Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Semanal – Ano 5, nº 198 – 15 a 21 de janeiro de 2009

Cultos - Segundo Domingo Após Epifania
Tema: Deus pode e quer nos salvar.
Textos Bíblicos: Sl 139; 1Sm 3.1-10; 1Co 6.12-20; Jo 1.43-51.
Louvai ao Senhor (5ª feira): 54, 141, 63, 59, 97, 115, 80.
Hinário Luterano (domingo): 146, 150, 188, 178, 259, 257.
Mensagem: No Salmo 139, Davi apresenta algumas das qualidades de Deus: tem todo o poder, sabe de todas as coisas, está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Estas qualidades demonstram a grandeza do nosso Deus. Podemos viver confiantes de que ele tem poder para nos salvar do pecado. E não apenas isto, ele de fato PODE e QUER nos salvar. (pastor Ezequiel)
Aniversariantes – 15 a 21 de Janeiro de 2009
15-Clair Schefler; Luciana Koller; Danusa Monaco; Casio Schneider; Samuel Marques; 16-Fabio Buss; Fausto Eltz; Lory Petters; Elisandro Brito; Edson Schuler; Euclides Leuck; Daiane Saraiva; Leandro Bienert; Frederico Pospichil; 17-Elsa Grade; Renato Buss; Kamila Alcino; Jonatas Sand; Monique Beck; Cintia Furtado; Patrick Silveira; 18-Paulo Silva; Davi Bielefeld; Rene Saraiva; Rosemarie Rodrigues; 19-Zeli Rieth; Nara Beck; Jonei Rosa; Arlete Muller; Claudio Mras; Michelli Michaelsen; Cristiano Wahlbrink; 20-Neli Barbosa; Clenir Nunes; Leonardo Silva; Carlos Hedlund; Andrei Assmann; 21-Marcelo Silva; Walter Mauhs; Marcos Miguel; Nelson Saraiva.
Lembretes
FALECIMENTO – Faleceu no último dia 13 de janeiro ARY FURTADO, com a idade de 72 anos e 6 meses. Deixa enlutados a esposa Flávia, os filhos Cícero e Cintia, 3 netos, 2 irmãos, 3 irmãs, 4 cunhados, 5 cunhadas, demais parentes e amigos. O culto em Ação de Graças será neste 18 de janeiro, 9h.
CULTOS – Nos meses de janeiro e fevereiro, os cultos na “São Paulo” são realizados às quintas, 20h, e domingos, 9h, e na “Jesus Redentor” aos sábados, 19h. O ponto de pregação do Mundo Novo entra em recesso nos meses de janeiro e fevereiro. A partir de março os cultos votam a ser realizados
LLLB – Neste 16 de janeiro a Liga de Leigos Luteranos do Brasil completa 38 anos de fundação.
JELB – 27 de janeiro à 1º de fevereiro realiza-se o 41º Congresso Nacional da Juventude Luterana, em Caldas Novas/GO, com 1,3 mil inscritos.
LITERATURA – Devocionários Castelo Forte 2009 e Cinco Minutos com Jesus, na Secretaria da Comunidade ou na Livraria Pesquisa (3593-4344). Fale com o agente de literatura sobre as promoções da assinatura do Mensageiro Luterano, que você recebe mensalmente em seu endereço. Visite a Livraria Pesquisa, Bento Gonçalves, na 1ª quadra após a Nikolau Becher, avenida do valão.
CULTOS NO LITORAL: Capão da Canoa - Rua Nova Bassano, 890, (51) 3625-3153, Sábados, 20h e Domingos, 9h. Quintão - (51) 3684-4655, Quintas, 18h. Tramandaí - R. Hidelbrando Pinheiro Veloso, 244 (51) 3684-4655, Domingos, 9h e Terças, 20h30. Xangri-lá - Xangri-lá Praia Clube (XPC) (51) 3625-3153 1º e 3º Domingos, 20h30. Outras praias no site da IELB: www.ielb.org.br.
O BOM “BIG BROTHER”: Ó SENHOR Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço. (Salmo 119)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A guerra de Israel

Se Abraão tivesse esperado um pouco mais na promessa de Deus, quem sabe, as coisas seriam diferentes lá na Faixa de Gaza. Aventurou-se e teve um filho fora do casamento. E depois as coisas nunca mais se ajeitaram entre os descendentes de Sara e de Agar. Instigante a profecia divina sobre Ismael, fruto desta relação extraconjugal e antepassado do povo árabe: “Esse filho lutará contra todos, e todos lutarão contra ele” (Gênesis 16.12). Complicado querer justificar as guerras de Israel com tal deslize de Abraão – e por tabela, todos os nossos infortúnios por causa da desobediência do primeiro casal. A gente gosta de se fazer de vítima, de dizer: “eu sou assim por isto e por aquilo”. Mas, impossível negar que tudo tem um ponto de partida. O final, no entanto, pode ser diferente, e isto depende de cada um. No caso do povo de Israel, as páginas do Antigo Testamento estão lá e ninguém pode arrancá-las da Bíblia. Deus tinha um propósito na vida de Abraão: “Por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo” (Gênesis 12.3). Esta bênção é Jesus, a 42ª geração de Abrãão. No entanto, ao cumprir-se a promessa nas campinas de Belém, o Deus de “todos os povos” está indevidamente protegido sob os arrogantes muros da “santidade”. Por isto a insistência de Jesus em suas pregações contra esta absurda idéia de um povinho exclusivo e especial. E para arrancar a máscara da pureza, o Salvador entra na casa de gente excluída, em cidades de gentios – descendentes do filho bastardo de Abraão – e escandaliza os “donos de Deus”.
O problema em Gaza não tem solução, assim como todas as guerras neste planeta dividido em cercas territoriais. É pura ilusão pensar que um dia teremos o fim dos conflitos através de acordos e tratados políticos entre as nações. Aliás, guerra por guerra, qual a diferença entre Gaza e a criminalidade que nos ronda? O Brasil tem 50 mil homicídios por ano, 10% do mundo. É a nação que mais comete assassinatos. Tem solução? A única encontrada é colocar mais policia nas ruas, contratar segurança, construir presídios. É o que fazem as nações que investem em sofisticadas armas, transformando a guerra na indústria que mais gera lucro. Incrivelmente, o jeito humano para a paz é a própria guerra.
Mas, se olharmos em outra direção, a Faixa de Gaza têm jeito. Está nas palavras de Jesus: “Deixo com vocês a minha paz, a minha paz lhes dou, não como o mundo costuma dar” (João 14.27). Está na profecia do Natal: “As botas barulhentas dos soldados e todas as suas roupas sujas de sangue serão completamente destruídas pelo fogo. Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei... Ele será chamado de Príncipe da Paz” (Isaías 9.5-6). Gaza, o mundo, e a vida de cada um, têm remédio, sim. Está na oração: “Que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões” (Colossenses 3.15).
Marcos Schmidt
Jornal NH de 15 de janeiro de 2009