Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Cultos - Quarto domingo após pentecostes

Textos: Sl 100; Êx 19.1-8a; Rm 5.6-11; Mt 9.35-10.8.
Hinos: (LS) 198, 112, 199, 194, 81.
Tema: A proposta de Deus e nossa resposta.
Resumo: O texto do AT apresenta um momento histórico importante. O Senhor Deus constitui os Israelitas como sacerdotes sobre os demais povos da terra. Recebem uma dupla proposta da parte de Deus, e respondem que aceitam, dizendo que vão fazer tudo certinho, assim como Deus quer. É uma promessa maravilhosa, semelhante a que nós fizemos no dia de nossa confirmação, porém o problema está no coração humano, que é mau desde o nascimento, incapaz de guardar fidelidade por força própria. Apesar de conhecer esta fraqueza, o Senhor Deus aposta em salvar a humanidade pelo uso de pessoas frágeis, porque o seu poder se manifesta na fraqueza. (Pastor Figur)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Artigo - Vidas por um fio embrionário

“Aos seis meses de idade, Vinícius é um bebê que adora papinha de mamão, já tenta sair sozinho do carrinho e dá sonoras gargalhadas durante o banho. O menino foi gerado a partir de um embrião congelado durante oito anos, um recorde no país. Pelos critérios da Lei de Biossegurança, seria um embrião indicado para pesquisas com células-tronco embrionárias” (Folha de São Paulo, 8 de março de 2008).
"É uma loucura falarem que embrião congelado há mais de três anos é inviável. E isso não tem nada a ver com religião” (médico responsável pelo nascimento do Vinícius).
“Com que superioridade moral podem se apresentar aqueles que acreditam em Adão e Eva, ressurreição de mortos (...) para ditar normas de conduta aos homens de ciência? (...) O homem não se distingue dos outros seres vivos, animais ou vegetais, no espalmar da árvore genealógica da vida. É apenas um dos brotos extremos. O homem atual é um entre uma dezena de hominídeos que desenvolveram a inteligência e sucumbiram na esteira de milhões de anos pela seleção natural. Da ameba à célula de uma ervilha, ao córtex cerebral do chimpanzé e ao nosso, encontra-se o mesmo princípio estrutural do DNA” (cientista no artigo Vida, ciência, fé, célula-tronco, Zero Hora, 3 de junho de 2008).
“Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia. Ó Deus, como é difícil entender os teus pensamentos! E eles são tantos!” (Bíblia, Salmo 139.13-17).
“Defendemos o direito e o respeito à vida em todos os seus estágios de desenvolvimento, o que inclui o estágio embrionário. A retirada das células-tronco significa a destruição do embrião, sendo em nossa opinião, a interrupção de uma vida humana, não importando a finalidade, por mais nobre que seja a pesquisa. Os fins não justificam os meios quando se trata de vidas humanas. Deus, o Criador, atribui uma dignidade sagrada à vida de cada ser humano desde o momento inicial – a fecundação” (Rafael Nerbas, pastor luterano e especialista em Bioética, programa Toque de Vida, Ulbra TV).
Um cientista encontrou Deus e disse a Ele:
- Deus, nós temos feito coisas fantásticas, clonamos uma ovelha e podemos clonar humanos. Como pode ver, não precisamos mais do Senhor.
Deus balança a cabeça, e diz: - Bom, sem ressentimentos. Mas, antes, vamos fazer um concurso.
- Que tipo de concurso? Pergunta o cientista.
- Um concurso de fazer homem, responde o criador.
- Legal! Sem problemas! Exclama o cientista, que rapidamente se adianta, pega
um punhado de barro e diz: - Vamos lá, estou pronto! Mas Deus diz: - Não assim. Você tem que criar o seu próprio barro...
Moral da história: Um dia o Criador vai exigir seus direitos autorais.
Marcos Schmidt
Jornal NH de 5 de junho de 2008