Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


Passeio do Grupo de Jovens

O SEMANAL DE 25 À 31 DE AGOSTO

                  11º Domingo após Pentecostes

Tema:   Os custos e a maneira para seguir Jesus! 

Leituras: Sl 26  Jr 15.15-21    Rm 12.9-21  Mt 16.21-28

Mensagem:  Na nova versão da Bíblia na Linguagem de Hoje, lemos “esteja pronto para morrer como eu vou morrer”, enquanto que na versão do Almeida, “tome a sua cruz”. “Tomar a cruz” no tempo de Jesus era o corredor da morte. Por isto a tradução funcional. É isto que Jesus está dizendo. Carregar a cruz é seguir em direção da crucificação, da morte. E este é o caminho, sem atalhos, para alguém entrar no céu: ele precisa morrer. Morrer o eu – a morte do velho homem. Para assim nascer o Cristo, o novo homem, uma nova vida, conforme descrita em Romanos 12.9-21.  (pastor Marcos)

                                         Lembretes

BATISMO ISADORA DIDIO GONÇALVES KLEIN, filha de Marcelo Juliano Klein e Franciele Didio Gonçalves. Nascida no dia 10/03/2011, batizada no dia 28/08/2011. Padrinhos: Josiane Fernanda B. Reinhart, Eder Elias Reinhart, Pâmela L. Lampert Saraiva de Lemos, Fabio Correa Blini, Jaqueline Telles de Jesus, Marcelo Dill.
DECA E PEM – Devido o feriado de 7 de setembro, os lideres do DECA e PEM se reúnem nesta próxima quarta-feira, em seus horários respectivos.
DUAS TURMAS – Nos sábados, 9h, e nas terças, 19h, duas turmas de instrução para os que desejam ser membro da IELB. Inscrições na Secretaria. São dez encontros com uma hora de duração. Ainda há tempo para ingressar.
PALESTRA – Na reunião da 3ª Idade, 1º de setembro, 5ª feira, 14h30, no Cesaspa, estará palestrando Felipe Kuhn Braun, historiador da imigração alemã no Brasil.
CONGRESSO DA 3ª IDADE – No dia 15/09, organizado pela São Paulo. Veja detalhes com a diretoria do departamento local.
ENCONTRO DA PRIMAVERA – No dia 10/09, 14h, as servas da região tem encontro, organizado pela São Paulo, no Cesaspa.
CASAIS – O encontro de casais foi transferido para o dia 24 de setembro. O local será no CTG Terra Nativa, Av. Sapiranga 1080, NH, com início às 19h. A palestra será do pastor Leopoldo Heimann, “Pastor e Membros, um trabalho de parceria na igreja”. O preço será de 50 reais para o casal.
CULTO GAÚCHO – Com a participação do pastor Vilson Scholz, no dia 17 de setembro, 20h.
MENSAGEIRO LUTERANO – Avulso a edição de agosto, por 5 reais a unidade. No quadro mural, pegue um exemplar e coloque na caixinha o dinheiro correspondente

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Artigo - Ansiedade e AVC

Cem mil brasileiros morrem todo ano por acidente vascular cerebral, doença que é responsável por 40% das aposentadorias precoces. A própria Organização Mundial da Saúde alerta que em cada seis pessoas no mundo, uma sofrerá de AVC. Neste Domingo, o técnico Ricardo Gomes foi uma de suas vítimas durante partida de futebol. O nervosismo e a ansiedade para ganhar o jogo, e por tabela, a hipertensão, podem ter cooperado. Aliás, a ansiedade, o mal do século 21, tem sido uma das principais causas de derrame cerebral. Dias atrás o Globo Repórter tratou do crescente quadro da ansiedade em crianças e jovens, e revelou que o maior problema são os pais, que, além de negligentes e com dificuldades matrimoniais, são demasiadamente ansiosos. A reportagem lembrou que é difícil encontrar um adolescente que não se preocupe com a escola, com a família e com a aparência, o problema é quando a preocupação é exagerada.
Mas, como lidar com os desafios quando a vida se transformou numa angustiante partida de futebol? Em tudo é preciso vencer. E os adversários são um time completo e implacável: metas, competitividade, desemprego, dívidas, conflitos familiares, violência, drogas, trânsito, doenças, rejeição, solidão... É um concorrido campeonato da sobrevivência num campo minado de adversários, onde alguns lutam para ficar em primeiro lugar e outros para fugir da zona do rebaixamento.
Será que a vida tem que ser assim, agitada, nervosa, estressante? Já disse Jesus que ninguém precisa ficar ansioso, pois as preocupações não irão encompridar a vida. No lugar disto, deve-se colocar em primeiro lugar o  Reino e a vontade de Deus, e todas as outras coisas serão acrescentadas (Mateus 6.25-34). Paulo sublinha esta promessa do Senhor com uma pergunta: Se Deus nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? (Romanos 8.32). Ninguém está livre de preocupações, nem de AVC e de outros males. Importante mesmo é saber viver, viver em todos os sentidos. 

Marcos Schmidt
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
1º de setembro de 2011