Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Semanal 116 - 21 a 27 de Junho de 2007

Cultos - 4° Domingo após Pentecostes
Tema: O perdão de Deus nos faz novas criaturas.
Textos Bíblicos: Sl 32; 2Sm 11.26-12.15; Gl 2.11-21; Lc 7.36-50.
Hinário Luterano: 155, 205, 371, 276, 395.
Mensagem: As conseqüências dos pecados de uma pessoa são removidas pelo perdão (Epístola). Uma criança morta por um motorista embriagado não voltará a viver porque o assassino se arrepende. Temos de viver com as conseqüências de nossas ações, mas podemos fazê-lo como povo perdoado por Deus. Com a história de Davi e Bate-Seba foi assim (Antigo Testamento). Mesmo com o constrangimento colocado sobre nós, seja por causa de nossas ações ou de nossos irmãos, sempre podemos recomeçar, com nova vida, na certeza do perdão que Deus nos assegura: "Os seus pecados estão perdoados, vá em paz" (Evangelho). (pastor Figur)
Lembretes
UMA VISÃO HUMORADA DOS PROBLEMAS – A reunião de Leigos com Famílias de 22 de junho foi transferida para a outra sexta-feira, dia 29 de junho, 20h, no Cesaspa. O motivo é devido o Encontro de Casais do dia 23/06 - para não duplicar esforços. O palestrante é o pastor Flávio Hörlle da Comunidade Cristo de Porto Alegre, sob o tema: Viver vencendo as dificuldades – uma visão bem humorada dos problemas. Após será serviço uns comes e bebes. Traga um amigo/amiga visitante.
PALESTRA DO DEM – Esta seria realizada no dia 28 de junho, como sempre acontece no lugar do culto. Não haverá tal palestra e sim o próprio culto desta quinta-feira. Todos são convidados para o encontro das famílias no dia seguinte, dia 29, 20h, no Cesaspa.
3ª IDADE e CORAL : No dia 30/06, Sábado, 14h30, o grupo da 3ª Idade se reúne no Cesaspa quando haverá a participação do Coral da Prefeitura.
MENSAGEIRO LUTERANO – Nesta edição de junho do Mensageiro Luterano tem matéria especial sobre o testemunho de Neida Alves. Compre avulso ou faça assinatura.
BLOG – No blog – celspnh.blogspot.com – os artigos do pastor Marcos e o Semanal.
CASAMENTO – Noivo Carlos Gustavo Fischer, filho de Nestor e Lia, e noiva Rosie Helena Sander, filha de Darci e Maria Helena, no dia 23/06/2007, 20h30, no local da recepção festiva, oficiado pelo pastor Mario Lehenbauer.
FALECIMENTO: Josefina Elisabeta Schuch em 7 de junho de 2007 aos 83 anos. Nascida em 20 de julho de 1924, deixa enlutados 4 filhos, 2 filhas, 2 genros, 4 noras, 2 irmãos, 2 irmãs, 18 netos, 12 bisnetos e 2 tataranetos.
TEOLOGIA – No dia 30 de junho, 18h, no auditório do Centro Educacional Concórdia em São Leopoldo, 34 teologandos recebem o grau de Especialização em Teologia ao Ministério Pastoral. Quem faz o convite é o formando Rafael Wilske que fez o pré estágio em nossa congregação. (convite no quadro mural).
103 ANOS – Neste 24 de junho, 18h, será celebrado o Culto dos 103 anos da IELB, na CEL São Marcos de Alvorada. O convite é para todos.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Artigo - Furos e remendos

Renan Calheiros achou que a sua mulher nunca descobriria e agora o Brasil todo sabe. Mentiu em casa e os indícios mostram que engana uma nação inteira, pois a cada remendo que faz outro furo aparece. Se Calheiros tivesse dado atenção às palavras: Seja fiel à sua mulher e dê seu amor somente a ela. Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem (Provérbios 5.15,16). Mas a atenção deu espaço à tentação: Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento (Provérbios 5.3,4). Naquele constrangedor ou dissimulado discurso no Senado pediu desculpas à mulher pelo romance com Mônica - que classificou de "pecado" -, e afirmou que os repasses feitos à jornalista foram de recursos próprios, e que o lobista seria apenas um amigo que serviu como intermediário. Mas as investigações dos jornalistas revelaram que os bois do senador são de presépio. Calheiros apresentou notas e guias falsas para justificar sua renda. Agora o homem alega que teria sido envolvido em um esquema de empresas de fachada montado por um grande frigorífico de Alagoas. E assim a coisa vai, de mentiras em cima de mentiras.
Os homens maus e sem valor vivem dizendo mentiras. Piscam e fazem gestos para enganar os outros. As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal, e eles espalham confusão por toda a parte (Provérbios 6.12-14). Espalham confusão na política, na economia, na sociedade, na família, na religião. É por isto mesmo que entre as sete coisas que Deus mais detesta estão a língua mentirosa e a testemunha falsa que mente (Provérbios 6.16-19). Quanta desgraça em nosso país por causa destas pessoas que perderam a vergonha. Simulam, roubam, traem a mulher e os eleitores, tiram do povo trabalhador para engordar suas contas bancárias. É muito nojento!
No entanto, quando o assunto é mentira e corrupção, não bastam reforma política, CPIs, cadeia, nova eleição etc. Isto porque todas as mentiras vêm de um lugar só: do coração (Marcos 7.21). Ninguém aprende a mentir com os outros. É coisa de cada um. Se dissermos que não mentimos e não pecamos, diz a Bíblia, enganamos a nós mesmos, e não há verdade em nós (1 João 1.8). E assim, nos enredamos igual ao senador, e conseqüentemente virão os furos e os remendos. Só resta então um caminho: Se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda a maldade (1 João 1.9).
Por isto, melhor é jogar fora a roupa velha e furada e vestir-se com uma nova e sem remendos. Ou como diz a Bíblia: Não mintam uns aos outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes e se vestiram com uma nova natureza (Colossenses 3.9,10).
Marcos Schmidt
Jornal NH - 21 de junho de 2007