Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O SEMANAL, ANO 8 - Nº 368


O SEMANAL - 19 a 25 de abril de 2012

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
______________________________________________________________________________________
3º Domingo de Páscoa
Tema:    Parecidos com Cristo e desconhecidos pelo mundo!

Leituras:    Sl 4      At 3.11-21      1 Jo 3.1-7      Lc 24.36-49

Mensagem:   Como está a nossa aparência espiritual? Existe uma preocupação nesta área? É claro, não adianta nada vivermos só de aparência – isto é hipocrisia, falsidade, quando por fora somos uma coisa e por dentro outra. Mas, assim como é importante cuidar do aspecto físico para causar uma boa impressão, é importante mais ainda cuidarmos de nosso aspecto espiritual. E porque é importante este cuidado? A Epístola (1 João 3.1-7) nos responde quando afirma:     “É por isso que o mundo não  nos conhece, pois não conheceu a Deus.”  (pastor Marcos)

Programação na Semana


24/04 - Terça
13h30
18h30
19h30
Assistência Social
Musicalização - flauta doce
Coral
25/04 - Quarta
14h30
20h
Servas Centro
Encontro Teológico
26/04 - Quinta
20h
Culto “São Paulo” 
27/04 - Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução 1º e 2º Anos
Instrução Pré- Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos / Pais dos Confirmandos
28/04 - Sábado
9h
18h
20h
Aulas de teclado e violão / Instrução de Adultos
Culto “Jesus Redentor”
Culto “São Paulo – com pais e confirmandos
29/04 - Domingo
9h
18h
Culto “São Paulo”
Jovens


Lembretes


BATISMO – HELENA BRAUN, filha de Jacson Augusto Braun e Anelise Albrecht. Nascida em 24/02/2012 e batizada em 22/04/2012. Padrinhos: Andréia Lidia Albrecht, Daniel Henrique de Souza, Anderson Gustavo Braun, Liziane Barbosa, Fabio Luis dos Santos, Márcia Prass Vargas, Gustavo Hermes Sarmento, Alexandra Ramos Alves, Silvana Dalbem Goulart.
CASAMENTO – Recebem a bênção matrimonial no dia 28/04, às 18h, os noivos Gleice Cristiane Mrás e Alexandro Flores Feijó.
3ª IDADE – Instalação no culto do dia 22/04/2012: Coordenadores Elói e Ilone Pacheco, Secretaria Ivone Cardoso, Vice: Ligia Martins, Tesoureira: Delcia Lauffer, Vice: Laci Molder, Casais de Apoio: Nelson e Harrieth Blauth, Vilibaldo e Herminda Figur, Hugo e Hildegart Müller.
PASTOR ANDRÉ – O novo pastor da Comunidade São Lucas, NH, André Hönke, será instalado neste 22 de abril, 19h, na igreja local. Ele é casado com Cátia e tem os filhos Guilherme e Ana.
PROFISSÃO DE FÉ – Interessados em ser membro da igreja, falem com os pastores ou na Secretaria. Encontros aos sábados, 9h, com o pastor Marcos.
ENCONTROS TEOLÓGICOS – Veja as datas: 25/04, 02/05, 23/05, 30/05/, 13/06 e 27/06. São 6 encontros nestas 4ª feiras, 20h, na igreja, com o professor Gerson Linden, sob o tema: Introdução ao Novo Testamento. Informações na Secretaria.
SINGULARES – Nos dia 28 e 29 de abril, Encontro de Singulares no Grêmio Atiradores de NH, organizado pela Comunidade São Lucas, NH. Inscrições com Milena Rieger (9336-0024), no valor de 35 reais. Informações na Secretaria.
SERMÕES – Leia no blog celspnh.blogspot.com os sermões dos cultos, mensagem de Páscoa do presidente da IELB...
MENSAGEIRO LUTERANO DE ABRIL – Pegue um e coloque 5 reais na caixinha!
Amigo(a) visitante, bem vindo a esta igreja e que Deus lhe acompanhe!        

Sermão 3º Domingo de Páscoa/2012


3º Domingo de Páscoa – 2012
Textos:     Sl 4      At 3.11-21    1 Jo 3.1-10    Lc 24.36-49

Texto base: “Somos, de fato, filhos de Deus. É por isto que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus” 1 João 3.1

Tema: Parecidos com Cristo e desconhecidos pelo mundo.

________________________________pastor Marcos Schmidt________________

         De certa forma, todos nos preocupamos com a nossa aparência física. Alguns mais, outros menos. Se vivêssemos numa ilha deserta, sozinhos, sem ninguém ao lado, não teríamos nenhum motivo para cuidar do cabelo, de estarmos bem vestidos – ou de estar mais gordo, mais magro... Na verdade, a gente vive em função dos outros quando o assunto é “aparência”. E as mulheres, neste sentido, se preocupam mais do que os homens. É a vaidade feminina, uma característica que, dentro do equilíbrio, é muito importante, sobretudo, no casamento.
         Mas, e a nossa aparência espiritual? Existe uma preocupação nesta área?
         É claro que não adianta nada vivermos só de aparência – isto é hipocrisia, falsidade, quando por fora somos uma coisa e por dentro outra.
         Mas, assim como é importante cuidarmos de nosso aspecto físico para causar uma boa impressão, é importante mais ainda cuidarmos de nosso aspecto espiritual.
         E porque é importante este cuidado – digamos, com este tipo de vaidade? (se é que dá pra chamar de vaidade)
         Por um simples fato: para darmos bom testemunho de que somos filhos de Deus.
         Interessante, no entanto, o que escreve João em nossa epístola. Ele diz:  “Vejam como é grande o amor do Pai por nós! O seu amor é tão grande, que somos chamados de filhos de Deus e somos, de fato, seus filhos. É por isso que o mundo não  nos conhece, pois não conheceu a Deus.”
         O mundo não nos conhece como filhos de Deus, não percebe, não vê, não enxerga – diz o texto. “Mundo” aqui são as pessoas descrentes que hostilizam, agridem, zombam, perseguem os cristãos. Se elas conhecessem Deus, elas também conheceriam os filhos dele, os cristãos.
         Pois é exatamente por este motivo, do mundo não enxergar que somos filhos de Deus, que devemos nos preocupar com a nossa aparência espiritual. Porque, caso contrário, se as pessoas descrentes, que não conhecem Deus, começarem a nos reconhecer como filhos de Deus, então eles estarão vendo outro “deus”, e não aquele que é o verdadeiro.
         O que eu quero dizer é o seguinte (e é isto que a leitura da epístola nos fala hoje): nós temos uma aparência espiritual diferente do mundo, a mesma aparência que Cristo tem. Uma aparência a Cristo tanto no corpo como na alma, uma aparência de atitudes e de comportamento. Somos a cara de Cristo, o jeito de Cristo. Como dizem: “cara e focinho”.
         Vejam só o que o nosso texto diz, no versículo 2 (1 João 3): “Meus amigos, agora nós somos filhos de Deus, mas ainda não sabemos o que vamos ser”. (não sabemos o que vamos ser porque a Bíblia não revela em detalhes como seremos na vida eterna). O texto continua: “Porém, sabemos isto: quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele, pois o veremos como ele realmente é”.
         Na vida eterna seremos parecidos com Cristo, isto é, perfeitos, santos, sem pecado. E com um corpo parecido com Cristo, glorioso, perfeito, sem as consequências do pecado.
         No entanto, é preciso dizer que isto já está acontecendo em nós. Esta aparência de Cristo em nós já existe. Podemos comparar esta nova vida em nós com uma criança que está na barriga da mãe. Desde o momento que a criança foi concebida, quando houve a fecundação, começou o processo da semelhança desta criança com o pai e a mãe. No dia do nascimento, do “dar à luz”, finalmente a criança mostrará a todos a sua semelhança com os pais.
         Pois, desde o momento quando fomos concebidos pela água e palavra no Batismo, quando a fé foi colocada em nosso coração, começou em nós este processo de “ser parecido com Cristo”. Por isto as palavras: “quando Cristo aparecer, ficaremos parecidos com ele”.
         O mundo que não conhece Deus, que não tem a Cristo, faz algo parecido com esta legalização do aborto dos anencéfalos, e todos os outros tipos de aborto. Eles não reconhecem a vida que existe no útero da mulher, e se acham no direito de exterminá-la.
         Algo semelhante contra os cristãos, que vivem numa gestação espiritual, na barriga da igreja. O mundo quer abortá-los, porque não aceitam a paternidade divina deles.
         Diante disto estão estas palavras de João: “É por isso que o mundo não nos conhece, pois não conheceu a Deus”.
         E o que seria o aborto de um cristão?      
         É aquilo que está no verso 7 e 8: “Meus filhinhos, não deixem que  ninguém os engane. Aquele que faz o que é correto é correto, assim como Cristo é correto. Quem continua pecando pertence ao Diabo”.
         “Continuar pecando” aqui é não ter a fé em Cristo que perdoa os pecados. O cristão, mesmo pecando, ele tem o perdão ao se arrepender  e crer no amor de Deus.
         Mas, aqui existe um perigo: de pecar e continuar pecando, e não se arrepender e crer no perdão. Este regreesso espiritual, se permanecer, terá como consequência o aborto da vida com Cristo.
         É preciso entender isto: precisamos permanecer ligados a Cristo através do cordão umbilical da fé. Através deste cordão umbilical, recebemos todos os nutrientes espirituais necessários para uma gestação sadia e tranquila.       
         Por isto o alerta: “Não deixem que ninguém os engane”.
         Com respeito ao aborto em si, esta prática comum na sociedade humana. Segundo estatísticas, no mundo acontecem em todo de 50 milhões de abortos todo o ano. No Brasil são em torno de 1 milhão, legais e ilegais. E cada vez mais se tenta legalizar este tipo de assassinato, como agora o caso com as crianças sem cérebro. E eles encontram várias justificativas a favor deste tipo de crime, sendo a principal delas de que a mãe/mulher é dona de seu corpo e tem o direito de escolher o aborto ou não.
         Pois este é o maior de todos os enganos – e por isto as palavras “não deixem ninguém os enganar”. Esta ideia de que nós somos os donos de nosso corpo, de nossa vida, de nossos atos, e ninguém tem nada a ver com isto, isto é a maior mentira da humanidade.
         Esta é uma visão das pessoas do mundo, os filhos do Diabo, filhos sem o Pai Celestial. Eles pensam que podem tudo, mas não podem nada.
         Nós cristãos obedecemos ao nosso Pai. E obedecemos por um fato bem simples. Por aquilo que está no primeiro versículo: Vejam como é grande o amor do Pai por nós!
         Outro engano que sempre nos tenta é de não acreditarmos que somos filhos legítimos de Deus, de não crermos que temos uma aparência semelhante a Cristo.
         Este tipo de ignorância, de falta de entendimento, leva um cristão a se achar parecido com as pessoas do mundo.
         Este foi o problema dos discípulos, conforme a leitura do Evangelho, quando nem mais lembravam da aparência de Jesus, e o confundiram com um fantasma. Eles esqueceram quem eram porque esqueceram quem era Jesus. Tipo aquela história que todos vocês conhecem, do ovo de águia que foi colocado no ninho de galinha. A águia depois cresceu no meio das galinhas, e achou que era uma galinha. E por isto ficou ciscando, correndo no chão, sem abrir as asas e voar.
         Precisamos sempre olhar para o Jesus ressuscitado, para saber quem somos e não ser nem viver como as pessoas do mundo são e vivem.
         Neste sentido, o texto é bem preciso: “A diferença clara que existe entre os filhos de Deus e os filhos do Diabo é esta: quem não faz o que é correto ou não ama o seu irmão não é filho de Deus”.
         Viver como filho de Deus é ser correto e amar o próximo, porque Deus é correto e ama os seus filhos.
         Estimados irmãos, como disse no começo, todos nos preocupamos com a nossa aparência física. Mas, devemos ainda mais nos preocupar com a nossa aparência espiritual. Esta aparência vai dizer e provar que somos filhos de Deus. E se o mundo não reconhece em nós que somos filhos de Deus, isto também é outro prova quem somos e com quem somos parecidos.
         E o mais interessante no meio deste cuidado com a nossa aparência espiritual, está a promessa do Salmo deste culto:
         “Lembrem que o Senhor Deus trata com cuidado especial aqueles que são fiéis a ele; o Senhor me ouve quando eu o chamo” (Salmo 4.3).
         Amém.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Artigo Anencéfalos e especiais

Anencéfalos e especiais

Extermínio. Esta é a palavra do ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal para qualificar a decisão que legaliza o aborto de crianças sem cérebro: “No caso de extermínio do anencéfalo encena-se a atuação avassaladora do ser poderoso superior que infringe a pena de morte a um incapaz”. Para ele, o feto portador de anencefalia tem vida, diferentemente dos seus colegas que afirmam que a gravidez de anencéfalo não pode ser taxada de aborto: "O crime de aborto pressupõe gravidez em curso e que o feto esteja vivo”. Quem está com a verdade? 

A justificativa para o aborto de anencéfalos é o sofrimento da gestante. Mas, e os pais que sofrem a vida toda cuidando de filhos deficientes – filhos especiais? A dor que suportam não é com amor, satisfação, dedicação? E a criança sem cérebro não é ainda mais especial? Se viver 10 minutos fora do ventre, não é a oportunidade para manter os cuidados e depois fazer um sepultamento digno? Aliás, o que é feito com o corpo da criança anencéfala?

“Quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido”, diz Davi sobre esta ecografia divina. E complementa: “Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia” (Salmo 139). Se os dias de vida são um presente do Criador, e foram escritos no seu livro, ninguém tem o direito de abreviá-los. Por isto, antes do STF tem o mandamento “não matarás”. Também tem o que disse Pedro: “Devemos obedecer a Deus e não às pessoas” (Atos 5.29).

O rei Davi confessou que ele era pecador desde o dia em que tinha sido concebido. Neste mesmo Salmo 51 ele implora: “Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte”. Esta é a petição de milhares de crianças que são mortas diariamente antes mesmo de serem dadas à luz. Foi para elas, com ou sem cérebro, que Jesus disse: “Deixem que as crianças venham a mim”.


Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
19 de abril de 2012