Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

terça-feira, 12 de junho de 2012

Artigo - Rio+20 e mais eu


Rio+20 e mais eu

O problema da Rio+20 é a confusão das línguas. Não dos idiomas, mas de outra linguagem. As traduções simultâneas não resolvem a babel desta torre que o ser humano tenta erguer desde aquele dia quando arrancou o verde de uma árvore para tapar o buraco na camada de ozônio do seu coração. Foi expulso do jardim porque iria acabar com ele em pouco tempo. Se hoje consumimos 30% acima da capacidade de reposição dos recursos naturais do planeta e algo urgente precisa ser feito, sem dúvida uma tradução adequada é necessária para entender que a torre está descendo em vez de subir.

Num pré-evento desta conferência, a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, criticou que “o Brasil reduziu o debate a uma discussão sobre economia, desenvolvimento social e governança separado da ecologia”. Nenhuma surpresa. A voz do poder econômico e político sempre ecoará mais forte e absoluta, e a sustentabilidade logo será uma palavrinha desgastada e sem efeito. Por isto o clamor de Severn Suzuki, a menina canadense de 12 anos que calou o mundo na Eco-92 com seu discurso contundente ao criticar os governantes. Hoje com 33 anos, ela diz que “os líderes já deram pistas de que não haverá grandes acordos na conferência. É a sociedade civil que tem que tomar a frente da Rio+20”. Com urgência não podemos esperar pelos outros.

Isto lembra as desculpas para o Criador no acerto de contas após a queda no pecado. “Quem fez a bobagem foi a companheira que tu me deste”, disse o homem; “a cobra me enganou”, esquivou-se a mulher. Só existe um jeito para se safar das desgraças da insustentabilidade: reconhecer os próprios pecados e crer no descendente da mulher que esmagou a cabeça da serpente. Esta fé que altera atitudes compromete ainda mais nos encargos individuais pela preservação da vida plena e sustentável. E faz da parábola dos talentos (Mateus 25.14-29) um multiplicador de moedas de ouro também na bolsa do meio ambiente. 

Marcos Schmidt
pastor luterano
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
14 de junho de 2012