Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 8 de dezembro de 2006

Semanal 88 - 7 a 13 de Dezembro de 2006

Cultos - Segundo Domingo no Advento
Tema: Deus preparou o caminho da salvação para nós
Textos bíblicos: Sl 126; Ml 3.1- 4; Fp 1.3-11; Lc 3.1- 6.
Hinário Luterano: 14, 550, 549, 47, 11, 553, 15, 6.
Mensagem: Época de Natal é tempo de correria. Muitos são os preparativos: enfeites, presentes, roupa nova, limpeza geral da casa... O período de Advento que estamos vivendo também é uma época de se preparar para a chegada do Natal, mas é um tipo diferente de preparação. Os cristãos aguardam, com ansiedade, a comemoração da chegada do Menino de Jesus, pois ele faz parte dos preparativos do próprio Deus para a nossa salvação, ou melhor, este Menino que é a nossa salvação. Hoje, somos preparados por Deus para Jesus chegar aos nossos corações, somos fortalecidos pela sua Palavra e, arrependidos dos nossos pecados, aguardamos não apenas a comemoração do Natal, mas a grande comemoração final da vida eterna no Céu. (pastor Ezequiel)
Programação da Congregação
AÇÃO DE GRAÇAS – No último 28 de novembro faleceu JOAQUIM MARQUES PEREIRA, aos 71 anos. Há 14 anos sofria de um derrame cerebral e recebia atendimento pastoral em casa. Deixa enlutados a viúva Ilária, 5 filhos, 1 irmão, 8 netos e 1 bisneto, demais parentes e amigos. O culto de ação de graças será neste 9 de dezembro, 20h.
ASSEMBLÉIA COM ELEIÇÕES – No próximo dia 10 de dezembro, após o culto das 8h30, realiza-se Assembléia Geral, com eleições de presidente, tesoureiro, vice-secretário da congregação, e pastor coordenador na gestão. Além dos relatórios das atividades pastorais e da diretoria e assuntos gerais.
PLANEJAMENTO 2007 – Todos os membros, especialmente a liderança, estão convidados para a reunião de planejamento das atividades de 2007, no dia 13 de dezembro, às 20h, na igreja. Além da agenda, são objetivos e avaliações para um novo ano de trabalho.
PROGRAMAS DE NATAL – Os programas de Natal serão realizados nas seguintes datas: Na Comunidade São Paulo, dia 22/12, 20h30, no Centro de Cultura. Na Comunidade Jesus Redentor, dia 23/12, 20h30, possivelmente na escola em frente à igreja. E no Mundo Novo, dia 17/12, 20h30, na escola Machado de Assis.
CULTOS DE NATAL – Na Comunidade São Paulo serão três oportunidades de cultos especiais de Natal: 21/12 (quinta-feira - 20h), 23/12 (sábado – 20h) e 24/12 (Domingo – apenas um, às 9h). No dia 25/12 (segunda-feira, 9h) será realizado um Culto do Dia de Natal, diferente destes três anteriores. OBS: Nos bairros não serão realizados cultos. Todos os cultos são com Santa Ceia.
CULTOS DE FIM DE ANO - Na Comunidade São Paulo também serão três oportunidades de cultos especiais de Fim de Ano: 28/12 (quinta-feira - 20h), 30/12 (sábado – 20h) e 24/12 (Domingo – apenas um às 9h). No bairro Redentora o culto será no dia 31/12, 19h. Todos os cultos são com Santa Ceia.
LEIGOS – No dia 17/12 os leigos com suas famílias farão um passeio para Canela, na casa do pastor Rodolfo, onde será o encerramento de 2006.
REFORMAS – Enquanto os banheiros estão em reforma, está à disposição o banheiro dos gabinetes pastorais. Também a igreja está recebendo uma nova pintura, um portão eletrônico foi instalado, a calçada da igreja está sendo revitalizada, tudo através de duas ofertas. Você também pode ofertar com destino direto para algum projeto na igreja.
MUDANÇA DE TELEFONE – Por questão de economia, os telefones da igreja mudaram, permanecendo apenas os últimos 4 números. Agora é assim: Secretaria (igreja): 3066- 6434, Cesaspa: 3066- 6878.
MESAGEIRO LUTERANO E CASTELO FORTE – Faça a assinatura da revista da nossa igreja e adquira o livro de devoções Castelo Forte 2007. Passe na Livraria Pesquisa, Rua Bento Gonçalves, 3570 – bairro Guarani, fone 3593-4443.

Artigo - A bebida do Natal

O Papai Noel nasceu de uma relação amorosa da Coca-cola com o Comércio. O menino já chegou velhinho, parecido com o Santa Claus, e está completando setenta e cinco anos. Tudo seria uma divertida tradição de Natal se não fosse a seriedade com o legítimo filho da festa. Aliás, por falar em legitimidade, o que acaba com a sede é a água. A gente esquece disto e toma refrigerante. E se a coca-cola é o mais consumido no mundo e mata a sede de tanta gente, os médicos alertam: não é a sede que está morrendo. Por isto eles recomendam: bebam água, muita água para ter saúde, e não refrigerante. Que engraçado! A gente paga caro e engole tanta coisa estranha enquanto deixa de lado o líquido precioso e barato.
Água ou refrigerante? O Filho de Deus ou o Papai-Noel? Se as coisas não fossem trocadas, tudo bem. Não é o fim do mundo abrir uma coca ou vestir-se com as roupas do bom velhinho e distribuir presentes! O problema é quando se esquece do essencial, daquilo que importa, da água da vida (João 4.14). Pois é, tem tanta coisa que a gente nem se toca. Só com o tempo para descobrir o quanto se perdeu. Um câncer, rins que não funcionam, saúde no lixo junto com as garrafas. Só desta forma para enxergar a besteira que se fez durante a vida. Mas é assim mesmo. É difícil resistir. Se fosse fácil, os mercados nem fariam estoques, e as crianças implorariam: “pai, tô com sede, compra uma água”. Incrível, a gente sabe que Natal não é o pai dos duendes, nem comércio, comida e bebida. Mas não se consegue resistir e lá vai refrigerante.
Por isto então o Advento, este tempo radical de advertência contra as bebidas doces e gástricas do Natal. Por isto a figura de João Batista, um tonel d’água no caminho daqueles que esqueceram ou nunca ficaram sabendo o que é saudável. Ele até pode ser inoportuno, chato, insistente. Mas quando grita na frente da geladeira: “não bebam refrigerante, tomam água”, grita para salvar. Se não está vestido com roupas vermelhas e perfumadas, mas com couro de camelo, se come gafanhotos no lugar de panetone, e berra no calor do deserto em vez de simpaticamente sorrir oh,oh,oh na ilusão da neve, o profeta faz isto para chamar a atenção da mensagem, e não para ser o rei da cocada. “Eu não mereço a honra de carregar as sandálias dele”, confessa João. Assim ele prepara o caminho para o Senhor passar (Mateus 3.2).
Infelizmente este barbudo esquisito que sempre aparece antes do Natal, é logo barrado pelos seguranças nos shoppings, nos supermercados, nos centros comerciais, e até por alguns recepcionistas nas igrejas. É que ele grita muito alto mandando todo mundo mudar de atitudes, e estraga o espírito do Natal. Por isto querem a cabeça dele, de preferência numa bandeja. Mas não adianta, outras cabeças e gritos irão surgir. Porque esquisito mesmo é este nosso jeito. E não é por falta de berro, porque todos estão escutando. E se o Natal vem chegando e com ele as nossas estranhas insatisfações e melancolias, então é outra oportunidade que não deveria ser arrotada. Afinal, o mesmo Deus que estranhamente surgiu numa fétida estrebaria também pode nascer e renascer num coração não muito diferente.
Água ou refrigerante? Dependendo da sede, melhor é água, preferencialmente daquela fonte que diz: felizes são os que têm sede de fazer a vontade de Deus pois Deus os deixará completamente satisfeitos (Mateus 5.6).
Marcos Schmidt
(artigo para o Jornal NH, 7 de dezembro de 2006)