Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 450

O SEMANAL - DE 14 A 20 DE NOVEMBRO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
___________________________________________________________

26º Domingo após Pentecostes

Leituras:       Sl 98         Ml 4.1-6         2 Ts 3.6-13        Lc 21.5-28
Tema:          Trabalhemos na iminência da volta de Cristo

Mensagem: Nas primeiras décadas do cristianismo aconteceu um fenômeno interessante. Algumas pessoas cristãs deixaram de trabalhar com a desculpa de que Jesus voltaria logo. Enquanto isto não acontecia, além de dependerem de outros, se intrometiam na vida deles. É verdade que Jesus brevemente voltará. Mas o dia pertence ao tempo de Deus. Para Ele, como diz Pedro, mil anos são como um dia. Perguntaram certa vez para Martinho Lutero o que ele faria se soubesse que Cristo voltaria amanhã. Ele respondeu que plantaria uma macieira. Ou seja, ele continuaria trabalhando de sã consciência. Temos muito trabalho a fazer até a volta de Jesus: louvar e cantar, testemunhar a nossa fé em palavras e atitudes, ajudando o próximo de todas as maneiras. Só não vale ficar parado e fofocar. (pastor Edgar)

Programação da semana
19/11  – Terça
13h30
19h30
Assistência Social
Ensaio do Coral
20/11  – Quarta
14h30
19h
Servas Guarani - casa de Lorena Dieter
Ensaio de Natal com crianças
21/11  – Quinta
14h
20h
3ª Idade - Confraternização
Culto na "São Paulo"
22/11 –  Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Leigos  /  Pais dos Confirmandos
23/11 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo
24/11 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo”
Jovens

 


L e m b r e t e s


CHAMADO PASTORAL – O pastor Laerte Tardelli  Voss declinou do chamado. No dia 23/11, após o culto, próxima Assembleia para continuar o processo do chamado.
JESUS REDENTOR – Assembleia da congregação, dia 23/11, após o culto das 18h.
PASSEIO MIRIM – A Juventude Mirim da São Paulo promove passeio no dia 23 de novembro. Detalhes nos encontros semanais, sexta-feira, 19h40.
JOVENS – Retiro espiritual do distrito nestes dias 15,16 e 17 de novembro. Será em Gravataí, organizado pela diretoria distrital liderada pelo Tiago Oliveira.
PASSEIO DAS SERVAS – As Servas Centro fazem um passeio para Passo de Torres, no dia 27 de novembro, na casa de Nestor e Sereni Thoen.
RETIRO DE CASAIS – O grupo de casais, liderado por Herton e Helena Scheuermann, convida a todos os casais para o retiro espiritual nos dias 30/11 e 01/12, em Arroio do Sal, na sede da Apresul. As inscrições na Secretaria ou com os pastores, com custo total por casal de 220 reais. Palestra com o pastor Adilson Schünke.
NATAL – Os ensaios de Natal com as crianças são nas quarta-feira, 19h.
DECA  – Confraternização com almoço no dia 24/11, na sede de Nelson Blauth.
CONSELHO DIRETOR – A IELB reúne-se em Campinas, SP, no Conselho Diretor, representada pelos distritos, nestes dias 14 a 17 de novembro, para discutir e aprovar moções e projetos da igreja. Este encontro é anual.
ENCONTRO TEOLÓGICO – "Como ler e entender a Bíblia", professor Vilson Scholz. Datas: 30/10, 13/11 e 27/11 (4ª-feira, 20h as 22h, na igreja).
APOIO PSICOLÓGICO – Através do Ponto Psi, o Programa de Apoio Psicológico, numa sala ao lado dos gabinetes pastorais. Agendamentos na Secretaria.
MENSAGEIRO LUTERANO – Avulso, na saída da igreja. É só pegar e colocar 7 reais na caixinha. (conseguimos troco de um e dois reais)

Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto!

Artigo - Previsão do tempo

Previsão do tempo


    É preciso a esperteza de Noé para escapar das enxurradas. Ele poderia ter pensado: "Um dilúvio? Que bobagem!" Conhecemos o final da história, está lá na Bíblia para crer ou não. Sobre os dilúvios atuais, disto ninguém duvida. E a origem é a mesma: a maldade humana (Gênesis 6.12).  Todas as tormentas têm nome: perversidade, minha, tua, de todos. Ela traz violência contra o próximo e contra a natureza, entulhos do consumismo que entopem os rios, ganância que desvia o dinheiro para os bueiros da corrupção, insensatez que não enxerga que todos estão no mesmo barco.

    Precisamos com urgência da sabedoria de Noé. Não só pela capacidade de prever e precaver-se dos temporais, mas por aquilo que testemunha o Novo Testamento: "Foi pela fé que Noé ouviu os avisos de Deus sobre as coisas que iam acontecer e que não podiam ser vistas. Noé obedeceu a Deus e construiu uma barca em que ele e a sua família foram salvos" (Hebreus 11.7). O próprio Jesus usa o mau exemplo da imprevidência com as intempéries para tratar do assunto Juízo Final: "Como foi no tempo de Noé, assim também será nos dias de antes da vinda do Filho do Homem" (Lucas 17.26). 

    É um contrassenso, mas a capacidade tecnológica nunca despertará o ser humano para tudo o que vem acontecendo, no clima terreno e espiritual. Nem evitará tufões, enxurradas, granizos, secas, terremotos e todas as adversidades da natureza. Se são avisos meteorológicos que vivemos num lugar imprevisível, precisamos nos preparar. E o barco de Noé é o jeito, ou seja, usar a ciência e a inteligência que o Criador nos deu para o bem e não para o mal. Mas não basta, porque cedo ou tarde, todos estaremos no meio do pior temporal. Por isto a recomendação de Jesus: "Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha" (Mateus 7.24,25).


pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS

14 de novembro de 2013