Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Semanal – Ano 5, nº 232 – 10 à 16 de setembro de 2009

Cultos – 15º Domingo após Pentecostes
Tema: Dominando a língua!
Textos: Sl 116.1-9; Is 50.4-10; Tg 3.1-12; Mc 9.14-29.Hinário Luterano: 174, 311, 384, 396, 259.
Mensagem: Tiago usa algumas ilustrações para mostrar o poder e o perigo que a língua representa. Ela não pode trazer incoerência: bendizer a Deus e amaldiçoar as pessoas. De fato se quisermos seguir a Cristo, demonstrar religiosidade, prestemos atenção no uso das nossas palavras. O falar impuro traz brigas, desunião de grupos, famílias, Igrejas e Congregações. Por isso o nosso texto fala da importância e dos perigos da língua. Diz: "A língua é fogo" (Tiago 3.6a). (pastor Figur)
Aniversariantes – 10 a 16 de Setembro de 2009
10-Claudio Costa; Nikolas Oliveira; Roger Kleemann; 11-Neli Borba; Silita Werb; Andre Pinto; Erny Panitz; Vera Froelich; Liliane Soares; Mayara Arend; Leonardo Pinto; Lurdes Esspich; Manoela Kulmann; 12-Decio Bohn; Jean Zambon; 13-Lori Bauer; Marcia Silva; Vitoria Boes; Lurdes Kayser; Cristiane Correa; Andressa Soares; 14-Daiane Costa; Nilce Schirmer; Roberto Arnold; Leonardo Muller; 15-Dilane Roese; Sandro Petry; Tatiana Petry; Andre Schwartzhaupt; 16-Celia Holler; Paulo Zitzke; Adenira Beck; Delcia Adams; Rosane Jacoby; Miqueline Albrecht.
Lembretes
Escola Bíblia: a) O Congresso das Crianças da paróquia no dia 17/10 (sábado de tarde) em Sapiranga, junto com a Congregação São Mateus. Com ônibus que sairá do Ginásio. Confirmar presença no máximo uma semana antes. b) As dracmas na Escola Bíblica poderão ser trocadas por brindes no dia da Feirinha da Escola Bíblica, dias 1, 3 e 4 de outubro após os cultos. d) A próxima reunião de professores(as) de Escola Bíblica será dia 19/09, 17h30, na igreja.
Convite para instalação de pastor – O segundo pastor da Comunidade Da Paz de Campo Bom, André Francisco Kurg Kurtz, será instalado neste dia 13/09, 19h.
Retiro de Casais - "Reencontrar-se: o desafio do casal moderno!" - tema da palestra do pastor André Cardoso neste 13 de setembro em São Leopoldo.
Congresso da 3ª Idade – 19/09, na CEL Rei Jesus no Bairro Rondônia. Lema: “Na velhice, eles ainda produzem frutos; são sempre fortes e cheios de vida” Salmo 92.14. Palestra com o pastor Gerhard Grasel. Saída em frente ao Cesaspa as 7h30.
Adesivo para o carro – Adquira o adesivo com a identificação da igreja (1 real) para colocar no vidro traseiro do seu carro. Nos cultos ou na secretaria.

Artigo - A saliva de Deus

A confiança do consumidor brasileiro neste mês de agosto teve uma queda conforme resultado da pesquisa “Índice de Confiança do Consumidor”. É uma “acomodação” após período de confiança em alta, explicam os responsáveis pelo estudo. Enquanto isto, outra pesquisa no mesmo período registra igualmente uma queda de confiança no governo do presidente Lula. A explicação é devido à crise do Senado e ao embate entre a ex-secretária da Receita Federal e a ministra-chefe da Casa Civil.
Fico imaginando uma pesquisa sobre a confiança na religião. Nem penso nas outras religiões – penso na minha, mais diretamente em mim, eu que carrego o título de pastor. Penso também naqueles que são seguidores da minha denominação – gente que é a cara de uma igreja. Qual seria o grau de confiança das pessoas de fora? Bom, ruim, mais ou menos? Estaria em queda, em elevação?
Vi no Jornal Hoje desta terça-feira uma matéria dizendo que boa parte dos consumidores entra numa loja por causa da vitrine. Durante a entrevista com uma especialista sobre a importância da boa vitrine, pensei com os meus botões: Qual a vitrine de uma igreja? Acho que é um conjunto de coisas, mas todas dependendo de meios, de instrumentos. Algo parecido com a história daquele surdo-mudo curado por Jesus (Marcos 7.31-37), onde o evangelista destaca a boa impressão das pessoas que assistiram: “Tudo o que faz ele faz bem”.
Três detalhes neste texto bíblico interessam quando o assunto é confiança. Jesus tirou o homem do meio da multidão, narra o Evangelho. O atendimento foi individual, personalizado. Um serviço indispensável. Outro detalhe: Jesus pôs os dedos nos ouvidos dele. Tocou nele, relacionou-se de maneira íntima e carinhosa, indicando o problema e a solução. Terceiro: Jesus cuspiu e colocou um pouco de sua saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse: “Efatá” – que significa “abra-se”. Jesus poderia simplesmente curar o homem com o seu olhar. Isto lembra que o poder de Deus para desobstruir o que está lacrado sempre acontece por meios visíveis. Para abrir o céu Deus usou o próprio Filho, o Deus de carne e osso – a única “saliva” (João 14.6). Hoje Deus continua abrindo os corações pela saliva do Evangelho – pregadores e Palavra; pela saliva do Batismo – água e Palavra; pela saliva da Santa Ceia – pão, vinho e Palavra.
Na verdade, o índice de confiança do consumidor no assunto “igreja” é o resultado destes três quesitos: tratamento personalizado, o dedos de Jesus no problema e na solução, e a saliva de Deus que realiza o “efatá”. Sem esquecer que na vitrine sempre estarão aqueles que foram “curados”.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 10 de setembro de 2009