Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O SEMANAL - ANO 9 - N° 413


O SEMANAL -  DE 28 DE FEVEREIRO  A 06 DE MARÇO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                        Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

3º Domingo na Quaresma

Tema:    "Não faça perguntas onde não há respostas,          olhe para onde há solução..."

Leituras:    Sl 85     Ez 33.7-20     1Co 10.1-13     Lc 13.1-9

Mensagem: Por quê? Uma pergunta inquietante diante do sofrimento humano! Este é o assunto das leituras bíblicas - um tema que seguidamente sacode a nossa vida. Jesus, que é a RESPOSTA, tem a resposta no Evangelho deste culto: "Vocês pensam que eles pecaram mais?". No sofrimento, seja em nossa vida ou na vida dos outros, somos tentados a encontrar falsas respostas. Assim, quando oramos "não nos deixes cair em tentação", Lutero bem explicou: "Suplicamos para que o diabo, o mundo e a nossa carne não nos enganem, nem nos seduzam a crenças falsas, desespero ou qualquer outra grande infâmia ou vício". (pastor Marcos)

Programação da semana
05/03  – Terça
8h
13h30
18h
19h30
Reunião distrital dos pastores - São Marcos
Assistência Social
Aulas de flauta
Coral
06/03  – Quarta
19h
DECA - Departamento de Culto e Altar
07/03  – Quinta
14h
20h
Terceira Idade
Culto na “São Paulo”
08/03 – Sexta
18h15
19h
19h40
20h
Instrução Confirmandos 1º e 2º anos
Pré-Confirmandos
Juventude Mirim
Liga de Leigos
09/03 - Sábado
16h
18h
20h
Servas Aliança e Jesus Redentor
Culto na “Jesus Redentor”
Culto na “São Paulo”
10/03 – Domingo
9h
10h30
18h
Culto na “São Paulo”
Reunião do Conselho da Comunidade
Reunião dos Jovens

 L e m b r e t e s

EM MEMÓRIA Culto de ação de graças em memória de Stefany Mônaco Vargas neste domingo, que faleceu em 20/02/2013, aos 13 anos. Enlutados: os pais Augusto e Gislaine, o irmão Willian, demais parentes e amigos.
INSTALAÇÃO SERVAS CENTRO – No culto do dia 03/03. Presidente: Rosalia Kunkel, Vice: Ligia Martins, Secretária: Marlene Teixeira, Vice: Vera Silva, Tesoureira: Miriam Bauer, Vice: Marli Weiler, Conselheira: Marilene Züge, Conselho Fiscal: Maria Thoen.
INSTALAÇÃO DIRETORIA JESUS REDENTOR – No culto do dia 02/03. Presidente: Nestor Bunkowski, Vice: Egidio Wahlbrink, Secretária: Ivone Cardoso, Vice: Noemia Schneider, Tesoureiro: Rômulo kauffmann, Vice: Renato Bunkowski.
INSTRUÇÃO DE ADULTOS – Interessados em ser membro da igreja, falem com o pastor ou na secretaria. Novas turmas de instrução a partir de março.
CONSELHO Reunião do Conselho da Comunidade em 10/03, após o culto.
MATERIAL – Estão sendo entregues pelos líderes dos pequenos grupos para as famílias da congregação um envelope contendo: envelopes de oferta, calendário 2013 das atividades da igreja, caderno do PEM 2013.
LIVRO DE ORAÇÕES – Na entrada da igreja encontra-se o livro de orações para agradecimentos e pedidos na oração do culto.
ORAÇÃO DEPOIS DAS FÉRIAS – "Oh Senhor, abençoa nossas atividades na igreja, nas escolas, no ofício profissional... Que tudo seja para a tua glória". 

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Artigo - Sem tempo para mediocridades


Sem tempo para mediocridades

- Isto é verdade ou isto é mentira? Complicado responder! Nos negócios, na política, na religião, nos relacionamentos, nas amizades... As informações da mídia, no entanto, são campeãs em enganação. Um exemplo é o que acontece com o poema "O valioso tempo dos maduros", de Mario de Andrade, enviado pela internet: "Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades." Logo desconfiei se era mesmo do famoso poeta de Macunaíma. Descobri que o autor é Ricardo Gondim e o título é "Tempo que foge". Ricardo Gondim é um teólogo brasileiro bem conhecido no meio religioso brasileiro. Em vários escritos ele denuncia a falsidade religiosa, sobretudo na teologia da prosperidade que promete o céu na terra.
No reflexivo poema plagiado, Gondim expressa: "Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: 'As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos'. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos". Pior que é isto mesmo, perdemos muito tempo com vaidades, tudo para aparentar uma coisa que não somos. Assim, se buscarmos a verdade em tudo, vamos nos decepcionar porque boa parte das coisas são mentiras. No preço subestimado, no valor depositado, na beleza maquiada, na promessa proferida... Mas onde encontrar a verdade? Ela pode estar nos detalhes simples da vida. É por isto que somos mais autênticos nas férias quando abandonamos o indumentário dos títulos e colocamos uma bermuda e chinelos. Jesus, a Verdade em letra maiúscula, pergunta: "E será que o corpo não é mais importante do que as roupas?". No mesmo Sermão do Monte, o Salvador recomenda: "Não joguem as suas pérolas aos porcos, pois eles as pisarão". Sem dúvida, nossa vida é muito curta para as mediocridades.

Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
28 de fevereiro de 2013