Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Semanal 72 - 17 a 23 de Agosto de 2006

Cultos - 11° Domingo Após Pentecostes
TEMA: Trabalhem pela comida que não estraga...
Leituras: Sl 119.89-104; Êx 16.2-15; Ef 4.17-24; Jo 6.24-35.
Resumo da Mensagem: No culto do fim de semana passado, neste, e nos próximos três, a leitura do Evangelho é tirada do capítulo 6 de João - que trata do Pão da Vida. (confira os textos bíblicos no Calendário 2006, no quadrado da quinta-feira). Para aquela multidão que foi alimentada por Jesus com a multiplicação dos pães e peixes, o Salvador queria lhes oferecer algo mais importante. Por isto lhes diz: “Não trabalhem a fim de conseguir a comida que se estraga, mas a fim de conseguir a comida que dura para a vida eterna”. Uma história parecida com a daquele povo no deserto (Êxodo 16) que comeram do maná que caiu do céu e mesmo assim a maioria não reconheceu o amor de Deus. Na verdade, todos esquecemos o que diz o Salmo 119.89: “Ó Senhor Deus, a tua palavra dura para sempre”. Por isto precisamos sempre do conselho de Efésios 4.17: “Não vivam como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, e a mente deles está na escuridão”. (pastor Marcos)

Programação da Congregação

BATIZADO – No culto deste 20 de agosto, 8h30, é batizada MANUELA COMETARO FRANK. Ela nasceu em 9 de março de 2006, e é filha de Fabrício Artur Frank e Aline Comerato.
MUSICALIZAÇÃO E FLAUTA – No quadro mural nos fundos da igreja estão os nomes das crianças que ganharam aulas de musicalização ou flauta doce soprano, conforme prêmio da Escola Bíblica por participação.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Neste 15 de agosto começaram os encontros da nova turma para a profissão de fé. As aulas são nas Terças à noite, 20h, mas o dia e horário podem ser alterados. Interessados falem com o pastor Marcos e se inscrevam na Secretaria da congregação.
ASSEMBLÉIA – Neste 20/08, após o culto das 8h30 (10h), tem Assembléia da Comunidade São Paulo. (Neste dia não haverá culto das 10h30).
OFERTA DAS SERVAS - No culto dos 71 anos das Servas, 03/09, 8h30, as mulheres da congregação estão convidadas para uma oferta especial. O objetivo é a reforma externa da igreja.
FAMÍLIAS DA REDENTORA – Neste 20 de agosto, 15h, as famílias da Com. “Jesus Redentor” se encontram na igreja para confraternização e amizade.
MINI BIBLIOTECA: São mais de 30 títulos: Eu Creio, Coragem para Tempos Difíceis, Ser Pai, Ser Família, Como Superar a Depressão, Falando com Deus em Oração, entre outros. Tem fitas de vídeo e o CD Cantai Alegremente. Este acervo inicial pode beneficiar até 80 famílias a cada semana. O material, produzido pela CPTN – Cristo para Todas as Nações, foi adquirido com recursos resultantes da venda do Castelo Forte 2006. A proposta é que o material retorne após uma semana de uso. Bom proveito! (Mauri R. Schmidt – Agente de Literatura)
ASSINE O MENSAGEIRO LUTERANO. Revista mensal de nossa igreja. Sua assinatura custa R$ 35,00 por ano. Também uma boa opção para ser exposta na sala de recepção do seu trabalho. Pegue o cupom na saída.
Festival de Corais – O Seminário Concórdia convida a todos para o Festival de Corais que acontecerá neste 20 de agosto, 19h, no auditório de suas dependências em São Leopoldo.
PALESTRA – No dia 31 de agosto, 5ª feira, 20h, a palestra (em lugar do culto) será realizada pelo pastor e psicólogo Norberto Heine, de Porto Alegre. O tema será: “Como ser cristão e igreja na vida agitada da cidade grande”.

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Artigo - Suicídio pela Internet

O que está na cabeça de um jovem que comete suicídio pela Internet? A loucura deste porto-alegrense de 16 anos no último dia 26 de julho virou um problema sério nos países desenvolvidos. O mais assustador é que tudo é acompanhado por um grupo de pessoas de várias partes do mundo. No caso deste gaúcho, os participantes ofereceram dicas sobre a forma mais eficiente para executar o plano macabro, e acompanharam na tela do computador, em tempo real, o momento da morte.
Situação semelhante aconteceu no Japão em outubro de 2004. Nove jovens se conheceram pela Internet e marcaram encontro para um suicídio coletivo. Acenderam braseiros de carvão dentro de veículos fechados e se envenenaram com o monóxido de carbono. Este país é campeão no suicídio entre os jovens, pressionados numa sociedade extremamente competitiva.
As estatísticas apontam que atualmente o suicídio é a terceira principal causa de morte no mundo entre adolescentes de 15 a 19 anos, e que a sua freqüência triplicou nos últimos trinta anos. No Brasil, o Rio Grande do Sul é o estado onde o problema é mais grave. As principais razões, segundo os especialistas, são depressão, doenças psiquiátricas, disposição hereditária, conflitos familiares, dificuldades de relacionamento, uso de drogas ou álcool, além dos sintomas de exclusão social.
Um assunto que merece toda a atenção da família, sobretudo quando a maioria dos pais está desatenta ao que acontece com os filhos adolescentes. Que tipo de amizade eles têm? E estas pessoas virtuais com quem eles conversam demoradamente na frente do computador? Quem são eles? É deles que vêm os conselhos e a ajuda? Parece que este é o grande problema: os pais não conhecem mais os seus filhos. Quem os conhece são os outros.
A gente sabe que todo o adolescente necessita de atenção, muita atenção. E quando hoje ele encontra dificuldades neste propósito, cai ainda mais fundo nos conflitos e na depressão. Se pai e mãe não estão separados, estão divorciados dos filhos, ocupados no trabalho, nos programas com amigos, com a televisão, com os jornais e revistas. E os filhos, se estão dentro de casa, ficam enclausurados no quarto, batendo papo virtual, freqüentemente com gente perigosa. Por isto, quando o suicídio entre os jovens aumenta na mesma proporção da violência humana, fica evidente que o problema mesmo está na família. Não está na escola, na política ou em qualquer outro lugar. Está no lar que deixou de ser doce e virou amargo.
Longe de mim querer julgar estes pais de Porto Alegre que estão sofrendo muito, ou qualquer outra família em conflito. Se tudo está normal debaixo do meu teto, levanto os olhos aos céus e agradeço a Deus. E sem esquecer que a minha casa precisa de proteção “24 horas”. Afinal, as bombas inimigas também cruzam o céu do meu casamento, do meu lar, e nestas horas a única salvação é um bom abrigo. Um refúgio e socorro que não falta em tempos de aflição (Salmo 46.1). Porque se o Senhor Deus não edificar e restaurar a minha casa, não adianta nada trabalhar para construí-la e mantê-la (Salmo 127.1).
Diz a Bíblia que até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças" (Isaías 40.30,31). Parece que estamos esquecendo disto.
Marcos Schmidt - Jornal NH - 17/08/2006