Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Semanal 121 - 26 de Julho a 1º de Agosto de 2007

Cultos - 9º Domingo após Pentecostes
Tema: A melhor escolha
Textos bíblicos: Sl 27; Gn 18.1-14; Cl 1.21-29; Lc 10.38-42.
Hinos (Hinário Luterano): 440, 243, 244, 245, 247.
Mensagem: Nossa vida é cheia de escolhas, e precisamos escolher o melhor. Esta é também a mensagem de todas as propagandas que ouvimos. Sempre que tivermos que escolher entre o que o mundo oferece e o que Jesus oferece, a melhor escolha será ouvir Jesus. Afinal, foi ele quem nos escolheu primeiro. (Pastor Figur)
Lembretes
CORAL – O nosso Coral São Paulo reinicia seus ensaios na próxima terça-feira, dia 31 de julho. É também uma oportunidade para o ingresso de novos cantores.
JUVENTUDE MIRIM – A Juventude Mirim retoma suas atividades no dia 4 de agosto, sábado, 14h30. E no dia 11 de Agosto este departamento terá seu encontro esportivo em Estância Velha.
SETE ANOS NO MUNDO NOVO – O ponto de pregação do Mundo Novo, na Escola Machado de Assis, festeja 7 anos no dia 29 de julho. Antes do culto, 9h, haverá uma confraternização com café matinal. Todos são convidados a trazer os “comes” de casa.
MENSAGEIRO LUTERANO – O Mensageiro Luterano agora é vendido também avulso pelo valor de 4 reais – além da assinatura que é entregue no endereço.
CONFIRMANDOS – No próximo 3 de agosto começam as atividades da nova turma (1ª ano) da Instrução de Confirmandos. Aqueles que completam 12 anos no 2° semestre de 2007 ou no 1° semestre de 2008 estão habilitados a ingressar no 1° ano. As aulas acontecem sempre na sexta-feira, turma A às 8h, e turma B às 14h. As inscrições devem ser feitas na Secretaria da congregação.
ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA – Todos os membros votantes são convocados para a Assembléia Ordinária da Comunidade, no dia 5 de agosto, após o culto das 8h30 (não haverá o culto da 10h30 e nem no ponto de pregação Mundo Novo).
AÇÃO DE GRAÇAS – No último dia 17 de julho faleceu Almida Edith Rost aos 78 anos. O culto em memória: dia 26 de julho, 20h. A sra. Almida foi presidente das Servas e da Ação Social e era viúva de Arnildo Rost que foi presidente da congregação.
INSTALAÇÃO DE PASTOR – A Congregação São Miguel convida para a instalação e ordenação do seu segundo pastor, Rafael Wilske. Dia 5 de agosto, 18h.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Artigo - E a vida continua

O que falar numa hora destas? Que a vida continua? É o que se costuma dizer quando não se sabe o que dizer. Porque a morte também continua. E o coração enlutado não quer ouvir coisas sem sentido. Aliás, qual o sentido da vida? Ou da morte? Antes de buscar respostas para isto, é preciso encontrar uma saída para a dor. No luto o que ajuda é a solidariedade, ter um ombro amigo. Mas, ajuda até ali. Porque chega o momento da solidão já que a vida continua – para os outros. Sem outra saída, o único jeito é o lamento diante daquele que nunca se afasta. Por isto a oração: Ó Senhor, meu Deus e Salvador, escuta o meu grito pedindo socorro. Estou abandonado no meio dos mortos (Salmo 88).
O cunhado da minha esposa e o filho dele são pilotos da TAM, e foi uma eternidade até o momento de saber que eles não estavam no trágico vôo. Tempos atrás ele me dizia que em acidentes da aviação é fundamental encontrar as reais causas para evitar o próximo desastre. Pois, se a maior tragédia da história humana é a própria morte, a grande pergunta sempre será: - Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu poder de ferir? Com os registros da caixa preta – ou do livro preto – a resposta é conclusiva: - O que dá a morte o poder de ferir é o pecado (1 Coríntios 15.56).
Por não existir nenhum santo na face da terra, a morte vem naturalmente para todos. O salário do pecado é a morte (Romanos 6.23) para novos e velhos, por acidentes, enfermidades, violência. Mas quando ela aparece assim, numa bola de fogo, arrancando de uma só vez dezenas de vidas e sonhos, se intrometendo no meio da agitação das cidades, das oportunidades, das tarefas, do lazer, para gente ilustre ou desconhecida, causando perplexidade num país inteiro, então esta inimiga implacável consegue mostrar seu supremo domínio - que na maior parte do tempo passa desapercebido. E aí surge a grande lição: a morte tem poder.
É por isto que o salmista rogou: Ó Deus, faze com que saibamos como são poucos os dias da nossa vida para que tenhamos um coração sábio (Salmo 90.12). E coração sábio bate no peito daquele que, mesmo com medo de avião, pode dizer: Senhor, tu tens sido o nosso refúgio. Tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro. Tu pões as nossas maldades diante de ti e, com a tua luz, examinas os nossos pecados secretos. Alimenta-nos de manhã com o teu amor, até ficarmos satisfeitos, para que cantemos e nos alegremos a vida inteira (Salmo 90.1,2,8,14).
Sim, a vida inteira porque ela continua. Quem garante é aquele que, antes de arremeter às nuvens, disse: Não fiquem aflitos. Creiam em Deus e creiam também em mim. Na casa do meu Pai há muitos cômodos, e eu vou preparar um lugar para vocês (João 14.1,2). No final desta viagem Deus enxugará dos olhos todas as lágrimas, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor (Apocalipse 21.4). E se aqui a vida também continua, é porque existe propósito. Por isto, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço neste trabalho sempre traz proveito (1 Coríntios 15.58).
Marcos Schmidt
Jornal NH – 26 de julho de 2007