DEZEMBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
___________________________________________________________

Primeiro Domingo no Advento

Leituras:    Sl 122        Is 2.1-5       Rm 13.11-14       Mt 24.36-44
Tema:                             Vem chegando o dia
Mensagem: Muito se fala sobre o fim do mundo! Há filmes, literatura, ideias e especulações das mais diversas. No meio deste turbilhão, como cristãos, quem nós precisamos ouvir e qual a posição correta a adotar? Devemos esperar pelo último dia? Ou devemos temê-lo? Embora a Escritura não nos diga quando será, ela nos fala muitas coisas sobre a segunda vinda de Cristo! Neste tempo de Advento, em que esperamos algo que vem, além do menino na manjedoura de Belém, também esperamos pelo nosso Rei. O primeiro Natal já anunciava que aquela pequena criança era o Senhor de todo o Universo, como cantam os anjos: “Nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!” Portanto, para os que estão em Cristo, o último dia será o dia da Salvação – colocando a nossa esperança em Deus – este é o principal motivo para esperá-lo. 
(teologando Marcos Weirich)

Programação da semana

03/12  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
04/12  – Quarta
19h
20h
Ensaio de Natal com crianças
Instrução de Adultos
05/12  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo"
06/12 –  Sexta
18h15
19h
19h40
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
07/12 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo
08/12 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens

L e m b r e t e s


CHAMADO PASTORAL – Na Assembleia Extraordinário para Chamado Pastoral realizada no dia 23 de novembro, foi chamado o estudante Marcos Weirich. A decisão depende da designação da IELB, que será feita no dia 29 de novembro.
FORMATURA – No dia 7 de dezembro, 19h, realiza-se no auditório do Seminário Concórdia, a Formatura de 13 teologandos para o Ministério Pastoral. Entre eles, estão o Marcos Weirich e o Marcos Reinicke.
FEIRA DE NATAL – No lar da Comunidade, dias 30/11 e 1º/12, com trabalhos da Assistência Social.
ENCONTRO DE CASAIS – Neste fim de semana tem o Encontro de Casais, Arroio do Sal, na sede da Apresul. A palestra será oficiada pelo pastor Adilson Schünke, "o casal e sua relação com Deus. O pastor Marcos acompanha o grupo de 18 casais.
NATAL – Os ensaios de Natal com as crianças são nas quarta-feira, 19h.
CALENDÁRIO – No dia 4 de dezembro, 20h, a liderança da congregação se reúne para elaborar o Calendário 2014.
APOIO PSICOLÓGICO – Através do Ponto Psi, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado dos gabinetes pastorais. Agendamentos na Secretaria.
MENSAGEIRO LUTERANO – Avulso, na saída da igreja. É só pegar e colocar 7 reais na caixinha. (conseguimos troco de um e dois reais)
DEVOCIONÁRIOS  – Na Secretaria e na Livraria Pesquisa o Castelo Forte 2014 por 13 reais e Cinco Minutos com Jesus 2014 por 17 reais.
ASSEMBLEIA ORDINÁRIA – Dia 14 de dezembro, após o culto.

PROGRAMAS E CULTOS DE NATAL

21/12 – Sábado
24/12 – Terça
25/12 – Quarta
20h30
20h30
9h
Programa de Natal na São Paulo
Programa de Natal na Jesus Redentor
Culto de Natal na São Paulo
CULTOS DE FIM DE ANO – Horários normais dos culto na São Paulo – 5ª feira, sábado e domingo (26, 28 e 29 de dezembro), e na Jesus Redentor, 28/12, 18h.

Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Artigo - É bem simples

É bem simples


     Ninguém manda um e-mail ao patrão agradecendo pelo salário, ou ao empregado pelo serviço prestado. Mas, já que em tudo neste mundo é uma troca de favores e um depende do outro, agradecer faz parte da boa educação. As gentilezas, no entanto, estão cada vez mais escassas nestes tempos de impaciência, arrogância, egoísmo, falta de amor. No trânsito, nas filas, no ambiente de trabalho, em qualquer lugar. Indelicadezas que se transformam em atos de agressão e violência. E até em assassinatos. Qual a origem desta incivilidade, descortesia, desacato? A resposta está no registro do primeiro homicídio. Ali descobrimos o motivo de Caim trucidar o seu irmão Abel: ele não agradeceu a Deus. Até tentou, mas fez com a maior cara de pau. Lemos no livro de Gênesis que Caim pegou alguns produtos da terra e ofereceu a Deus. Deveria ser trigo estragado, milho bichado, refugo. Abel, por sua vez, pegou o melhor carneirinho e ofereceu ao Altíssimo. Diz o texto que "o Senhor ficou contente com Abel, mas rejeitou Caim e sua oferta". Depois, Deus tem uma conversa com Caim: "Por que você está com raiva? Por que anda carrancudo? Se você tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo". O desfecho da história está na página policial.

     A solução para todos os crimes, violência, agressões, é bem simples: ser grato ao Criador, reconhecer que tudo vem dele, render culto a ele. Mas é claro, isto não é bem simples assim. Na verdade, é impossível. Diz a Bíblia que "não há ninguém que adore a Deus, todos pecaram e estão afastados de Deus". Mas, um "mas" muda radicalmente a nossa história: "Mas, pela sua graça e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus" (Romanos 3.24). Esta é a solução. Por isto o convite: "Se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração a Deus" (12.1).  Ação de Graças é isto, um sacrifício vivo e completo a Deus, e que torna o mundo melhor. Simples!

                                    

pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
28 de novembro de 2013