Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Semanal 151 - 21 a 27 de Fevereiro de 2008

Cultos - 3º Domingo na Quaresma
Tema: Quem está na Luz é valiosa propriedade de Deus.
Textos Bíblicos: Sl 142; Is 42.14-21; Ef 5.8-14; Jo 9 13-17,34-39.
Hinos (Hinário Luterano): 81, 92, 384, 396, 239.
Mensagem: A Carta aos Efésios 5.8ss, uma das leituras bíblicas para este 3º Domingo na Quaresma diz que deveríamos nos considerar e tratar de modo diferente, porque nosso valor foi descoberto. “Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão”. Nosso pecado atrapalhou nossas vidas. Perdemos a capacidade de fazer coisas para as quais Deus nos criou. Tornamo-nos inúteis. “MAS, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz... pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.” Agora, somos valiosa propriedade do Senhor, útil para o serviço, porque ele nos colocou na luz. (pastor Figur)
Lembretes
VISITA PASTORAL – Quem deseja a visita de um dos pastores da congregação, pode fazer contato com a secretaria da congregação e deixar seu nome e telefone.
PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA – A reunião dos professores será dia 08/03 às 18h. Todos os professores devem participar.
CEMITÉRIO – O pagamento do cemitério é realizado na secretaria da congregação. Após três anos em atraso paga-se multa.
ENVELOPES DE OFERTAS – Estão à disposição nos fundos da igreja os envelopes de 2008 para aqueles que ofertaram nos últimos dois anos (2006 e 2007). Aqueles que não têm envelope confeccionado, aos associados do Cemitdevem passar na Secretaria. No período de janeiro e fevereiro não tem expediente aos sábados.
CONFIRMANDOS – No dia 7 de março reiniciam as aulas do 1º e 2º anos da Instrução de Confirmandos. A nova turma começa no dia 1º agosto (para aqueles que completam 11 anos neste 2008). A Confirmação será em 6 de julho de 2008.
JUVENTUDE MIRIM – As atividades da Juventude Mirim iniciam dia 8. Os que participam da Instrução de Confirmandos estão na idade apropriada para este grupo.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Em março, iniciará uma nova turma de Instrução de Adultos. Estes encontros são destinados para aqueles que querem ser membros da igreja ou que desejam conhecer melhor a nossa doutrina.
CORAL – O coral iniciará suas atividades no dia 26 de fevereiro. Novos cantores também são bem-vindos.
SEMINÁRIO CONCÓRDIA – O culto de abertura do ano letivo no Seminário Concórdia será dia 25 de fevereiro, 19h. O pregador será o diretor Gerson Linden. E o Dr. Rudi Zimmer, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, é o convidado da Aula Magna do Seminário Concórdia. O encontro acontecerá no dia 13 de março, às 19h, no campus de São Leopoldo. O tema do encontro será “O Ano da Bíblia”.
BATISMO – Pedro Delgado Esspich, filho de Felipe Esspich e Josselaine S. Delgado, nascido no dia 01/09/2007, será batizado dia 24, no ponto de pregação Mundo Novo.

Artigo - Padrão de beleza

Existe uma louca corrida na procura pela beleza física. Nesta corrida, muitas pessoas acabam se sentindo como retardatárias e, dentro deste sentimento, podem buscar soluções exageradas. Devemos, sim, cuidar do corpo e da saúde. Mas é preciso ter cautela para que os padrões de beleza impostos pela sociedade não machuquem as pessoas e a nós mesmos.
Numa das cenas mais indignantes, presenciada por mim, um pai tenta esconder a “imperfeição” da própria filha. A pequena e linda menina, com cerca de três anos, tinha uma cicatriz bem acentuada no lábio superior. Penso que era lábio leporino. O pai estava fotografando-a e disse: “Coloque a mãozinha na frente da boca, como você sempre faz.” Pediu à filha que escondesse a cicatriz! Eu não sabia se chorava por aquela criança, se xingava o pai ou se saía correndo tentando esquecer a cena. Acabei me calando e carreguei um sentimento de impotência frente àquela situação. Fiquei me perguntando: “O que acontecerá quando esta criança perceber que suas fotos sempre foram tiradas com a mão cobrindo seus lábios? Quando enxergar sua cicatriz no espelho, se achará bonita?”
Qual é o padrão de beleza para você? Cada um tem uma visão de beleza e não há nada de ruim nisto. O problema é quando o nosso padrão afeta ou até ofende outras pessoas. A Bíblia nos diz: “Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco. Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor.” (1Coríntios 1.27-28)
Então, o que é beleza para Deus? Apenas aquilo que nós achamos feio? Não. A Bíblia explica: “Isso quer dizer que ninguém pode ficar orgulhoso, pois sabe que está sendo visto por Deus. Porém Deus uniu vocês com Cristo Jesus e fez com que Cristo seja a nossa sabedoria. E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos. Portanto, como as Escrituras Sagradas dizem: Quem quiser se orgulhar, que se orgulhe daquilo que o Senhor faz.” (1Coríntios 1.29-31)
Deus frustra o nosso orgulho e a nossa maneira de escolher pessoas, nos mostrando que a verdadeira beleza, força, importância das pessoas está naquilo que Ele colocou em nossos corações e não no nosso padrão de beleza. Posso orgulhar-me diante de pessoas, mas diante de Deus eu não consigo. Somos belos diante de Deus porque somos seus filhos e o sangue de Cristo nos dá a beleza que nos leva à salvação. O que Deus quer que saibamos é que a verdadeira beleza está naquilo que ele fez e faz. Posso não me sentir dentro dos padrões do mundo, mas por meio de Cristo estou nos padrões de Deus. Ele nos torna pessoas verdadeiramente belas, pois ele mesmo nos criou e salvou.
Por isso, espero que aquela pequena menina saiba o quanto ela é linda.
Ezequiel Blum
Jornal NH de 21 de Fevereiro de 2008

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Artigo - Quaresma (Pausa para um check-up)

Check-ups periódicos da saúde corporal são altamente recomendáveis. A Quaresma, por sua vez, convida para um check-up espiritual, proposto por Jesus no seu Sermão do Monte, em quatro itens básicos da vida santificada (conforme Mateus 6:1-21), num contexto em que pessoas se julgavam agradáveis a Deus simplesmente por praticarem ritos e prescrições eclesiásticas e, por isso mesmo, rejeitavam a Jesus.
As melhores ações humanas “são como trapo da imundícia” (Isaías 64:6). Mesmo externamente boas, podem esconder uma motivação distorcida. Não há mérito sem Cristo. Esta é a chocante realidade que o Check-Up proposto revela:
1. No dar – “quando deres esmola, não toques trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas... para serem glorificados pelos homens” (v.2). Se alguém ajuda para ser elogiado ou para alcançar mérito diante de Deus, “já recebeu a recompensa”, sentencia Jesus.. Querem ser vistos? São vistos, e só! Dar não é para desencargo de consciência ou livrar da importunação. Dar é um ato de culto amoroso a Deus nos irmãos necessitados.
2. Na oração – “quando orardes, não sereis como os hipócritas... para serem vistos dos homens” (v. 5). Oração é um dialogo permanente com Deus. Não é espetáculo de repetições e gritarias para glória pessoal. O Pai-nosso, que Jesus ensina (vs. 9 a 13), sugere uma postura humilde, de total dependência de Deus: “Seja feita a tua vontade”. É estranho e incoerente o espetáculo de oração em que pessoas se exibem e fazem “sucesso” com o nome de Deus. Deus não precisa ouvi-los. Sua recompensa é serem ouvidos pelos homens.
3. No Jejum – “quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram o rosto com o fim de parecer que jejuam” (v 16). Jejuar é excelente exercício de auto-domínio. Um bocado apetitoso é tentador. Precisamos reaprender a dizer não; a reconsiderar a idéia de fazer tudo o que desejamos (hedonismo), desde que com alguma precaução (ex.: camisinha, não dirigir bêbado etc.). Fartos e gordos de prazer, marchamos para a ruína! Jejum proveitoso é negar-se, ou “não comer para dar de comer”. Porém, não será para alcançar a graça divina, pois se alguém jejua ou se flagela para “aparecer”, sua grande recompensa será ser visto sangrando ou com grandes olheiras!
4. O apego do coração – “Não acumuleis tesouros sobre a terra... mas ajuntai tesouros no céu... porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (vs. 19-21). O materialismo e a ganância não depositam na poupança celestial. E não têm seguro aqui. Provam-no as delegacias e os cemitérios. Infelizmente há igrejas cuja pregação está centrada no dinheiro. Os tesouros eternos estão em Jesus Cristo. São revelados e ofertados em sua Palavra e sacramentos.
Então, tudo OK com o seu check-up?
Na verdade, somente Jesus pode tirar nota 10. Ele não deu apenas esmola; deu-se a si mesmo como oferta pelo pecado. Ele amanhecia orando a sós, por causa da comunhão com o Pai e por amor aos seus. Ele jejuou 33 anos do conforto celestial, para proporcioná-lo a todos, eternamente. Mas Ele não é apenas exemplo de check-up nota 10. Ele é nosso substituo no check-up para o céu. E quem vê nEle a sua perfeição, também já aqui pode dar com autêntico amor, orar com humildade, jejuar com compaixão e investir na eternidade.
Renato Leonardo Regauer
Jornal NH de 13 de Fevereiro de 2008