Foto panorâmica da Igreja

Foto panorâmica da Igreja

Evangelho de Lucas 20.27-40

Explicação do teólogo Gerson Linden sobre o Evangelho de Lucas 20.27-40, texto bíblico do culto desta segunda semana de novembro.


Mordomia da Oferta Cristã

Mordomia da Oferta Cristã

sexta-feira, 28 de junho de 2013

O SEMANAL, ANO 9, Nº 430

O SEMANAL - 27 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013

IELB – Comunidade Evangélica Luterana São Paulo - celspnh.blogspot.com
Rua Joaquim Nabuco, 973 – Centro – Novo Hamburgo / RS
Secretaria: 3066-6434 / celspnh@sinos.net
Pastores: 
Marcos Schmidt: 8162-1824 – marsch@terra.com.br
                                Edgar Züge: 8574-1172 – edgarzuge@yahoo.com.br
_____________________________________________________________

6º Domingo após Pentecostes

Leituras:   Sl 16     1 Re 19.9-21     Gl 5.13-25     Lc 9.51-62
Tema:                 O verdadeiro seguidor de Jesus
Mensagem:   Lutero disse certa vez que uma criança de sete anos sabe o que é a Igreja: Ela é composta pelas ovelhas que ouvem a voz do Bom Pastor, Jesus. Estas ovelhas não só ouvem, mas também seguem a Jesus. Praticam o que lhes é ensinado. Isto implica em abandonar práticas antigas, ao gosto da carne pecaminosa; seguir práticas novas, com a ajuda do Espírito Santo; pagar o preço de seguir a Jesus, sofrer perseguições, ou até a morte. Às pessoas que queriam segui-lo, Jesus punha à prova, não para rejeitá-las, mas para que suas promessas não fossem fogo de palha. Aos que ficarem firmes na fé e na prática da vida cristã decorrente desta fé está prometida a glória eterna. Querido irmão, querida irmã, que nós não amemos a Jesus só da boca para fora, mas de fato e de verdade, em palavras e ações. Que nossa vida seja coerente com o que dizemos e professamos.                                                                                              Pastor Edgar
Programação da semana
02/07  – Terça
13h30
19h30
Trabalhos da Assistência Social
Ensaio do Coral
04/07  – Quinta
20h
Culto na "São Paulo
05/07 –  Sexta
18h15
19h
19h40
Instrução de Confirmandos 1º e 2º anos
Instrução de Pré-Confirmandos
Reunião da Juventude Mirim
06/07 –  Sábado
18h
20h
Culto na "Jesus Redentor"
Culto na "São Paulo" - Profissão de Fé
07/07 – Domingo
9h
18h
Culto na “São Paulo” - Confirmação
Reunião dos Jovens

 

L e m b r e t e s

NOVOS MEMBROS – A profissão de fé de 10 pessoas será no culto de 6 de julho, 20h. Em agosto inicia nova turma. Inscrições na secretaria.
CONFIRMAÇÃO – A confirmação de 13 jovens será no culto de 7 de julho, 9h. A nova turma do pré-confirmandos inicia em 5 de agosto. Aqueles que completam 11 anos a partir de agosto de 2013 estão aptos para ingressar. Inscrições na Secretaria.
CERTIFICADO  – No culto de 13 de julho, sábado, 20h, será entregue o certificado de participação aos quatro Encontros Teológicos até agora realizados: Justificação pela Fé, Introdução ao Novo Testamento, Introdução ao Antigo Testamento e Visão Panorâmica da História da Igreja.
CULTO CANTATE – No dia 17 de agosto, 20h, no Cesaspa, teremos o Culto Cantate, com a participação da Escola de Música.
ESCOLA BÍBLICA – Reunião das professoras, dia 29 de junho, 16h.
ORAÇÃO NO CULTO – Na entrada da igreja está o livro de oração - por pedidos ou agradecimentos - que é realizada no culto. Pode também marcar através da Secretaria. "Orem uns pelos outros", está na Bíblia.
IGREJA ABERTA O projeto Igreja Aberta é de terça-feira a sexta-feira, das 11h as 16h.  Cada equipe de recepcão tem um plantão de 1 hora ou mais.
CONVIDE – Quem você convidou para vir junto no culto?
RETIRO DE JOVENS – Inscrições abertas para o retiro do jovens, nos dias 20 e 21 de julho, na Lomba Grande. Contatos na reunião de Domingo, 18h.
MENSAGEIRO LUTERANO – Na entrada da igreja estão exemplares do Mensageiro Luterano do mês de julho. (É só pegar e colocar 5 reais na caixinha).
Amigo(a) visitante, bem-vindo(a) a este culto e volte sempre!

Pastor Samuel e Esposa

          O pastor Samuel Fuhrmann e sua esposa Vivian em passeio por Novo Hamburgo. No tempo de estudante de Teologia, Samuel trabalhou na Comunidade São Paulo, e atualmente faz mestrado em Teologia nos Estados Unidos.



quarta-feira, 26 de junho de 2013

Artigo - Martelinho de ouro

Martelinho de ouro

  Nesta terça-feira, eu e minha esposa participamos de uma manifestação na BR 116 em Canoas. Buzinamos, reivindicamos, reclamamos. Protestamos contra o bloqueio de não poder ir nem vir por cinco horas, reféns no próprio automóvel. Clamamos contra a insanidade dos marginais que pularam no capô de nossa prisão ambulante, ameaçando-nos e  traumatizando-nos. Voltamos para casa atordoados com medo do futuro. Quanto ao meu veículo, um bom martelinho de ouro resolve. Mas, e o Brasil? Creio que a solução pode ser a mesma. O martelinho de ouro é uma técnica artesanal usada por gente gabaritada para desamassar carros, sem precisar de serviços de pintura. Com ferramentas especiais e com suaves batidas e pressão, a lata volta ao seu estado original. É o que o nosso país precisa, de uma boa oficina com gente inteligente, íntegra, ajuizada, com boas intenções, que saiba "bater" no lugar certo os instrumentos da justiça com firmeza e suavidade, para que volte o brilho do futuro e que espelhe a grandeza da nação.

  O grande perigo nestas horas é acelerar o carro danificado e passar por cima da multidão, revidar com mais insensatez, reagir no ânimo das paixões - igual à turba que depreda e saqueia. Aos cristãos, a Bíblia recomenda: "O servo do Senhor não deve andar brigando, mas deve tratar todos com educação. Deve ser um mestre bom e paciente" (2 Timóteo 2.24). Outro risco nestas horas é maquiar a lata com massa de pintura, isto é, manter a ordem pela mão da ditadura - como acontece no âmbito espiritual, e que Paulo adverte: "Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente" (Gálatas 5.1). Mesmo porque, se o acesso a Deus é sem bloqueio através de Cristo, nos caminhos da política o melhor trajeto ainda é a democracia. Por isto o pedido: "Orem pelos (...) que têm autoridade, para que possamos viver uma vida calma e pacífica" (1 Timóteo 2.2)


Marcos Schmidt
pastor luterano
fone 8162-1824
Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Comunidade São Paulo, Novo Hamburgo, RS
28 de junho de 2013