Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 22 de março de 2012

O SEMANAL - Ano 8, n° 364


O SEMANAL DE 22 À 28 DE MARÇO
 5º Domingo na Quaresma

Tema:   A ambição religiosa e o serviço cristão!                 
Leituras:Sl 119.9-16 Jr 31.31-34 Hb 5.1-10 Mc 10.35-45

Mensagem:  A ambição religiosa é a pior de todas as ambições. Ela vai diretamente contra o coração da graça de Deus. Sem nos dar conta, cometemos este tipo de prepotência espiritual. Achamos que, pelo fato de sermos cristãos, de pertencermos a uma igreja com a doutrina verdadeira, de darmos dinheiro, tempo e trabalho à igreja, ou por isto ou por aquilo, merecemos um lugar especial no reino de Deus. Os dois discípulos pensaram assim quando pediram um lugar de destaque ao lado de Jesus, e por isto, as palavras de Jesus no Evangelho de hoje são uma importante placa de sinalização neste caminho perigoso que nós cristãos trilhamos.  (pastor Marcos)

Programação na Semana


27/03 - Terça
13h30
18h30
19h30
20h
Assistência Social
Musicalização - flauta doce
Coral
Conselho Distrital – S. Miguel, Dois Irmãos
28/03 - Quarta
14h30
Servas Centro
29/03 - Quinta
20h
Culto na “São Paulo” 
30/03 - Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º Anos
Instrução Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Pais dos Confirmandos e Reunião dos Leigos
31/03 - Sábado
9h
9h
18h e 20h
Musicalização – teclado e violão
Instrução de Adultos
Cultos na “Jesus Redentor” e na “São Paulo
01/04 - Domingo
9h
18h
Culto na São Paulo
Jovens

Lembretes


PROFISSÃO DE FÉ – Interessados em tornar-se membro da igreja, falem com os pastores ou na Secretaria. A partir de 24 de março, 9h, iniciou uma nova turma de instrução. São dez encontros, cada reunião com 1 hora de duração, no Lar da igreja.
ENCONTROS TEOLÓGICOS – Já tem as datas: 25/04, 02/05, 23/05, 30/05/, 13/06 e 27/06. São 6 encontros nestas 4ª feiras, 20h, na igreja, com o professor Gerson Linden, sob o tema: Introdução ao Novo Testamento. Informações na Secretaria.
SERVAS CENTRO – Neste 25 de março é instalada a diretoria: Marilene P. Züge (presidente), Ligia Martins (vice), Marlene Teixeira (secretaria), Vera M. C. Silva (vice), Mirian R. Bauer (tesoureira), Marli Weiler (vice), Maria Thoen (cons. fiscal).
MÚSICALIZAÇÃO – Interessados em aprender flauta, teclado e violão, vejam a programação no quadro acima. Informações e inscrição na Secretaria.
GALETO na Jesus Redentor – Dia 31/03/2012, R$ 10,00, com 4 pedaços de frango + aipim + salada  + pão. Cartões na Secretaria ou na Comunidade Jesus Redentor.
JOVENS – Após participação no culto deste domingo, os jovens fazem passeio na área verde do Seminário Concórdia, numa integração com jovens de Sapiranga.
LEIGOS – Para lembrar o aniversário dos leigos (no culto de 14/04), eles promovem no dia 15/04 um almoço/churrasco, 15 reais, no Cesaspa.
PAIS DOS CONFIRMANDOS – Os pais dos alunos do 1º e 2º anos do ensino confirmatório têm o seu encontro mensal no dia 30/03, 20h, no Cesaspa.
CULTO DOS CONFIRMANDOS – No dia 31/03, os alunos da confirmação (pré, 1º e 2º anos), acompanhados de seus pais, têm participação especial no culto. Isto acontecerá a cada mês, no último sábado.
PEM Encontro distrital na Comunidade "Cristo" do Rincão, dia 1º de abril, 14h.
MENSAGEIRO DE MARÇO – Por 5 reais. É só pegar e colocar na caixinha...
LIBRAS – Neste 24/03, incia o curso de Libras da AMIS. São 4 opções de horário na semana: Sábado, 8h30, e terça, quarta e quinta-feira, 19h. Informações com o pastor Gilberto Lange pelo telefone 9933-1502.
SERMÕESLeia no blog – celspnh.blogspot.com – os sermões dos cultos.

Sermão 5º Domingo na Quaresma – 2012

5º Domingo na Quaresma – 2012
Trienal B:    Sl 119.9-16      Jr 31.31-34      Hb 5.1-10     Mc 35-45
Tema:   A ambição religiosa e o serviço cristão 
                   pastor Marcos Schmidt 
_____________________________________________________


É uma coisa muito natural, bem humana, o que estes dois discípulos, os irmãos João e Tiago pediram a Jesus. Eles querem uma posição de honra, sentar ao lado do trono glorioso de Jesus, um a sua esquerda, e o outro, a sua direita. Querem ter parte da glória de Deus, querem ser “mais salvos”. Aliás, o evangelista Mateus, que também conta esta história, revela que foi a mãe de Tiago e Joao que fez o pedido. Era, portanto, o amor de uma mãe que estava ali, se intrometendo na vida dos filhos. E qual não é a mãe que faz isto por seus filhos? Mas, se pensarmos melhor, não foi a mãe que colocou no coração dos filhos este desejo de sobrepor-se aos outros. Esta vontade de estar acima dos outros, de vanglória, faz parte de todos. O orgulho, a ambição, é o principal desejo do ser humano. Não é por nada esta mania humana de competição para ver quem é o melhor, o maior, o mais inteligente. A disputa pelo “mais mais” está nos esportes, na política, no trabalho, na escola, na família. A disputa pelo “mais mais” está na igreja.

Vejam só o que está agora acontecendo com estas duas igrejas, a Universal e a Mundial. Creio que todos devem estar acompanhando pela televisão ou sabem de alguma coisa. É uma disputa por poder e por dinheiro entre a igreja do Edir Macedo e do Valdemiro Santiago. Entre mortos e feridos, lamentavelmente as bombas atingem todo o cristianismo...

Desde que o mundo é mundo, este é o maior problema do ser humano – a disputa pelo poder. E por isto as guerras, revoluções, desentendimentos, problemas na sociedade, na família, no casamento. Abrimos o jornal, ligamos a TV, e o que vemos é a ambição humana – trazendo todo o tipo de conseqüências ruins na vida das pessoas. E isto nunca terá um fim – enquanto o mundo for mundo.

Mas, voltando para este desejo de Tiago e João, será que foi um desejo ambicioso e egoísta? Não foi até louvável, afinal, eles queriam estar ao lado de Jesus? Ou será que a ambição religiosa é a mais perigosa que todas as ambições? Aliás, creio que este desejo está muito esquecido nestes tempos materialistas de hoje – a vontade de ter um lugar especial no reino glorioso de Jesus.

Hoje, até nós cristãos luteranos estamos muito centrados, focados nas ambições terrenas, materiais. Falamos mal destas igrejas que prometem o céu aqui na terra, que buscam a prosperidade física e financeira, mas não dá para falar muito dos outros, porque este desejo, apesar de não estar manifesto, é muito intenso em nosso coração. E não é por menos, porque a propaganda nos ensina que feliz é aquele que consegue comprar todas as novidades expostas nas vitrines.

Por isto, o desejo da glória celestial é uma mercadoria esquecida, só lembrada num sepultamento, quando a morte nos lembra que um dia também chegaremos lá. No restante de nossa vida, estamos mais interessados nas glórias terrenas, nas coisas que precisamos comprar e encher a casa, no carro para colocar na garagem, no novo celular lançado no mercado...

Em todo o caso, é preciso dizer que este desejo de um lugar especial no céu contraria frontalmente o Evangelho de Jesus. E por quê? Por um fato claro e categórico: já podemos nos dar por satisfeitos o simples fato de um dia entrarmos pela porta da glória celestial, e ficarmos lá no último lugarzinho. Aliás, aqui entra uma compreensão que sempre precisa ser reavivada em nós – a compreensão sobre a graça de Deus. Por isto a necessidade constante de ouvir a Palavra de Deus a fim de não cometermos a besteira de fazer um pedido igual ao destes dois discípulos. É uma ousadia, é “cara de pau”, achar, pensar, que somos especiais, que merecemos alguma coisa, a ponto de podermos ficar perto do trono.

Sem dúvida, a ambição religiosa é a pior de todas as ambições. Por que ela vai diretamente contra o coração, o miolo da graça de Deus. E infelizmente, sem nos dar conta, muitas vezes nós cometemos este tipo de prepotência espiritual. Achamos que, pelo fato de sermos cristãos, de pertencermos a uma igreja com a doutrina verdadeira, de sermos luteranos de berço, de participarmos da igreja, de ser pastor, líder; de darmos dinheiro, tempo e trabalho à igreja, ou por isto ou por aquilo, merecemos um lugar especial no reino de Deus.

Sem dúvida, este perigo religioso, de se colocar acima dos outros – e que é uma tendência humana e de todos nós, cristãos – se está sinalizado aqui no Evangelho, se não foi escondido da vida dos discípulos de Jesus, é porque precisa ser combatido para não comprometer a missão de Deus, para não fazer um estrago tremendo na igreja de Jesus, assim como acontece na política, no futebol, nas famílias, na sociedade em geral.

Diante disto, o que fez Jesus com aqueles discípulos continua sendo o remédio para nós hoje. Ele jogou balde d’água fria naqueles homens que ainda não sabiam o que era ser discípulo e testemunha de Jesus.
- Vocês não sabem o que estão pedindo, disse Jesus. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber e podem ser batizados como eu vou ser batizado?
E vejam só a resposta deles:
- Podemos!

Que bobagem que eles disseram, e pior, veio da boca de “discípulos”... Ora, o cálice e o batismo que Jesus falava eram a sua morte e sofrimento. E este sofrimento ninguém, a não ser o Deus-Homem, poderia assumir e suportar. Aliás, é isto que diz a Epístola de hoje, lá em Hebreus, ao afirmar que Cristo “se tornou a fonte da salvação”. Jesus não é “uma” fonte, mas “a” fonte da salvação. Não existe outro manancial desta água que oferece a vida eterna, porque ninguém, a não ser Jesus, poderia assumir este cálice e este batismo. O texto de Hebreus também explica que Jesus foi escolhido por Deus para esta função, e se ele foi escolhido por Deus, então ninguém tem o direito de escolher outro.

Portanto,  foi uma grande ignorância dos discípulos, mas uma ignorância que logo foi combatida.  Jesus não perdeu tempo e aplicou de imediato o remédio contra a pior doença na igreja – a ambição religiosa. Por isto então as palavras dele:
- De fato, vocês beberão o cálice que eu vou beber e receberão o batismo com que vou ser batizado...
Como que dizendo:
- Tudo bem, vocês vão sofrer também, serão perseguidos, alguns até serão crucificados e morrerão, como eu vou sofrer e morrer... Mas, com uma grande diferença: eu vou morrer em lugar de toda a humanidade, e vocês vão morrer por que vão ficar ao meu lado.

Jesus já tinha dito isto em outra ocasião, conforme registrado no capítulo 8 de Marcos. No caminho à Cafarnaum, os discípulos tiveram uma discussão bem acirrada, sobre quem deles era o mais importante – ou seja, a maldita ambição religiosa. Um pouquinho antes Jesus falava de seu futuro sofrimento, cruz e morte. O evangelista Lucas (cap. 9) oferece outros detalhes – Jesus diz uma coisa que os discípulos não queriam ouvir:  “Se alguém quer ser o meu seguidor, esteja pronto para morrer como eu vou morrer, e me acompanhe”

Este balde de água fria nós precisamos também levar na cabeça, quando nossas ambições religiosas se tornam muito latentes e diabólicas. Se isto já é um problema lá fora, no trabalho, na escola, na política, e que cria tanta confusão, é com mais intensidade um problema na igreja, que tem como fundamento a Rocha que é Cristo. Foi o que aconteceu entre os discípulos, porque diz o Evangelho que, quando os outros dez discípulos ficaram sabendo deste pedido, ficaram zangados, indignados com João e Tiago. Podemos imaginar a briga entre ele:
- Mas quem são vocês dois para que Jesus atenda este pedido?

Jesus precisou de muita paciência e conversa para apaziguá-los, e fazê-los entender de que a missão da igreja estava nas mãos deles, e todo o empenho de Jesus estava em jogo. Por isto as palavras de Jesus:
- Como vocês sabem, os governadores dos povos pagãos têm autoridade sobre eles e mandam neles. Mas entre vocês não pode ser assim.  Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de todos. Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.

“Como vocês sabem”, disse Jesus. E nós, hoje, também sabemos de como os poderosos deste mundo dominam, apoiados na força, no poder. Uma autoridade duvidosa – e que está acompanhada de corrupção, maldades, crimes, injustiças – fatos que estão na história passada e presente.

“Mas entre vocês não deve ser assim”. E porque não deve ser assim?  Pelo simples fato que na igreja de Cristo não existe domínio, poder, sobreposição, autoritarismo. Na igreja de Cristo existe serviço, humildade. O único que tem poder e está acima de todos é Jesus. Mas, como disse o próprio Senhor Jesus, ele, que é o Filho de Deus, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida.

É por este serviço de Jesus, que deu a sua vida para um dia ter um lugarzinho na gloria celestial,  é por este ultrajante e doloroso serviço de Jesus, que eu quero orar com o salmista: Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos (119.10).

Não nos desviemos dos mandamentos de Deus – e como sabemos, o resumo dos mandamentos é o amor, o amor que se mostra no serviço. Amém.

Sermão 4º Domingo na Quaresma - 2012

Mensagem dos dias 15, 17 e 18 de março de 2012
4º Domingo na Quaresma
Pastor Edgar Züge
(Esboço ampliado)


Tema: “Olhe para o alto da cruz”
Texto: João 3.14 a 17

Introdução: O que você acha mais natural: As pessoas buscarem a Deus ou se afastarem dele? Se afastarem. Aliás, por natureza, todos estão afastados de Deus. E mesmo os crentes em Jesus Cristo ainda têm uma má vontade dentro de si que tende ao afastamento, também você e eu.

I. As pessoas se afastam de Deus.
Isto ficou claro, por exemplo, com as reclamações de Israel no deserto. Deus tinha feito tantas maravilhas na vida deles, tais como a travessia do Mar Vermelho em terra seca, maná e codornas pra alimento diário. Chamaram o maná de “pão nojento”. Então Deus os castigou com cobras venenosas (Nm 21.4-9).
Paulo escreveu aos Efésios que por natureza todos estão longe de Deus (Ef 2.1 e 2).
O mundo que nos cerca também é um mundo longe de Deus e nós sofremos a tentação do afastamento. O destino sem Deus é a eterna condenação.

II. Deus vem ao encontro das pessoas.
No evangelho de hoje, Jo 3.14-17, Jesus está falando com Nicodemos sobre como fazer parte do Reino dos céus. Jesus lembra o caso das serpentes no deserto. Quando as pessoas se arrependeram, Deus mandou Moisés fazer uma cobra de metal e levantá-la num poste. Quem olhasse para ela, mesmo tendo sido picado, seria salvo. Jesus diz que da mesma forma Ele seria levantado (na cruz). Porque Deus amou tanto o mundo a ponto de dar seu único Filho para que todo o que nele crê não se perca mas tenha a vida eterna (Jo 3.16). Portanto, a maneira de recebermos vida eterna é nos voltando para o alto da cruz, crendo no sacrifício redentor de Cristo. Não há outra saída.

Conclusão: Você e eu tendemos a nos afastarmos de Deus. Deus vem ao nosso encontro através de Jesus Cristo. Creiamos nele. E que Deus nos use como testemunhas de seu amor junto às pessoas com quem convivemos para que elas também possam olhar com fé para o alto da cruz e ser salvas. Amém.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Artigo - Divida Cristã

Acompanhei pela Rede Record as graves denúncias contra Valdomiro Santiago – o apóstolo da Igreja Mundial. Ele é acusado pela Igreja Universal de enriquecimento ilícito com dinheiro dos fiéis. Um tipo de acusação que também existe contra a própria igreja do Edir Macedo. É disputa religiosa ao vivo e a cores, concorrência que aparece até em classificados de jornal, conforme anúncio de emprego para pastores em Curitiba. A vaga era para trabalhar na Igreja Global do Poder de Deus, e os interessados deveriam ser pastores das igrejas Universal do Reino de Deus ou Mundial do Poder de Deus. Como já escrevi, a lama respinga em todo o cristianismo.
O Evangelho no próximo Domingo na Quaresma (Marcos 10.35-45) lembra que a busca por poder religioso já era uma tendência no início da cristandade. Os irmãos Tiago e João pediram para sentar-se ao lado de Jesus, no trono do “reino glorioso”. Os outros discípulos ficaram incomodados e deu a maior confusão. “Entre vocês não pode ser assim”, apaziguou o Senhor. “Pelo contrário, quem quiser ser importante, que sirva os outros”. Registros deste “não pode ser assim” estão por toda a Bíblia – histórias de profetas, sacerdotes, reis, discípulos que usaram a sua autoridade e credenciais para obter vantagens pessoais. Mas o final também está descrito, num indicativo claro que no assunto “justiça divina” não há impunidade. “Tudo isto aconteceu com os nossos antepassados”, lembra Paulo, “a fim de servir de exemplo (...) Portanto, aquele que pensa estar de pé é melhor ter cuidado para não cair” (1 Coríntios 10.11,12).    
Se estas igrejas, bispos, apóstolos e pastores são tudo isto conforme denúncias, que a polícia faça a sua parte, pois “somente os que fazem o mal devem ter medo dos governantes” (Romanos 13.3). Enquanto isto vale a recomendação: “Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros” (Romanos 13.8).
Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
22 de março de 2012