Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 15 de março de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 415


O SEMANAL - 14 A 20 DE MARÇO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                        Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________
5º Domingo na Quaresma

Tema:  Jogue no lixo o lixo e guarde o que tem valor!

Leituras:    Sl 126     Is 43.16-21     Fp 3.8-14     Lc 20.9-20
Mensagem:   Tem gente que  joga fora o que deveria ser guardado, e guarda o que deveria ser jogado fora. E assim a vida vira um  depósito de lixo. Foi isto que Jesus constatou quando diz no Evangelho: “A pedra que os construtores rejeitaram  veio a ser a mais importante de todas”. Esta atitude absurda foi praticada pelos povo de Israel. Eles  jogaram fora o fundamento da igreja, Cristo Jesus. Não acreditaram nele, até o mataram – conforme a parábola dos lavradores maus. Mas temos uma história bem diferente: da vida do apóstolo Paulo. Ele fez o contrário. Na carta aos filipenses, ele confessa: “eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de ganhar a Cristo”  (Fl 3.8). E nós? O que jogamos fora e o que guardamos? (pastor Marcos) 

Programação da semana

19/03  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Coral
20/03  – Quarta
14h30
19h30
Servas Guarani - casa Ilone Pacheco
Diretoria JR e SP
21/03  – Quinta
14h
19h30
20h
Terceira Idade
Estudo Bíblico na Jesus Redentor
Culto na “São Paulo”
22/03 – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Encontro Pais dos Confirmandos e Liga de Leigos
23/03 - Sábado
16h
18h
20h
Professoras de Escola Bíblica
Culto na “Jesus Redentor”
Culto na “São Paulo” - com Pais e Confirmandos
24/03 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Reunião dos Jovens

 

L e m b r e t e s

BATISMO – De LUIZ OTÁVIO OLIVEIRA nascido dia 30/10/2012 e batizado dia 17/03/2013. Filho de Eliana Oliveira Bopsin. Padrinhos: Vanderlei de Oliveira, Bibiana Oliveira Bopsin, Leni dos Santos Machado, César Aguinaldo Machado, Pámela Mazzante da Costa e Jefersom Paiani.
EM MEMÓRIA Maria Leonina da Silva Mattos, no culto de 16.03.2013. Faleceu em 10.03.2013 aos 81 anos, enlutados 6 filhos, 18 netos, 16 bisnetos, 4 tataranetos e demais parentes.  Arnoldo Kaiser, no culto de 17.03.2013. Faleceu em 8 de março, aos 68 anos, enlutados esposa Eli, 1 filho, 2 netos e demais parentes.
AULAS DE MÚSICA Nas terças, 18h (flauta e violão), e nos sábados, 9h (teclado). Inscrições na secretaria ou direto com professores de música nos horários de aula.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – No dia 6 de abril, sábado, 10h, inicia nova turma para Profissão de Fé. São 10 encontros.Interessados falem com o pastor ou Secretaria.
PAIS DOS CONFIRMANDOS – Encontro do mês no dia 22 de março, 20h, no Cesaspa, das turmas do 1º Ano e do 2º Ano.
LIBRAS – Veja no quadro mural detalhes sobre o curso da linguagem dos surdos. As inscrições vão até o dia 19 de março.
IGREJA ABERTA - Na Semana Santa a igreja ficará aberta ( a feira, das 10h as 16h). Busca-se voluntários para a função de recepcionistas. Serão oito equipes, cada equipe com duas ou mais pessoas, para dois turnos por dia. Inscreva-se.
ESTUDANTES - A partir de abril teremos dois estudantes de teologia (após estágio), um para trabalhar mais na Jesus Redentor e outro nas visitas de S.Ceia.
CULTO ESPECIAL – No dia 14 de abril, domingo, 9h, haverá culto especial no Cesaspa (ginásio), para, além de festejar o aniversário dos leigos, lançar oficialmente a revitalização e reforma do ginásio. Após tem almoço no local.                NÃO HAVERÁ CULTO NA QUINTA E SÁBADO (11 e 13 de abril).

quarta-feira, 13 de março de 2013

Artigo - A Cruz não é espada


A Cruz não é espada


     O que dizer sobre a polêmica eleição do deputado e pastor Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara? Ele é acusado de racismo e homofobia ao declarar na Internet que os negros são "descendentes amaldiçoados de Noé" e que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição". Se estas e outras denúncias são verídicas, de fato é um escândalo para a política e o cristianismo. Mas o imbróglio é complexo, tanto na esfera política como religiosa. Confusão - este é o nome para tudo isto que presenciamos na sociedade brasileira e no mundo quando ninguém mais se entende. E a maioria também não entende o quê está por traz de tudo. Quando a poeira se levanta, o que se enxerga? Nada! O que se vê mesmo é uma disputa de poder e ideologias em nome disto e daquilo, que gera radicalismos, ódio, brigas. Uma Torre de Babel!
     A própria mistura de política e religião é conflituosa, igrejas e pastores remetidos à Idade Média quando imperador e papa dividiam reinos e propriedades e julgavam doutrinas e leis civis na mesma mesa. Por outro, têm aqueles que confundem "nação laica". Pensam que o país precisa ser descrente, têm preconceitos a fé cristã, querem liberdade para tudo (menos para opiniões contrárias) e trocam moralidade pela indecência. E assim a guerra está feita por ambos os lados - conservadores e liberais, "morais e imorais", da direita e da esquerda, crentes e ateus. Quem perde? Quem vence? O tempo não precisa mais dizer. Com certeza é preciso sabedoria, bom senso, tanto na ordem democrática quanto na vida religiosa. E se a minha religião é Cristo, devo obedecê-lo para não fazer igual a Pedro que decepou a orelha do soldado. "Guarde a sua espada, eu não preciso deste tipo de ajuda", disse o Senhor. Por isto, se atacam o reino dos céus com a mão do poder público e se defendem os céus com instrumentos políticos, as Cruzadas já ensinaram que a Cruz não é espada.   
Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
14 de março de 2013