Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 436

O SEMANAL - 8 A 15 DE AGOSTO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

12º Domingo após Pentecostes

Leituras:   Sl  33.12-22     Gn 15.1-6     Hb 11.1-16     Lc 12.22-34
Tema:                         Em Cristo temos vida!                     
Mensagem:  Jesus diz: “Não se preocupem com a comida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir.” (Lc 12.22). Deus conhece nossas necessidade. A vida que temos é um presente dado por Ele. Toda nossa existência está nas mãos do Criador. Assim Ele sustenta toda a humanidade, enviando a chuva sobre todos e, nos mantendo diariamente sem qualquer contribuição de nossa parte, por mais que nos preocupemos e fiquemos ansiosos por alguma coisa. Somente neste Deus, por causa de Cristo, é que temos Vida. (teologando Marcos Reinicke)

Programação da semana
12/08  – Segunda
19h
Diretoria da Comunidade
13/08  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
14/08  – Quarta
14h30
Servas Centro
15/08  – Quinta
8h
20h
Passeio da Terceira Idade
Culto na "São Paulo"
16/08 –  Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Futsal - Leigos - Sapiranga
17/08 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto Cantate,  na "São Paulo" - Cesaspa
18/08 – Domingo
9h
10h
18h
Culto na “São Paulo”
Assembleia da Comunidade
Jovens

 

L e m b r e t e s

FALECIMENTO – Ilíria Schunck Leuck, no dia 07/08/2013, aos 83 anos. Enlutados: 3 filhos, 1 filha, 1 filha, 1 genro, 2 noras, 7 netos, 4 bisnetos, sobrinhas e demais parentes e amigos. Culto de ação de graças: 11/08/2013, 9h.
CULTO CANTATE – No dia 17 de agosto, sábado, 20h, no Cesaspa, com a participação da Escola de Música, sob a regência do professor Raul Blum e com a participação do coral do Seminário Concórdia.
JUVENTUDE –  Neste domingo, as 18h, a reunião da juventude será com os jovens e suas famílias, os pais. O assunto do estudo será "o papel do pai nos dias de hoje ", pelo pastor Marcos. Podem trazer pipoca e chimarrão para confraternizar.
PROAP  – Numa parceria com o Ponto Psi e aprovado em Assembleia, começa neste mês de agosto, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado da igreja. Informações, triagem e agendamentos devem ser feitos na Secretaria.
ASSEMBLEIA  – Todos os membros votantes são convocados para Assembleia Ordinária, 18/08/2013, após o culto das 9h. Ordem do dia: relatórios e CAP.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Em agosto inicia nova turma para Instrução de Adultos. São encontros para aqueles que desejam conhecer as doutrinas da igreja e ser membro da IELB. São dez encontros, aos sábados de manhã, ou, se for necessário, durante a semana, à noite. Inscrições na secretaria.
ORAÇÃO NO CULTO – Na entrada da igreja está o livro de oração - por pedidos ou agradecimentos - que é realizada no culto. "Orem uns pelos outros", está na Bíblia.
IGREJA ABERTA Ajude com a Igreja Aberta, terça-feira a sexta-feira, 11h as 16h.
ML sobre a SÃO PAULO – Neste mês de agosto o Mensageiro Luterano tem uma matéria especial sobre a nossa Comunidade São Paulo. Faça a assinatura anual e receba todo o mês a revista em seu endereço. Na entrada da igreja estão exemplares do mês de agosto. (É só pegar e colocar 5 reais na caixinha).
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre!

Artigo - Um bom pai

Um bom pai
           
    Ser um bom pai é complicado neste mar de predadores que preferem atacar os filhotes. Por serem frágeis, indefesos, inocentes, o pai tem que ser forte, prevenido, esperto. Um dia eles crescem, mas até lá é preciso prover casa, comida, saúde, estudo, defender das drogas, dos bandidos, das más companhias. E não fica só nisto quando há os inimigos espirituais. Algo parecido com a história do peixe que fica viúvo e tem que cuidar o filho Nemo contra os perigos do mar. Certo dia o peixinho desobedece, se afasta do pai, cai na rede e termina num aquário. "Procurando Nemo" é o título deste famoso desenho animado que tem final feliz e uma grande lição.

    A Bíblia compara a maldade com o mar e promete que esta imensidão hostil vai desaparecer no novo céu e na nova terra. Por isto recomenda: “Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida”. Mas, e se o pai aqui não escuta o Pai de lá? Filho de peixe peixinho é, ou, filho de cobra cobrinha é. Por isto as palavras: "No caminho dos maus existem armadilhas e dificuldades; quem dá valor à vida se afasta deles. Eduque a criança no caminho em que deve andar e até o fim da vida não se desviará dele" (Provérbios 22.5,6).  No meio disto surge o grande mandamento: “Respeite o seu pai e a sua mãe para que você viva muito tempo na terra”.

     É uma coisa lógica: filho que respeita os pais vive mais tempo na terra. Também é uma coisa lógica: quem respeita a Deus vive a eternidade no céu. Foi pensando nisto que Jesus perguntou:  "Qual é o pai capaz de dar uma cobra ao seu filho quando ele pede um peixe?" Diz isto após ensinar a oração do Pai Nosso com petições que englobam tudo aquilo que é necessário para o espírito e para o corpo. Por isto a insistência do Salvador: "Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai, que está no céu, dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem" (Lucas 11.13).  Neste mar infestado de ameaças, ter o Espírito de Deus é tudo o que um pai precisa para dar peixes aos seus preciosos filhos. 


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
8 de agosto de 2013