Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Semanal, ano 8, nº 373


O SEMANAL - 24 a 30 de maio de 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
______________________________________________________________________________________
PENTECOSTES
Tema:                 A tríplice missão do Consolador.
Leituras:   Sl 139.1-12     Ez 37.1-14     At 2.1-11     Jo 16.4b-15

Mensagem:  “Qual a grande missão do Espírito Santo?” Fiz esta pergunta a uma irmã da nossa família da fé nesta quinta-feira. Ela pensou um pouco e respondeu: “Nos dar a salvação.” Absolutamente certo! Pois há os que pensam que certos sinais extraordinários, visíveis a olho nu, são fins em si mesmos. Mas estes sinais sempre visam a salvação do ser humano. Depois a mesma irmã ainda acrescentou: “A gente é ‘São Tomé’, quer ‘ver pra crer’”. Novamente dei razão a ela. Assim como Tomé queria ver para acreditar que Jesus ressuscitara, queremos ver os “milagres” do Espírito Santo. Mas o grande milagre, também do primeiro Pentecostes, foi a fé no Salvador ressuscitado operada nas pessoas. Isto o Espírito Santo faz ainda hoje, através da Palavra e Sacramentos – seus meios. Você quer ver pra crer, ou crer para ver?   (pastor Edgar)

Programação na Semana


29/05 - Terça
13h30
18h30
19h30
20h
Assistência Social
Aulas de flauta
Coral
Conselho Distrital – Paz de Campo Bom
30/05 - Quarta
20h
Encontro Teológico
31/05 - Quinta
20h
Culto “São Paulo”
01/06 - Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º Anos
Instrução Pré- Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos  
02/06 - Sábado
9h
18h
20h
Aulas de teclado e violão / Instrução de Adultos
Culto “Jesus Redentor” – Aniversário
Culto “São Paulo
03/06 - Domingo
9h
18h
Culto “São Paulo”
Culto Cantate – Seminário Concórdia

 

 

Lembretes

CULTO CANTATE – No dia 3 de junho, 18h, acontece a 45º edição do Culto Cantate no Seminário Concórdia, com participação do coral de nossa congregação.
CASAMENTO – No dia 2 de junho recebem a bênção matrimonial Tiago Cherutti Pedroso e Tais Cristiane Kotz. A cerimônia será oficiada pelo pastor Arnildo Figur.
CAMPANHA – Neste mês de maio a nossa congregação é responsável por 750 quilos de arroz ao Seminário Concórdia. Estão sendo oferecidos vales de R$ 2,00 e envelopes especiais para colocar a oferta (recolhidos nos cultos).

CASAIS Nos dias 14 e 15 de julho tem o retiro de casais, no Hotel Candeeiro, Salvador do Sul. Preço por casal com todas as despesas: 280 reais (duas parcelas: 10/06 e 18/07). Após, 300 reais. Inscrições na secretaria ou com pastor Marcos. 



AMIS promove 1/2 frango dia 27/05, R$ 10,00. No CESASPA somente para levar.
ENCONTROS TEOLÓGICOS – Veja as próximas datas: 30/05, 13/06 e 27/06 - 4ª feiras, 20h, com o professor Gerson Linden, tema: Introdução ao Novo Testamento.
DIRETORIA E DEPARTAMENTOS – A reunião da diretoria da congregação com a liderança dos departamentos foi antecipada para o dia 6 de junho, 20h.
CONFIRMAÇÃO – Nos cultos de 7 e 8 de julho, 22 jovens serão confirmados em sua fé cristã. A turma será repartida em duas, no sábado e no domingo.
PRE-CONFIRMANDOS – No dia 3 de agosto inicia nova turma da Instrução do Pré-Confirmandos. Aqueles que completam 11 anos a partir de agosto de 2012.estão aptos para participar. Inscrições na Secretaria.
CONSELHO – O distrito Vale dos Sinos se reúne em conselho no dia 29/05, 20h, na comunidade Paz de Campo Bom.
SERMÃO DO CULTO – Leia no blog celspnh.blogspot.com.
MENSAGEIRO LUTERANO MAIO – Pegue um e coloque 5 reais na caixinha!

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Artigo Cachoeiras que sobem


Cachoeiras que sobem


Qual seria o resultado da CPI do Cachoeira se o Espírito Santo fosse o relator do inquérito? Sem dúvida, as corredeiras da corrupção vazariam de vez para o fosso das águas podres e a verdade triunfaria. “Rios de água limpa vão jorrar do coração de quem crê em mim” (João 7.38), prometeu Jesus ao falar do Espírito Santo. Também chamado de Espírito da Verdade, ele é lembrado neste Domingo de Pentecostes quando foi “derramado” copiosamente sobre os apóstolos (Atos 2). Por isto, se a palavra “cachoeira” hoje nos lembra tanta imundícia, é bom ouvir esta história bíblica, até porque estamos cansados com tantas mentiras lavadas. Carecemos de águas correntes e limpas. Necessitamos urgentemente de torrentes cristalinas e puras.

Conta o livro de Atos que chamas em forma de línguas de fogo se espalharam sobre a cabeça dos discípulos. Isto sugere algo: quem tem o Espírito Santo, carrega a verdade na cabeça e na ponta da língua, um fogo que incendeia e ilumina. No entanto, Tiago lembra que ao mesmo tempo “a língua é um fogo que vem do próprio inferno (...) Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas (...) Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga?” (3.1-11. Pior que pode. Aqueles que têm o Espírito da verdade carregam junto o espírito da falsidade.

Por isto não dá para falar de boca cheia dos corruptos lá de Brasília. “Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso”, admite João na sua primeira carta. Mas daí surge os rios de água limpa que jorram no coração daquele que crê na Verdade – Jesus. Um banho diário, completo. Uma purificação que transforma.  Concluindo, o que falta nesta sociedade são cachoeiras ao contrário, rios que sobem os morros, águas que desobedecem à lei da gravidade. Ou seja, a verdade como regra e não como exceção.   
Marcos Schmidt 
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
24 de maio de 2012