Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Artigo - Copa do Mundo e Namoro

Uma partida de futebol é igual à relação no casamento: há paixão, amor, ódio, disputa, desentendimentos, torcida contra e a favor, e o jogo só funciona com dois times em campo sob regras e respeito. Amanhã começa o maior espetáculo do futebol e sábado é o Dia dos Namorados. São duas paixões que podem selar união ou desunião, alegrias ou tristezas, bênção ou desgraça. O presidente da África do Sul deveria saber disto, ele que joga contra três times e já pensa na quarta mulher. Uma delas não aguentou a deslealdade e fez um joguinho extra-oficial.

Referindo-se a Copa do Mundo na África, Nelson Mandela fez uma declaração que bem poderia ser sobre o casamento: “Devemos nos esforçar pela excelência do evento e, ao mesmo tempo, garantir que ele deixe benefícios para todo o povo”. Ele, que viveu 27 anos na prisão sob o regime apartheid, soube vencer a injustiça racial com paciência e persistência. Um belo exemplo quando as relações políticas e sociais têm as mesmas bases da relação entre um homem e uma mulher no matrimônio – lealdade, respeito, compromisso, justiça, trabalho. Que são atitudes do amor. Mas quando este amor não é convocado, o apito do juiz provoca mais barulho do que as festivas cornetas africanas, e o jogo fica feio. Por isto a bagunça neste planeta, que precisa de um tremendo aparato de segurança contra a violência para manter a harmonia em torno da bola – a jabulani, que significa celebração.

E celebração é o que todos desejam nos esportes, no casamento, na família, na política, na sociedade. É o que Deus também quer. Afinal, o mundo é obra Dele. E nada mais festivo do que as maravilhas da África. Mas os contrastes deste imenso continente, sua pobreza, fome, guerras, tudo isto revela um mundo contraditório, onde a “bola da vida” jabulani rola no gramado da morte e da desilusão.

Mas foi Mandela quem disse, que "não há caminho fácil para a liberdade”. É o que a Bíblia lembra: “Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência” (1 Coríntios 13). É o ágape, a bola perfeita fabricada por Cristo. É deste amor atitude que o mundo precisa – condicionamento espiritual que supera o egoísmo e as paixões inconsequentes, e transforma o futebol e o casamento em duradoura celebração.

Marcos Schmidt
Jornal NH de 10 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Semanal - 3 a 9 de junho de 2010

Aniversariantes
03-Nubia Silva, Olívia Molter, Darci Kayser, Aline Assmann, Alonso Wasem, Valdenir Moura, Ismael Schefler, Elenice Mariano; 04-Judite Jost, Elvira Lindol, Dulce Dietrich, Lavinia Schmidt, Morgana Cherutti; 05-Alberto Bauer, Dulce Furtado, Moises Scheffler, Letícia Bunkowski; 06-Laura Zucatti, Antonio Silva, Valirio Esspich, Jessica Fusinato, Remi Krumenauer, Mariana Junqueira, Miloca Kohlrausch, Janete Hugentobler; 07-Julia Mauhs, Wilma Meurer, Denis Neumann; 08-Renata Garcia, Aline Hugentobler, Cleomar Kaufmann; 09-Ana Muller, Chaiele Vier

Lembretes
25 anos – No culto de 13 de junho o Departamento da 3ª Idade festeja 25 anos de atividades na congregação – neste ano quando o lema da igreja enfoca os idosos.

Retiro de Casais – No dia 12 de junho realiza-se o primeiro encontro do ano dos casais. O palestrante será o pastor Lucas Albrecht, capelão da Ulbra. O início será às 18h, no OK Center, NH. Inscrições na Secretaria ou com o pastor.

Instrução de Adultos – Interessados em fazer a profissão de fé para ingressar na igreja, são convidados para os escontros sempre aos sábados, 9h, na igreja. A inscrição deve ser feita na Secretaria. Mais detalhes na Secretaria ou com o pastor.

Instrução de Confirmandos – No dia 6 de agosto inicia uma nova turma de instrução de confirmandos. Crianças que completam 12 anos entre agosto/2010 a julho/2011 estão aptas para ingressar. Inscrição na Secretaria.

Calendário 2010 – É só pegar nos cultos ou na secretaria. Um por família.

Culto Cantate – Mensagens, canto congregacional, união coral, orquestra, e instalação do Prof. Paulo Nerbas – tudo isto no Culto Cantate, 13 de junho, 18h. Com a participação do nosso coral. No Seminário Concórdia, São Leopoldo.

106 anos – No dia 20 de junho, às 10h, será celebrado o Culto dos 106 anos da IELB, no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo. Maiores informações no site da IELB: www.ielb.org.br

Escola Bíblica – No mês de julho não haverá Escola Bíblica nos domingos.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Artigo - Levar um tufo

O Brasil está crescendo além da capacidade. Só no começo deste ano a taxa de crescimento deve ficar em 13%, a segunda maior do mundo. Os empresários estão otimistas e faceiros, mas os economistas preocupados. “O risco de acelerar demais é sair da estrada e ser obrigado a voltar para trás a fim de retornar à rota”, alertou um especialista. O maior perigo é a volta da inflação. É que as pessoas consomem mais e começa faltar coisas. Com a redução da oferta de serviços e produtos, os preços sobem. E inflação é tudo o que a gente não quer.

Crescimento rápido é um perigo na vida de cada pessoa. Se de uma hora para outra, ganho muito dinheiro, sou promovido no emprego, torno-me um “emergente” – isto pode inflacionar o ego e criar conflitos no casamento, nas amizades, na vida espiritual. Histórias não faltam de pessoas que tiveram dificuldades em acompanhar a ascensão profissional, financeira e social. Conheço muita gente próxima que em pouco tempo ganhou tudo, e em pouco tempo perdeu tudo.

Na vida cristã acontece algo parecido. O apóstolo alerta o jovem pastor Timóteo: Não seja neófito, para não ficar orgulhoso e ser condenado igual ao Diabo (1 Tm 3.6). A palavra “neófito” literalmente no grego é “recém plantado”, um termo exclusivo da Bíblia para designar a pessoa recém convertida à fé cristã. Paulo alerta que alguém espiritualmente novato não tem condições para assumir a função de pastor ou de líder na igreja. Antes, ele precisa crescer na medida certa, Senão fica orgulhoso – “tuphos” no grego, que é “fazer fumaça”. E no meio da fumaça, da neblina, a pessoa não enxerga mais nada além de si mesma. Fica arrogante. Quem sabe daí a expressão “levar um tufo”.

Por isto Paulo lembra que a igreja precisa de bons “economistas” (oikonomos no grego) para não ficarem orgulhosos (1 Coríntios 4.2,7) E oferece então a dica: “Para progredir na vida cristã, faça sempre exercícios espirituais. Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro” (1 Timóteo 4.7,8). Não seria interessante os oikonomistas do Lula lerem a Bíblia?

Marcos Schmidt
Jornal NH de 3 de junho de 2010