Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Semanal 126 - 30 de Agosto a 5 de Setembro de 2007

Cultos - 14° Domingo após Pentecostes
Tema: Deus abriu a porta do céu para nós.
Textos: Sl 117; Is 66.18-23; Hb 12.18-24; Lc 13.22-30.
Hinário Luterano: 70, 401, 371, 405, 257, 259, 308.
Mensagem: A vida é cheia de portas que podemos abrir ou fechar. Algumas são boas, outras são ruins. Na vida familiar, por exemplo, posso escolher entre dedicar tempo para todos (porta boa) ou usar todo tempo só para mim, sendo egoísta (porta ruim). Mas existe uma porta boa, a melhor de todas, que não conseguimos abrir. É a porta da salvação. Deus abriu esta porta para nós com a chave chamada Cristo Jesus. É uma porta estreita por causa do nosso pecado. Mas quando somos perdoados e conduzidos por Deus, conseguimos entrar e participar do banquete que nos espera lá dentro, da festa eterna dos céus junto com todos cristãos. (pastor Ezequiel)
Lembretes
LUTERO E A FAMÍLIA – Neste 31 de agosto, Sexta-feira, 20h, tem Leigos com Famílias, no Cesaspa. O palestrante será o professor do Seminário Concórdia, Paulo Buss. Tema da palestra: Lutero e a Família. Após tem uns comes e bebes e bate-papo.
ANIVERSÁRIO SERVAS CENTRO – No culto deste 2 de setembro, 8h30, as Servas Centro lembram o seu aniversário. São 72 anos de muitas bênçãos.
ANIVERSÁRIO ASSISTÊNCIA SOCIAL – No culto do dia 9 de setembro, 8h30, é o aniversário do trabalho da Assistência Social. São 44 anos de dedicação e serviço.
RECEPÇÃO – Nesta semana é por conta das Servas. No outro é a Assistência Social.
PEM – Os líderes dos pequenos grupos do PEM reúnem-se no dia 5 de setembro, 20h, na igreja, para preparação e motivação no trabalho.
FALECIMENTO – No dia 25 de agosto faleceu ARMINDO SANDER aos 81 anos. Deixa enlutados 7 filhos, 18 netos, 8 bisnetos, 2 irmãs, demais parentes e amigos. O culto em ação de graças será neste 2 de setembro, as 10h30.
RETIRO DE CASAIS – Será no dia 30 de setembro o 3º retiro de Casais do ano. Durante todo o domingo, provavelmente na Lomba Grande. Interessados devem dar seu nome na secretaria ou com os pastores. Maiores informações nos próximos semanais.
REFORMA NA PRAÇA VINTE - No dia 31 de outubro a praça será dos luteranos. IELB e IECLB de Novo Hamburgo estão organizando um evento durante todo o dia e à noite neste dia da Reforma. Aguardem maiores informações.
CEMITÉRIO – A Secretaria lembra os associados do Cemitério Luterano sobre as anuidades. Após três anos de atraso, conforme os estatutos, há uma multa.

Artigo - É o fim da picada

O pastor luterano Ademir Kreutzfeld, da IECLB, compareceu ontem no Fórum da Comarca de Santo Amaro da Imperatriz, SC, acompanhado de seu advogado. É acusado de homofobia - discriminação contra os homossexuais - por um ativista gay e proprietário de um jornal de Santa Catarina.
Desde o ano 2001 existe o Projeto de Lei 5.003 de autoria da deputada federal Iara Bernardi. Aprovado pelo plenário da Câmara no ano passado, ainda precisa passar pelo Senado. Li toda a redação e vários comentários. Se aprovado, vai faltar cadeia para pastores e padres. A pena é de três a cinco anos de reclusão. Especialistas dizem que a redação é dúbia, com “tipos penais demasiado abertos sem elementos normativos”. Em outras palavras, vai depender da interpretação do juiz. A lei diz: "Define os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero”. Até aqui tudo bem. A questão é o que segue. Por exemplo, no artigo 6: “Recusar, negar, impedir, preterir, prejudicar, retardar ou excluir, em qualquer sistema de seleção educacional, recrutamento ou promoção funcional ou profissional”.
O jornalista Olavo de Carvalho lembra o que seria algumas atitudes "homofóbicas", conforme o projeto de lei. Transcrevo algumas: 1) Citações da Bíblia ou de livros sagrados de qualquer religião que façam objeções morais ao homossexualismo; 2) Opiniões médicas que ponham em dúvida a sanidade da conduta homossexual; 3) Opiniões políticas contrárias aos interesses do movimento gay; 4) Qualquer resistência de pais à doutrinação homossexual de seus filhos nas escolas ou à participação deles em grupos e entidades homossexuais; 5) Qualquer tentativa de impedir ou reprimir, por atos ou palavras, as expressões públicas de erotismo gay.
Em um parecer teológico aprovado em convenção nacional, encontra-se uma posição que acredito ser a confessionalidade da maioria das igrejas cristãs: (1) A IELB crê e confessa que a sexualidade é um dom de Deus, destinado por Deus para ser vivido entre um homem e uma mulher dentro do casamento. (2) Crê e confessa que o homossexual é amado por Deus como são amadas por Deus todas as suas criaturas. (3) Ao amar todas as pessoas e também o homossexual, Deus não anula o propósito da sua criação. Por esta razão, a igreja, em acordo com a Sagrada Escritura, denuncia na homossexualidade um desvio do propósito criador de Deus, fruto da corrupção humana que degrada a pessoa e transgride a vontade de Deus expressa na Bíblia. (5) A IELB, repudiando qualquer forma de discriminação, deve estar ao lado também das pessoas de comportamento homossexual, para lhes dar o apoio necessário e possam vir a ter a força para poderem corrigir-se ou serem tratados para viver vida agradável a Deus.
É questão de fé, de religião. E por vivermos num país laico, o Estado não interfere na religião e nem vice-versa. Está no Artigo 5º: “É inviolável a liberdade de consciência e de crença”. Mas, as novelas, a mídia, e agora as próprias leis mudam a normalidade e transformam os bons em criminosos. É o fim da picada. Ou dos tempos.
Marcos Schmidt
Jornal NH - 30 de agosto de 2007